quinta-feira, junho 30, 2011

domingo, junho 26, 2011

SAÚDE- DIABETES, VEJA ALGUMAS DICAS.


Legumes podem ser consumidos à vontade e frutas pedem mais atenção.
Os mitos que cercam a alimentação dos diabéticos são incontáveis. Dizem que o portador de diabetes não pode comer carboidratos ou nenhum tipo de açúcar e deixar de lado até mesmo a carne vermelha. Neste Dia Nacional do Diabetes, lembrado neste domingo (26), o Minha Vida aproveita para derrubar os mitos que envolvem a alimentação do diabético.

A dieta ideal para quem tem o problema varia para cada diabético. Um plano alimentar completo só pode ser oferecido se a pessoa fizer uma visita a um profissional qualificado, que observará os níveis glicêmicos e de colesterol, o peso, a atividade física do paciente e suas preferências alimentares. Entretanto, algumas recomendações são iguais para todos, como fazer três refeições por dia intercaladas com pequenos lanches e preferir por alguns alimentos em detrimento de outros. Confira quais são esses cuidados:
Arroz, pães e massas integrais: a nutricionista Ellen Paiva, do CITEN, explica que os carboidratos complexos presentes nesses alimentos são digeridos mais lentamente pelo organismo, liberando a glicose em pequenas doses. Isso é benéfico para o diabético, que não terá picos de índice glicêmico quando comer esse nutriente.
Carboidratos simples e açúcar: doces, pães e massas não precisam ser abolidos completamente da dieta do diabético. Entretanto, é preciso estar atento à quantidade.

"Os doces podem ser consumidos esporadicamente, atendendo a princípios rigorosos de quantidade e frequência e acompanhados de compensação de carboidratos", afirma Ellen. No geral, uma dieta para diabéticos deve ser constituída 50% de carboidratos.

Por isso, quando o portador de diabetes resolve comer um doce, deve reduzir o consumo de outras formas de carboidrato para manter a equivalência ou, no caso do dependente de insulina, aumentar a sua dose de insulina para aquela refeição.

Porém, lembre-se de preferir sempre aos integrais, pois eles são ricos em fibras, que melhoram a ação da insulina.

Na hora de avaliar o preço do carro, o que vale é o ano-modelo.



Na hora de comprar ou vender um carro, novo ou usado, o que vale é o ano-modelo e não o ano de fabricação. Essa confusão é muito comum nos negócios e quem não conhece como funciona o mercado pode acabar sendo prejudicado.

Um carro fabricado - digamos - em 2000, modelo 2001, para todos os efeitos é um carro 2001!

Então, na hora da venda, quando você for consultar a tabela de preços pra saber quanto está valendo o seu carro, tenha como referência o modelo (que é 2001) e não o ano de fabricação.

Essa questão é mais do que sabida por todos os vendedores de carro ou por qualquer pessoa que tenha algum conhecimento do mercado.

Na hora de revender seu carro, portanto, exija que ele seja avaliado pelo ano-modelo, mesmo que ele não tenha nenhuma mudança nas características (estéticas ou mecânicas) em relação ao modelo anterior.

A diferença de preço de um ano para o outro depende da idade do carro. Num semi novo é em média de 15%. Já carros com mais de cinco anos a diferença é menor, em torno de 10% e nos carros mais velhos 5% ou 6%. Claro que isso é uma estimativa, tudo vai depender do estado de conservação do carro e também de outros fatores, como equipamentos e a preferência do mercado por determinados modelos.

Estado dos pneus pode revelar adulteração do hodômetro

Quando você compra um carro usado e não sabe a procedência corre o risco de enfrentar um problema sério: o hodômetro adulterado.

Uma boa dica para checar se a quilometragem marcada é real, é verificar o estado dos pneus. Um carro roda cerca de 15 mil km por ano. Portanto, com dois anos de uso, ele deve ter 30 mil km.

Se a quilometragem for mais baixa que isso, desconfie. Nesse caso, peça algumas informações adicionais, como o tipo de uso que a pessoa fazia do carro, se viajava muito.

Outra coisa: se o carro estiver com pneus novos e menos de 20 mil km rodados é sinal de que eles já foram trocados. Isso quer dizer que muito provavelmente o carro é mais velho do que o hodômetro indica.

Texto: AutoInforme

sábado, junho 25, 2011

"Eu quero é novidade!"Agiota empresta um milhão de reais para prefeito realizar Festas Juninas."coisa vai ser é ano que vem"

Segundo o Bloguista Carlino Souza, um agiota conceituado com grande poder aquisitivo tem comentado em público que emprestou UM milhão de reais para um prefeito da nossa região.Carlinhos é ligado aos municípios proximos a Sitio do Quinto e Jeremoabo. O dinheiro emprestado foi para o prefeito realizar os festejos juninos.

Carlino comenta em seu Blog que o agiota pediu para que o prefeito assinasse um cheque da prefeitura no valor de Um Milhão de Reais. O Agiota fez o pronunciamento em público sem pedir segredo a ninguém. Dos R$ 840 Mil Reais creditado nas mãos do prefeito, R$160 mil já seria o juro descontado do valor principal emprestado para fazer farras e mais festas. De onde esse prefeito vai tirar esse dinheiro para pagar esse agiota? Parece que este administrador não tem responsabilidade com o erário público. Esse que tomou um milhão emprestado também poderá ser mais uma vítima de agiota. O município que ele administra parece ter uma grande arrecadação, portanto não há necessidade do alcaíde andar pedindo dinheiro emprestado a agiotas ou ciganos.

Os números assombrosos têm um nome: agiotagem, descarada e sem punição, atividade exercida por muitos em nossa região. Foi nessa onda que muitos dos ex-prefeitos e atuais prefeitos naufragaram politicamente e outros que já estão no mesmo caminho.

Por: Carlino Souza

http://www.carlinosouza.com.br/

PREFEITO E VICE DO MUNICIPIO DE ABARE SÃO AFASTADOS.

Na manhã de quarta feira (22), o prefeito de Abaré (BA), Delísio Oliveira (PMDB), e seu vice Manoel Campos, foram afastados de seus cargos.

Segundo informações, Delísio e seu vice Manoel Campos são acusados de uma série de irregularidades, entre elas apropriação indébita e mau uso do dinheiro público.

Por 4 votos a um, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) optou pela cassação do prefeito. Quem assume seu lugar, por enquanto, é o presidente da Câmara de Vereadores de Abaré.

A decisão foi bastante comemorada pelos vereadores e aliados da oposição. Eles chegaram, inclusive, a soltar fogos de artifício de quarta (22) pela cidade, comemorando a destituição de Delísio.

Acompanhe a decisão do Tribunal Superior Eleitoral pelo nº do PROCESSO: RE Nº 12941 - RECURSO ELEITORAL UF: BA
Observação do site do TSE: Este serviço é de caráter meramente informativo, não produzindo, portanto, efeito legal.

"A decisão cabe recurso, se mantiver a decisão, haverá nova eleições no prazo de noventa dias após a decisão do TSE."

fonte: blog carlos brtto, site ozildo alves e complemento das informações no site oficial do TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL.

SAMU de Glória quebrado não socorre jovem baleado.


Corpo do rapaz ficou jogado no chão durante um bom tempo

Ultimamente o povo de Glória tem vivenciado situações terríveis. Nesta Terça feira (14/06), logo após o latrocínio (roubo seguido de morte) que ocorreu no posto de combustíveis Petrox na entrada do município de Glória em que o funcionário “Roninho” foi friamente assassinado por bandidos e Tarcisio o seu companheiro de trabalho ferido com um tiro abaixo do braço, o jovem foi socorrido pelo vereador Valério José em sua Moto, que o levou imediatamente para a sede do SAMU (serviço móvel de Urgência) na sede de Glória, porém ao chegar ao local foi informado que a ambulância do SAMU estava quebrada desde o último sábado, então o serviço móvel de urgência de Paulo Afonso foi acionado e enviou uma viatura para socorrer o jovem Tarcisio.

Portanto, se o caso fosse mais delicado e precisasse de socorro rápido naquele momento e tivesse que lutar contra o tempo para sobreviver o jovem Tarcisio teria morrido. É inadmissível que em uma cidade como Glória haja apenas um veiculo do SAMU e o pior, quebrado. As autoridades precisam ficar mais atentas às necessidades do povo. A nossa redação entrou em contato com a prefeitura que informou que já providenciou a manutenção.

Com informações do Portal Quixaba

com informações do blog do vereador Alex Almeida
Na tarde da última terça-feira (21/06) foi realizado no povoado Quixaba o São João das escolas: Tudo muito bem organizado, muitas apresentações, mas um detalhe nos chamou atenção; no final do evento quando os convidados eram chamados a se pronunciar, um pequeno grupo soltou uma sonora vaia na prefeita de Glória Ena Vilma Negromonte, logo depois as vaias deram lugar a aplausos puxados pelos professores e alunos. Em conversa com a nossa reportagem Vilma disse não dar atenção a esse tipo de manifestação e que acha de uma total falta de respeito.

Comenta-se em bastidores que a população do povoado Quixaba não está satisfeita com a administração, mas com ou sem descontentamento o detalhe é que ela ainda é prefeita de Glória e merece todo o respeito.

Da Redação Portalquixaba.com.br

Quem tem veículo com faróis de xénon, tome cuidado!

com informações de carlos britto

Quem tem veículo com faróis de xénon (aqueles que emitem uma intensa luz azulada), é bom ficar atento. Apenas os carros saídos de fábrica com esse tipo de equipamento é que poderão circular pela ruas. Em Petrolina, por exemplo, não são poucos os veículos equipados com faróis de xénon – e muitos deles foram colocados depois.

A proibição do equipamento partiu do Conselho Nacional de Trânsito, através da Resolução n° 384, e está em vigor desde o início de junho. O Detran chegou a autorizar a implantação dos faróis de xénon, mas agora somente são aceitos os veículos de fábrica – o que não deixa de ser uma incoerência.

Se é para proibir, já que o equipamento é criticado por ofuscar a visão dos motoristas e aumentar o risco de acidentes, a lei deveria valer para todos os veículos. Mas, além desses, apenas os veículos que realizaram a troca e possuem Certificado de Segurança Veicular (CSV), emitido pelo Detran, estão autorizados a circular com esse tipo de farol – pelo menos até o sucateamento do dispositivo.

Quem descumprir a regra estará cometendo uma infração grave e acumulará cinco pontos na carteira de habilitação. O valor da multa é de R$ 127,69. Também foi proibido o uso de adesivos, películas, pintura e qualquer outro material nos dispositivos de iluminação dos veículos.
(foto/reprodução Google)

sexta-feira, junho 24, 2011

RAPIDINHAS DA SEMANA!

ESSA SEMANA VOU FICAR DEVENDO INTERNAUTAS! MAIS NA PROXIMA SEMANA VOU VIM "FERVENDO".AGUARDEM E BOM SÃO JOÃO E SÃO PEDRO.
SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA, SE BEBER NÃO DIRIJA.FIQUE VIVO.
E SE O NEGOCIO "ESQUENTAR" USE CAMISINHA.

ACIDENTES MARCARAM A NOITE E MADRUGADA DO SÃO JOÃO NA BR 116



TRÊS ACIDENTES MARCARAM A NOITE E MADRUGADA DO SÃO JOÃO NA BR 116 PROXIMOS AOS MUNICIPIOS DE MACUCURE E CHORROCHÓ. ATÉ O MOMENTO NENHUMA VITIMA FATAL. TODAS AS VITIMAS DOS DESSASTRES SÃO NATURAL DE CHORROCHÓ, FORAM ACIDENTES EM TRECHOS DIFERENTE DA BR. UM DOS ACIDENTES OCORREU NA SAIDA DA ESTRADA DE BARRO DE MACURURE PARA BR 116, O MOTORISTA ENTROU NA BR E COLIDIO COM UM CAMINHÃO. OS PASSAGEIROS ERAM DO POVOADO DE SÃO JOSÉ, UMA DAS VITIMAS ESTA INTERNADO NO HOSPITAL DE JUAZEIRO-BA.
OUTRO ACIDENTE OCORREU NO TREVO QUE DAR ACESSO A CIDADE DE CHORROCHÓ, O CONDUTOR DO VEICULO ERA O SENHOR ETEVALDO, CONHECIDO COMO ETEVALDO DE CHICO DA BARRA E MAIS DOIS PASSAGEIRO, FELISMENTE TODOS ESTÃO PASSANDO BEM, SÓ COM PREJUIZOS MATERIAS.
O TERCEIRO ACIDENTE FOI NAS PROXIMIDADES DA ENTRADA DO POVOADO DE SÃO JOSÉ, UM VEICULO FOI "JOGADO" FORA DA BR 116 POR UMA CARRETA, NESSE O BLOG CHORROCHO EM FOCO NÃO TEM MAIS INFORMAÇÕES. SABE-SE QUE TODOS OS PASSAGEIROS PASSAM BEM E TODOS SÃO DE UMA COMUNIDADE PRÓXIMO AO POVOADO DE SÃO JOSÉ.

PREFEITA SILMA RESGATA SÃO JOÃO DE MACURURE



O GOVERNO DA PREFEITA SILMA DE MACURURE, VEM MOSTRANDO ALGUMAS MUDANÇAS. O QUE PODEMOS NOTAR, ALÉM DE INUMERAS OBRAS, TRANSPARÊNCIA EM SEU GOVERNO E DETERMINAÇÃO EM NOME POPULAÇÃO MACURURENSE. A PREFEITA DEMOSTRANDO COMPROMISSO COM O SEU POVO, ESTA RESGATANTO O TRADICIONAL SÃO DE MACURURE. SÃO TRÊS DIAS DE MUITA FESTA E ANIMAÇÃO, UMA GRANDE ESTRUTURA MONTADA EM PLENA PRAÇA PÚBLICA DANDO AOS CIDADÃOS DO MUNICIPIO UM ESPAÇO AGRADAVEL ONDE OS FORROZEIROS E FORROZEIRAS CURTEM UM DOS MELHORES SÃO JOÃO DA REGIÃO.
E NÃO PARA POR AI, E REALIZA TAMBEM, O MELHOR SÃO PEDRO DO SERTÃO, O TRADICIONAL SÃO PEDRO DO POVOADO SANSAITÉ. VEJA A PROGRAMAÇÃO ABAIXO.

quarta-feira, junho 22, 2011

EXCLUSIVO! SAIU AS ATRAÇÕES DA 25ª FESTA DOS VAQUEIROS DE CHORROCHO

VAI ACONTECER NOS DIAS 28,29 E 30 DE JULHO A 25ª FESTA DOS VAQUEIROS DE CHORROCHO. MAIOR FESTA DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE CHORROCHÓ,,, QUE ALÉM DAS HOMENAGENS FEITA AOS VAQUEIROS PELA ASSOCIAÇÃO DOS VAQUEIROS. A NOITE NO PARQUE DOS VAQUEIROS OSCAR ARAUJO COSTA(SEDE) DA ASSOCIAÇÃO ACONTECE A FESTA DANÇANTE DO EVENTO COM INÚMEROS BARES(EM TOLDOS), CAPETEIROS, BARRACAS COM COMIDAS TIPICAS E O PRINCIPAL: MUITO FORRÓ COM AS MELHORES ATRAÇÕES. E ESSE ANO NÃO VAI SER DIFERENTE, VEJA AS ATRAÇÕES E AGENDE PARA VIM CURTIR A MELHOR FESTA DO INTERIOR BAIANO.

DIA 28 SEXTA FEIRA

FORROZÃO AXÉ
RANIERE E BANDA


DIA 29 SABADO

NINO COUTINHO E BANDA IMORTAL

E A SENSAÇÃO DO MOMENTO FORRÓ DOS PLAYS

terça-feira, junho 21, 2011

UM ABRAÇO ESPECIAL A TODOS PROFISSIONAIS DE MIDIA DE CHORROCHO E REGIÃO. HOJE É O DIA DA MIDIA.

Atenção presidentes de Associações, Prorrogado prazo de edital destinado à construção de cisternas no Semiárido


As associações públicas de municípios (consórcios públicos) ganharam mais prazo para participar do edital do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que vai apoiar a construção de cisternas de armazenamento de água das chuvas nos municípios compreendidos nos Territórios da Cidadania do Semiárido. O prazo final, que se encerrava dia 20, foi prorrogado para 24 deste mês. Para essa ação, o MDS vai investir R$ 5 milhões.

Deve constar das propostas o atendimento mínimo de 800 famílias. O envio dos documentos deve ser feito pelo Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Entre os critérios para a seleção das propostas, serão avaliadas a caracterização da realidade social e territorial; a situação de insegurança alimentar e nutricional; capacidade de gestão; e integração das políticas de desenvolvimento social e combate à fome com a experiência do consórcio público.

O resultado da seleção será divulgado em 12 de julho. Todas as informações estão detalhadas no edital, disponível na página do MDS na internet.

Programa – A cisterna é uma tecnologia popular de baixo custo, que capta e armazena água da chuva em reservatórios construídos com placas de concreto. Permite guardar 16 mil litros de água para o consumo. A quantidade é suficiente para o uso de uma família de cinco pessoas durante o período da seca, que pode durar até oito meses. Dessa forma, os moradores não precisam mais se deslocar por longas distâncias para buscar água em açudes, poços e barreiros.

Além de melhorar o acesso à água, o programa amplia a compreensão e a prática da convivência sustentável e solidária com o ecossistema do Semiárido. Também trabalha com a mobilização comunitária, pois a mão de obra para a construção das cisternas é local. Desde 2003, quando o MDS iniciou o apoio a essa tecnologia popular, já foram construídas 350 mil unidades.

(Fonte: Ascom/MDS)

EXTRA,EXTRA!


A QUALQUER MOMENTO VAI SAIR A PROGRAMÇÃO DA 25ª FESTA DOS VAQUEIROS DE CHORROCHÓ. OUVE ALGUMAS MUDANÇAS DEVIDO AO ALGUNS ACONTECIMENTO MOMENTÂNEO,QUE SÓ PODEREMOS DIVULGAR NO MOMENTO CERTO. ENTÃO, INTERNAUTAS DE PLANTÃO E VAQUEIROS AGUARDEMMM.

ATENÇÃO GALERA DE CHORROCHÓ E REGIÃO! O BLOG CHORROCHOEMFOCO, IRÁ FAZER PROMOÇÕES NO BLOG SORTEANDO O "KIT FESTEIRO" COM: INGRESSO,CAMISA E CD'S, APARTIR DE JULHO PARA OS INTERNAUTAS.

segunda-feira, junho 20, 2011

A IDEIA DO BLOGCHORROCHO EM FOCO, EM CRIAR UMA FESTA PARA HOMENAGEAR OS PESCADORES DO DISTRITO DA BARRA DO TARRACHIL, VIROU REALIDADE.


1ªFESTA DOS PESCADORES EM BARRA DO TARRACHIL- CHORROCHÓ-BA

No próximo dia 29 de junho a Colônia dos Pescadores Z-85, irá realizar a 1ª festa dos Pescadores no Distrito de Barra do Tarrachil no Município de Chorrochó no Interior da Bahia, com a seguinte programação;

09h00min Corrida de Barcos no Porto da Barra ,com premiação de 1 ao 5.
20h00min Quadrilha dos Pescadores
21h00min Entregas da Premiação
22h00min Show com Francisco Nery e Banda Doce Skema

A inscrição para a Corrida de Barcos será até dia 26/06/2011 Na sede da Colônia dos pescadores em Barra do Tarrachil - Chorrochó -Ba

PATROCINIOS:
PREFEITURA DE CHORROCHÓ.
SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE CHORROCHÓ.

fonte das informações: radio lider do sertãofm

Ex cantor da Calcinha Preta diz que Gilton Andrade tem dor de cotovelo


Berg Rabelo que já foi cantor da Banda Calcinha Preta acusa o empresário Gilton Andrade de persegui-lo.

"Nas prefeituras que Gilton Andrade comanda no São João, Anjo azul não entra. É a dor de cotovelo".

O cantor Berg Rabelo vem usando bem o twitter, divulgando sua banda, novidades, e suas andanças pelo Brasil. Em seus comentários e respostas aos fãs Rabelo não poupa qualquer que seja o assunto, fala claramente e expressa sua opinião sem medo.

Na briga de Tony Guerra X Wesley Safadão o cantor ironiza a briga por duas música ruins, com títulos ridículos e escreveu: "Briga do Tony Guerra vs Wesley Safadão, o negócio é serio. Briga por duas poesias, literaturas da música, olhem os títulos: Desce Piriguete e Elas ficam Loucas KKKKKKKKKK".

Em resposta a um fã Berg não poupou seu ex chefe Gilton Andrade dono da Calcinha Preta, disse que ele (Gilton) tem dor de cotovelo. Ta fazendo um tempo que vocês tocaram aqui em Sergipe, será que é Gilton queimando vocês aqui? Berg respondeu claramente: "Nas prefeituras que ele comanda no São João, Anjo azul não entra. É a dor de cotovelo".

Berg destaca que o Forró Anjo Azul preza pelo forró de qualidade e emenda que as músicas do seu grupo não é todo mundo (cantor) que sabe cantar. "Fazer o que né? Não é todo mundo que tem cultura, sou do meio forrozeiro, mas carrego a bandeira do forró de qualidade não o da apologia a farra, cachaça, putaria".

O cantor enfatiza ainda que está fazendo um bom trabalho no forró e na música e que será orgulho de sua geração futuro: "Quando me aposentar quero sempre dizer: Meus Netos deixei uma bela história no forró e na música".

Em outra resposta sobre como anda seu ex colega de palco Daniel Diau, Berg faz uma leitura de como está forró atual e escreve: "Daniel Diau não se acabou, ele tá melhor que antes, e outra, ele não tá perdendo nada com esse forró atual".

Por: Claudê Lopes / Carlino Souza / Foto: J.Godoy do www.carlinosouza.com.br

sexta-feira, junho 17, 2011

AS RAPIDINHAS DA SEMANA!


ELEFANTES BRANCOS EM CHORROCHO?
Quem assistiu o fantástico do último domingo 12/06, viu uma reportagem denunciando, como seu dinheiro é desperdiçado em obras, chamada de: Elefantes brancos, nome dado ao desperdício do dinheiro público. o chorrocho em foco esta preparando uma matéria, onde vai denunciar os elefantes brancos de chorrochó, aguardem.

FESTA DOS VAQUEIROS, TA DIFICIL, AGORA EM ENTENDO.
Todos os esforços estão sendo feito pela Associação dos Vaqueiros de Chorrochó, para que saia a programação da 25ª festa dos vaqueiros. Mas, por trás dos esforços da ASVAC, tem o senhor prefeito de Chorrochó, que esta se esforçando também, para que a festa, não aconteça! È uma pena a maior festa do município sendo perseguida pela atual administração, onde deveria esta ajudando, ou pelos menos não atrapalhando. Pois, a festa dos vaqueiros alem de atrair o turismo para o município, a festa é uma forma de homenagear os vaqueiros com três dias de festa de muita alegria e descontração.A festa gera inúmeros empregos diretos é indireto, e ainda aquece o comercio local.
A prefeitura alega que a Associação tem que pagar os impostos se não, não liberar o alvará de funcionamento do Parque dos Vaqueiros, mas por lei, (pode pesquisar a Constituição Federal estabelece as hipóteses de IMUNIDADE de impostos às entidades sem fins lucrativos no artigo 150, VI, "C", in verbis:A Lei nº 9.532/97, alterada pela Lei nº 9.718, de 27.11.98,), a associação é isenta de impostos por ser uma entidade sem fins lucrativos(até que provem ao contrario). Todos sabem que o Parque do vaqueiro Oscar Araujo Costa, é cedido á ASVAC. Então fica ai o registro para que a população chorrochoense entenda a demora para que saia a programação da festa dos vaqueiros.
Sim, é bom lembrar que nos dias 28,29 e 30 de julho, 25ª festa dos vaqueiros de chorrocho.
“Uma festa de todos, para todos”

MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE CHORROCHÓ
Quero hoje parabenizar todos os meios de comunicação de chorrochó. A todos que tenha em suas mãos, qualquer veiculo de comunicação, que seja através de uma radio, blog sites etc. passando informações para os chorrochoense residente ou não na cidade. O importante é que todos divulgam o nome de nossa terra querida chorrocho para o Brasil e o mundo. Mais uma vez parabéns grandes comunicadores, que continuem assim, unidos e fortes.

"Eu nem aumento, nem invento, confirmo."

quinta-feira, junho 16, 2011

VOCÊ TEM MAU HÁLITO? VEJA ESSA DICA


A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou ?halitose?, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta (1). Estima-se que, só nos Estados Unidos, cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de halitose crônica (2).

Entre as causas do mau hálito estão certos alimentos, condições de saúde e hábitos pessoais. Em muitos casos, uma higiene dentária apropriada pode resolver o problema.

Se as técnicas simples de higiene bucal não derem resultado, é aconselhável que você consulte seu médico ou dentista para assegurar-se de que a causa do mau hálito não seja um problema mais sério.
Causa do mau hálito

O mau hálito pode ser causado por fatores externos e internos. Os fatores externos podem estar relacionados com o tipo de alimento que você come (como atum ou tacos) e os condimentos com que são preparados (como, por exemplo, alho, cebola e outros). Se achar que seu mau hálito é produzido pelos alimentos que você consome, faça uma lista do que você come para determinar se esta é a causa real. As pessoas que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas também podem sofrer de mau hálito.

Entre os fatores internos estão aqueles ligados à higiene bucal, que podem afetar o corpo de forma sistêmica. A língua é um dos lugares nos quais as bactérias podem proliferar. A maioria das bactérias que causam o mau hálito produzem substâncias chamadas ?compostos sulfurados voláteis? ou CSV. Os CSV causadores do mau hálito são representados, principalmente, pelo sulfeto de hidrogênio e o metil mercapatana. A maioria dessas bactérias acumulam-se na parte posterior da língua.

Outras causas do mau hálito podem ser (3):

* Problemas dentários (má higiene bucal, gengivite e doenças periodontais);
* Próteses Totais (os alimentos e a placa bacteriana podem aderir a próteses totais);
* Boca ressecada (falta de fluxo salivar);
* Problemas na boca, nariz e garganta (infecções dos seios [maxilares/paranasais] e da garganta ou tonsilite críptica);
* Enfermidades sistêmicas (diabetes, infecção ou abscesso pulmonar, insuficiência renal/hepática, distúrbio gastrintestinal);
* Pacientes em dietas regulares

Por favor, consulte seu dentista para saber se você sofre de mau hálito e continue a usar creme dental antibacteriano com flúor, fio dental e limpador de língua.

NOTICIA BOA PARA OS AGRICULTORES, GOVERNO FEDERAL AMPLIA O PROGRAMA "GARATIA SAFRA" PARA OS "ESQUECIDOS" SERTANEJOS.


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) acaba de anunciar a ampliação na Bahia para 200 mil das cotas para participação no Garantia Safra. Isso representa um significativo avanço para o Estado, que em 2006 possuía apenas 6 mil cotas. Outra conquista importante é o incremento do número de municípios que participam do programa. Em 2006, eram apenas 22. Ao final da safra 2011/2012, a previsão é que todos os 267 do Semiárido baiano estejam incluídos. “Esse é o nosso desafio. Já estamos em 196 municípios e a um passo de alcançar os demais, expandindo as ações do Garantia Safra”, comemora Wilson Dias, superintendente de Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura.

Na avaliação de Dias, a expansão do Garantia Safra é um fator que vai impulsionar a economia dos municípios. “O programa tem efeito parecido com o Bolsa Família. Em muitos casos, o dinheiro que circula na economia local supera a arrecadação do FPM (Fundo de Participação de Municípios) das prefeituras”, observa.

Para a coordenadora nacional do Garantia Safra, Dione Freitas, a Bahia está bem estruturada para fazer a adesão de um número maior de agricultores. Ela salienta que o aumento nas adesões ano a ano reflete o empenho da Bahia, o único Estado do país a subsidiar o programa, pagando 50% do valor que cabe à prefeitura e 50% do valor que cabe ao produtor.

Evolução – Ao longo dos anos, o investimento do Governo do Estado com o programa vem evoluindo. Em 2006, foram gastos pouco mais de R$ 200 mil em indenizações a agricultores. Com a ampliação das cotas, ao final da safra 2011/2012, os custos praticamente terão dobrado, em comparação à safra 2010/2011, saltando de R$ 5,8 milhões para R$ 10, 8 milhões.

A meta do Governo baiano é atender a todos os agricultores familiares do Semiárido que possuem os critérios para pertencer ao Garantia Safra, em torno de 380 mil. Nos próximos anos, a tendência é que o número de adesão ao programa aumente gradativamente. Na safra 2012/2013, a previsão é chegar a 250 mil; na safra 2013/2014, a pelo menos 300 mil.

Cotas são ampliadas em todo o País - A ampliação do número de cotas está prevista para a Bahia e para os demais estados brasileiros. Esta e outras mudanças, como o aumento do valor do benefício, que passou a ser de R$ 680 dividido em cinco parcelas, foram aprovadas durante a 14ª Reunião do Comitê Gestor do Programa Garantia Safra, realizada no último dia 7, no Edifício Palácio do Desenvolvimento, em Brasília (DF), com representantes da sociedade civil e do governo.

Os agricultores familiares do semiárido brasileiro terão à disposição na próxima safra 940 mil cotas para participação no programa. A safra 2011/12, que se inicia em julho, totaliza 191.093 mil cotas a mais que na safra atual.

O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, ressalta que o seguro é uma política massiva e eficiente. “As ações do Garantia Safra são boas para o estado e para o agricultor, pois com o Programa preparamos os nossos produtores rurais no enfrentamento de possíveis problemas climáticos que possam comprometer as suas lavouras”, diz Müller, destacando a universalização do programa do MDA e sua participação no Programa Brasil Sem Miséria do governo federal. “O Garantia Safra é um instrumento importante nessa luta, pois é ele que vai dá suporte ao nosso público”.

Para a coordenadora do Garantia Safra, Dione Freitas, o crescimento da participação de municípios e agricultores no Programa demonstra que a iniciativa é muito importante para os agricultores familiares do Nordeste e do Semiárido brasileiro. “O benefício chega no momento em que as famílias estão mais fragilizadas economicamente, no qual perderam a sua produção”.

O Garantia Safra - O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e cobre perdas de safra provocadas por escassez ou excesso de chuvas na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Atende agricultores familiares dos municípios localizados na região Nordeste, no norte do Espírito Santo, no norte de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, com renda até 1,5 salário mínimo, que cultivam arroz, feijão, algodão, mandioca e/ou milho, em áreas de 0,6 a 10 hectares.

No primeiro ano do Programa Garantia Safra, na safra 2002/2003, cerca de 333 municípios aderiram o seguro. Na última safra, 2010/2011, foram registrados 990 municípios. O número de agricultores aderidos saltou de 177.839 mil, para 737.920 mil. Na última safra, o estado do Ceará teve o maior número de aderidos, aproximadamente, 272.581 mil agricultores familiares.

Para o presidente do Comitê Gestor, João Luiz Guadagnin, as ações do grupo de trabalho são importantes por desenvolverem ações que dialogam com a pobreza rural. “O Garantia-Safra apresenta vários pontos positivos e, por meio do trabalho desenvolvido pelos parceiros, é possível reconhecer as especificidades do semiárido brasileiro e apoiar os agricultores que tiram o seu sustento dessa região”, enfatiza.

Desde sua criação, em 2002, já foram feitas 3.880.450 adesões ao Programa, e o Fundo Garantia-Safra atendeu 2.039.198 agricultores que tiveram perda comprovada de produção. Até agora, foram disponibilizados pelo Governo Federal, cerca de R$ 1,2 bilhão para atender quem perdeu suas lavouras por excesso de chuva ou longos períodos de seca.

(Fonte: Ascom Seagri e Ascom MDA)

quarta-feira, junho 15, 2011

MUNICIPIOS TERÃO RECURSOS PARA CONSTRUIR CRECHES E QUADRAS. O MUNICIPIO DE CHORROCHO NÃO FOI SELECIONADO, MAS TAMBEM, QUADRA É O QUE NÃO FALTA EM TODO MUNICIPIO, ALGUMAS SÓ NO PAPEL.


O governo federal vai liberar recursos a 358 municípios para a construção de 360 unidades de educação infantil e a 180 para a instalação de 220 quadras poliesportivas. Será o quarto repasse deste ano para tal fim, como previsto na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Foram contempladas cidades com até 50 mil habitantes.

Os municípios baianos selecionados são: Adustina, Amélia Rodrigues, Anagé, Anguera, Apuarema, Barra do Choça, Belo Campo, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Cabaceiras do Paraguaçu, Caetanos, Caetité, Candiba, Canudos, Caraíbas, Conceição de Feira, Cordeiros, Cravolândia, Encruzilhada, Gandu, , Gloria, Ibipitanga, Iraquara, Itaetê, Itarantim, Itiruçu, Itororó, Jaguarari, Jeremoabo, João Dourado, Jussara, Lajedinho, Macajuba, Mirangaba, Muquem de São Francisco, Nazaré, Nova Itarana, Nova Soure, Novo Horizonte, Paramirim, Poções, Quijingue, Riacho de Santana, São Gabriel, São José do Jacuípe, Sera do Ramalho, Sera Dourada , Tabocas do Brejo Velho, Uibaí, Una e Urandi.

Para receber os recursos, os gestores de cada município precisam formalizar contrato com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Neste primeiro semestre, 827 municípios foram selecionados para erguer 1.216 unidades de educação infantil; outros 415, para receber 674 quadras.

O FNDE põe à disposição das prefeituras dois projetos de escolas de educação infantil. O tipo B tem capacidade para 240 crianças até cinco anos de idade, em dois turnos. São oito salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria e sanitário para pessoas com deficiência, entre outros ambientes. O tipo C, que atende 120 crianças, também em dois turnos, tem quatro salas pedagógicas e os mesmos espaços previstos no tipo B.

Os recursos podem contemplar também projetos dos municípios, desde que atendam os padrões de qualidade exigidos pelo FNDE. No caso da quadra de esportes, o projeto é único e obrigatório.

A relação dos municípios contemplados consta da Resolução do FNDE nº 29, do dia 9 último, publicada no Diário Oficial da União do dia 10 de junho, seção 1, páginas 27 a 30.

"O municipio de chorrocho foi conteplato com o convenio nº642310 do Ministerio dos esportes,para construção de três quadra poliesportiva nos povoados de: varzea da Ema, Caraibas e são José.As quadras são iguais aquela que já existe em chorrocho, o modulo poliesportivo. Tendo como concedente a senhora Caixa Economica Federal, o valor de 487.500,00 valor liberado 487.500,00 data da última liberação 31/08/2010. Valor da ùltima liberação 195.000,00
Mais informações no site do governo federal: www.portaldatransparencia.gov.br/convenios "


(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do FNDE)

PRESIDENTE DILMA EM JUAZEIRO NO MÊS DE JULHO, CONFIRMADO




A presidenta Dilma Rousseff vai participar, no dia 29 de julho deste ano, da Fenagri 2011, maior feira de agricultura irrigada da América Latina, na cidade baiana de Juazeiro. A informação foi prestada pelo prefeito Isaac Carvalho, na solenidade de lançamento do evento, na Fundação Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, depois de receber confirmação da assessoria da presidência. “O governo do Estado tem sido parceiro na atração de investimentos para agroindustrializar a região de Juazeiro, com alguns empreendimentos já concretizados”, disse o prefeito, destacando que “na 22ª Fenagri vamos dar ênfase às potencialidades agroindustriais de Juazeiro e do Vale do São Francisco, com o tema Novos Tempos do Agronegócio”.

“Não será somente uma feira da fruticultura de Juazeiro. Será um evento da fruticultura de toda a Bahia”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, destacando que os produtores de todas as regiões do Estado estarão participando da Fenagri. “esta edição da Fenagri será a maior e melhor de toda a história deste evento”, disse Salles, afirmando que “esse é um comprometimento da prefeitura de Juazeiro e do governo do Estado, que tem sido parceiros na busca de investimentos para a agroindustrialização da região de Juazeiro”. O secretário lembrou que “já conseguimos trazer a Casa Valduga para produzir sucos de frutas, geléias e espumantes em Juazeiro, assim como a Du Coco, que também vai se instalar na região”. Nesta edição do evento serão debatidos temas como as novas formas de comercialização, agroindústria no Vale do São Francisco, citricultura, valorização da agricultura familiar, agro e enoturismo.

Pedro Alcântara, chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, lembrou que a Fenagri começou com o nome de Festa do Melão, na década de 80, quando ele era vereador de Juazeiro, e hoje já se tornou um dos maiores eventos do País. Alcântara destacou a sensibilidade do governador Jaques Wagner, viabilizando obras de infraestrutura necessárias na região.

De acordo com Carlos Neiva, secretário de Planejamento de Juazeiro e coordenador da Fenagri, “nas versões anteriores o evento cumpriu o papel de mostrar o potencial de produção e de produtividade do Vale do São Francisco, mas esse ano tem o diferencial que está no tema, “Novos tempos do agronegócio”, que mostra a necessidade e a intenção da prefeitura e do governo do Estado de agregar valor à produção, priorizando a agroindustrialização”. Ele disse ainda que “nós queremos também o fortalecimento da agricultura familiar dentro do agronegócio”.

A Fenagri 2011será realizada de 27 a 30 de julho nos campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Univasf, e da Universidade do Estado da Bahia, Uneb, em Juazeiro-BA, organizada pela prefeitura municipal de Juazeiro e governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura, com apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – Aciaj.

(Fonte: Ascom Seagri)

PREFEITURA DA CAPITAL BAIANA,SALVADOR, DEU UM AUMENTO DE 19,84 AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL. E OS PROFESSORES DE CHORROCHÓ, RECEBERAM QUANTO DE AUMENTO?

fonte dessa imagem radio lider do sertao fm

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), concedeu reajuste salarial de 19,84% para os seis mil professores da rede municipal de ensino. Com o reajuste, sancionado pelo prefeito João Henrique em 14 de junho (Lei nº 7.996/2011), os professores passarão a acumular um percentual absoluto de aumento de 67,22% desde o início da sua gestão, demonstrando compromisso com o fortalecimento da educação pública em Salvador.

O secretário da Educação, João Carlos Bacelar, celebrou o acordo 2011 que resultou no maior percentual de reajuste salarial para os professores nos últimos 15 anos. A negociação realizada com representantes da APLB Sindicato tratou, além do reajuste deste ano, da atualização do piso retroativo a janeiro, com base no Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN).

Reajuste Salarial do Magistério - 2005 a 2011:

Ano Percentual

2005 15,38%

2006 8%

2007 5%

2008 5%

2009 3%

2010 11%

2011 19,84%


fonte:palntão de noticias

BOA NOTICIA-BONS INVESTIMENTOS DO GOVERNO DA BAHIA NO SEMIÁRIDO BAIANO. SERÁ CRIADO "FAZENDAS DE VENTO" PARA GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA, ENERGIA LIMPA.


Hoje se comemora o Global Wind Day (Dia Mundial do Vento). Para os baianos, a data possui pouca ou nenhuma representatividade. No entanto, o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, diz que a partir de agora a data renderá motivos de sobra pra ser lembrada na Bahia. Segundo informou ontem, serão investidos R$ 6 bilhões até 2013 na geração de energia eólica. A Bahia, de acordo com ele, é o segundo estado no país em capacidade de geração de energia limpa. Demonstrando otimismo e falando das perspectivas para o setor, Otto explica que a criação de “Fazendas de Vento” vai impulsionar a economia, sobretudo, do semiárido baiano. Isso porque serão negociadas entre investidores e proprietários de terras (com capacidade de implantação de usinas geradores de energia eólica) o pagamento de uma espécie de royalties. Ou seja, a cada unidade implantada será pago R$5 mil por ano. Se uma fazenda, por exemplo, tiver capacidade de implantar dez geradores, renderá R$50 mil por ano, apenas para a exploração dessa energia limpa.

fonte :politica livre

terça-feira, junho 14, 2011

PARA QUER USINA NUCLEAR? SE EXISTE VARIAS E VARIAS OPÇÕES DE GERAR ENERGIA. LIXO, CALOR HUMANO, TUDO ISSO E MUITO MAIS,FAZ GERAR ENERGIA, E COM CUSTOS BEM MENOS DO QUE UMA USINA NUCLEAR


Ontem 13/06 o jornal nacional exibiu uma bela meteria sobre as "enes" opções para gerar energia sem precisar construir usinas nucleares, veja a reportagem em seguida:

O ano de 2011 está chegando à metade e já entrou para a história por causa de um desastre. O tsunami que atingiu a usina nuclear japonesa de Fukushima espalhou no planeta a preocupação com a segurança desse tipo de instalação. A ponto de a Alemanha ter anunciado, na semana passada, o fechamento de todas as usinas nucleares do país até o ano de 2022.

A contagem regressiva dos alemães para encontrar alternativas energéticas já começou, mas eles têm algumas experiências bem-sucedidas nesse desafio. Como as que você vê na reportagem de Sônia Bridi e Paulo Zero.

Hamburgo é uma grande cidade e o segundo maior porto da Europa. Perto dos guindastes, uma construção lembra imensos ovos de páscoa. São tanques para tratar o esgoto residencial e industrial de 2 milhões de habitantes.

Os resíduos líquidos passam por processo de purificação e são devolvidos como água limpa para o rio.

Os sólidos, primeiro liberam gás metano, que é distribuído como gás de cozinha à população. Depois são secados e incinerados. O calor toca uma usina termoelétrica, que produz energia suficiente para toda a rede de coleta e tratamento de água e esgoto de Hamburgo.

“O nosso preço é menos da metade da média da Europa por litro de água tratada”, conta o engenheiro responsável pela usina.

A população gasta menos, os rios ficam limpos e não há emissão de gases que provocam o efeito estufa. Um projeto em que todo mundo ganha.

Como na pequena vila de Ivenack, na parte mais pobre da Alemanha. Em Ivenack faltava energia e sobrava esterco de gado, criado confinado em galpões. O prefeito então pensou em resolver os dois problemas de uma vez: com um biodigestor, alimentado com palha de milho e com o esterco, que vem de caminhão das fazendas. Tudo vira gás metano, queimado para esquentar a água que aquece as casas no rigoroso inverno do norte.

O calor sai a 95ºC. A água quente passa por todas as casas para fazer o aquecimento e volta, em um circuito fechado, então chega de volta a 70°C. O que significa que é preciso menos energia para manter nesta temperatura sempre.

Na reforma da sede da fazenda coletiva dos tempos comunistas, o prefeito encheu os telhados de painéis que mesmo por lá, onde o sol é raro, transformam seu calor em energia elétrica.

Toda a energia produzida nesses painéis é jogada na rede de distribuição, que já chega a todas as casas da vila. No fim do mês, o que a prefeitura e a empresa de energia têm que fazer é sentar para fazer o acerto de contas. E a prefeitura só paga a diferença entre o que produziu e o que a vila gastou.

O prefeito se orgulha do que fez: “Esse tipo de energia sustentando uma comunidade pode ser um bom negócio para o Brasil”, diz ele, que convida: “Quem estiver interessado pode vir que mostramos o que fizemos aqui. Estamos de braços abertos!”.

fonte:globo.com

segunda-feira, junho 13, 2011

MPT notifica rádios sobre obrigatoriedade de anunciar nome dos compositores‏


O Ministério Público do Trabalho notificou as 232 emissoras AM e FM da Bahia, alertando para a obrigatoriedade da divulgação do nome dos compositores quando a obra for executada. As notificações recomendatórias foram expedidas no último dia(6/6), e as emissoras têm um prazo de 90 dias (a contar do recebimento) para adequar a programação às regras legais. A medida visa assegurar o cumprimento da Lei 9.610/98 e evitar o prejuízo na carreira dos profissionais da música. Caso não atendam a notificação, as emissoras estarão sujeitas à instauração de
inquérito civil público ou mesmo ajuizamento de ação civil pública pelo MPT.

Em dezembro do ano passado, o MPT promoveu audiência pública para debater o assunto, quando foi consolidada uma frente integrada em defesa do direito autoral moral dos compositores. Construído com base na provocação do procurador Pedro Lino de Carvalho Júnior, condutor do processo, o compromisso conjunto foi referendado por representantes do Ministério da Cultura/Diretoria de Direitos Intelectuais, Secretaria de Cultura da Bahia/Funceb, OAB, Ecad, ABDA, Abramus, Arpub, Amar, entre outras entidades representativas da categoria. “É chegada a hora de somar esforços e estimular uma mudança cultural, de mais respeito à dignidade do compositor”, sintetiza Pedro Lino.


CONHEÇA A LEI DO DIREITO AUTORAL - Lei 9.610/98


Art. 24. São direitos morais do autor:

I - o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra;

II - o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilização de sua obra;


Art. 108, I:

Quem, na utilização, por qualquer modalidade, de obra intelectual, deixar de indicar ou de anunciar, como tal, o nome, pseudônimo ou sinal convencional do autor e do intérprete, além de responder por danos morais, está obrigado a divulgar-lhes a identidade da seguinte forma:

I - tratando-se de empresa de radiodifusão, no mesmo horário em que tiver ocorrido a infração, por três dias consecutivos.



fonte: Andréia Carmo
Representante Territorial de Cultura - Território Itaparica
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SECULT

sexta-feira, junho 10, 2011

AS RAPIDINHAS DA SEMANA!

SAIBA RECEBER OS ELOGIOS E PRINCIPALMENTE AS CRITICAS.
BEM GENTE, AS CRITICAS FEITAS POR ESSE NOBRE BLOGUEIRO, É SOMENTE NUM INTUITO DE MELHORAR O QUE ESTA SENDO RECLAMADO OU CRITICADO NAS MATÉRIAS, ENTÃO, NÃO ME ENTENDAM MAL,SÃO CRITICAS CONSTRUTIVAS. É BOM LEMBRAR, QUE, O BLOG TAMBÉM, ELOGIA, EM.

ABARÉ.
MAIS UMA ATRAÇÃO CONHECIDA NACIONALMENTE SE APRESENTARÁ NA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DO MUNICÍPIO DE ABARÉ.
O GRUPO É “O TCHAN" COM ÁS MAIS BELAS BAILARINAS DO BRASIL, SERÁ MAIS UMA ATRAÇÃO DO ANIVERSARIO DA CIDADE DE ABARÉ EM JULHO, ALÉM DA SUPER BANDA GAROTA SAFADA.UAUUUUU.

SÓ FALTA O FOGÃOOO
EM 2009 O FLAMENGO FOI CAMPEÃO BRASILEIRO, EM 2010 FOI A VEZ DO FLUMINENSE, E EM 2011 O VASCO É CAMPEÃO DA COPA DA BRASIL. SÓ FALTA O BOTAFOGO SER CAMPEÃO DE, DO? SE FOR ESSE ANO OS TIMES CARIOCAS VÃO FICAR MANDANDO NO FUTEBOL NACIONAL, ACORDA MEU FOGÃOOOOO.

SAÚDE PÚBLICA DE CHORROCHÓ

NO PRÓXIMO DIA 16 DE JUNHO A SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CHORROCHO IRÁ REALIZA 3ºCONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE. CONVENHAMOS, EM SEIS ANOS DE ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO HUMBERTO, SÓ A TRÊS ANOS QUE TEM CONFERÊNCIA? É EXCELENTE A INICIATIVA(MESMO ATRASADA) DE CRIAR UMA CONFERÊNCIA NO INTUITO DE MELHORAR A SAÚDE DO MUNICÍPIO QUE ANDA NA UTI. MAS, DE MUDANÇA NADA VEMOS, TAMBÉM, OS MEMBROS DA COMISSÃO TODOS FAZEM PARTE DO GRUPO POLITICO DO PREFEITO, COMO É QUE VAI HAVER MUDANÇA DESSE JEITO. FICA AI UMA SUGESTÃO! COLOQUE NA COMISSÃO, VEREADORES DA OPOSIÇÃO, FUNCIONÁRIOS CONCURSADO DA SECRETARIA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO, ENTRE OUTRAS SECRETARIAS, CIDADÃOS COMUNS DOS POVOADOS E DISTRITO. SÓ ASSIM HAVERÁ UMA DISCUSSÃO DA REAL SITUAÇÃO DA SAÚDE DO MUNICÍPIOS. SÃO APTOS A PARTICIPAR COMO MEMBRO DE QUALQUER CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE: PÚBLICOS, ENTIDADES DE CLASSE, CONSELHOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, ENTIDADES E
ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL, USUÁRIOS E PESSOAS INTERESSADAS NAS QUESTÕES RELATIVAS À SAÚDE, À REFORMA SANITÁRIA E, EM PARTICULAR, NA ATENÇÃO À SAÚDE PARA A QUALIDADE DE VIDA, PARA DECIDIR O QUE O POVO QUER RECOMENDAR AOS GESTORES DO,SUS, E AO NOVO GOVERNO DA NAÇÃO
SOBRE A SAÚDE E, CONCOMITANTEMENTE, INICIANDO O PROCESSO DE ESCOLHA DOS 2.408 DELEGADOS PARA A ETAPA NACIONAL DA CONFERÊNCIA.
NÃO HÁ NENHUM OUTRO PAÍS NO MUNDO EM QUE SE TENHA ESSA EXPRESSIVA PARTICIPAÇÃO DO POVO NA FORMULAÇÃO E CONTROLE DA POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE.É PRECISO SEMPRE VALORIZAR ESSE ESPAÇO E É RESPONSABILIDADE DO GESTOR MUNICIPAL E DO SUS GARANTIR QUE A DISCUSSÃO SE DÊ EM SEU MUNICÍPIO E QUE DESSA REFLEXÃO AS AVALIAÇÕES E PROPOSTAS CHEGUEM, COM CONSISTÊNCIA, ÀS ETAPAS ESTADUAL E NACIONAL DA CONFERÊNCIA.


FALANDO EM CONCURSADO
O PAIS INTEIRO ESTA PASSANDO POR MANIFESTAÇÕES E GREVES DE TRABALHADORES LUTANDO POR SEUS DIREITOS QUE É DE LEI E EXPONDO SUAS REIVINDICAÇÕES E AO MESMO TEMPO CONVERSANDO E ENTRANDO EM ACORDO COM SEUS “CHEFES”. POR QUE OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CONCURSADOS DE CHORROCHO NÃO FAZEM NENHUM TIPO DE MANIFESTAÇÃO? SERÁ SE O SALARIO QUE GANHAM É BOM, O LOCAL DE TRABALHO ESTA EM PERFEITA CONDIÇÃO ATENDENDO TODOS OS REQUISITOS DE UM TRABALHADOR OU SERÁ SE JÁ RECEBERAM AUMENTO E O LOCAL DE TRABALHO É ÓTIMO OU TEM MEDO DE OUTRA COISA? O QUE? COM A RESPOSTA TODOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAL “CONCURSADOS” DE CHORROCHÓ.

O QUE SIGNIFICA “GREVE”
GREVE É A CESSAÇÃO COLECTIVA E VOLUNTÁRIA DO TRABALHO REALIZADA POR TRABALHADORES COM O PROPÓSITO DE OBTER BENEFÍCIOS, COMO AUMENTO DE SALÁRIO, MELHORIA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO OU DIREITOS TRABALHISTAS, OU PARA EVITAR A PERDA DE BENEFÍCIOS. POR EXTENSÃO, PODE REFERIR-SE À CESSAÇÃO COLECTIVA E VOLUNTÁRIA DE QUAISQUER ATIVIDADES, REMUNERADAS OU NÃO, PARA PROTESTAR CONTRA ALGO(DE CONFORMIDADE COM A "CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO(CLT)".

SEM TERRA EM CHORROCHO
É, ESTAMOS SABENDO QUE TEM POLITICO DE CHORROCHO POR TRÁS DESSA INVASÃO DOS SEM TERRAS EM PLENA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO, VAMOS SABER QUEM É ESSE POLITICO, POIS ANO QUE VEM TEM ELEIÇÕES, E VAMOS COLOCAR O NOME DESSE POLÍTICO NA LISTA DOS POLÍTICOS QUE NÃO MERECEM SER MAIS VOTADOS POR TODOS CHORROCHOENSES. QUE FEIO SRº!

" Eu nem aumento nem invento, eu confirmo".

ACORDEM VEREADORES DE CHORROCHO-Famílias da zona rural de Cansanção vão ganhar sanitários domiciliares


Cerca de 40 famílias da zona rural do município de Cansanção, a 346 quilômetros de Salvador, serão beneficiadas com a implantação de sanitários domiciliares. As obras, orçadas em R$ 143,6 mil, envolvem o povoado de Bela Vista e integram o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir.

A execução das obras foi garantida na quarta-feira (8), durante reunião na sede da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a assinatura de um convênio celebrado entre a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da CAR, e a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Vale do Jacuruci.

O Produzir atua em 407 municípios baianos e é executado com financiamento do Banco Mundial (Bird) e do Governo do Estado e a participação dos beneficiários. A meta principal é reduzir a pobreza rural, por meio de financiamentos não-reembolsáveis de pequenos investimentos de infraestrutura e de apoio à produção, orientados para promover a geração de ocupação e renda para as comunidades rurais.

O programa adota como estratégias principais a descentralização e a participação comunitária, o que possibilita ampliar o espaço de exercício da cidadania do homem do campo. Participaram também do encontro o diretor de Administração e Finanças da Sedir, Edivaldo Trindade, o representante da Associação do Vale do Jacuruci, Timóteo Lima, e lideranças regionais de Sobradinho, Abaré e região.

ATENÇAO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO, ESTA COM DUVIDAS SOBRE A SENHA DO CONTRACHEQUE, VEJA ESSA DICA!


1- Certifique-se se não há erro de digitação. Lembre-se de que no preenchimento da senha não há diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas.

2- As regras de validação da nova senha foram seguidas seguidas de forma correta? Veja os exemplos:

A) A senha deve ter 4 letras e 4 números. Senhas com 5 letras e 3 números não serão validadas.
B) As letras e números não podem ser repetidas mais de uma vez. Ex: ABA2531A.
C) As repetições não podem estar juntas. Ex: ASGK8821 ou AAKG8127.
D) Não pode haver letras ou números de forma seqüencial, crescente ou decrescente. Ex: ABCD, 1234, 6543, ONML, etc.

Mesmo após conferir o preenchimento da senha e a mensagem persistir, você deverá entrar em contato com a Central de Atendimento DARH- 3115-3177 ou 3115-3280 para solicitação da providência.

O que fazer quando aparece a mensagem “dados inválidos”?

Verifique se os dados como CPF, RG e data de nascimento foram digitados corretamente. Se o problema persistir, ligue para o setor de recursos humanos da sua secretaria. Veja aqui o telefone.

E no caso dos aposentados e pensionistas?
Eles devem procurar os postos do Ceprev (veja a lista aqui ) para fazer o cadastramento da senha. Aqueles que residem em Salvador podem ligar para 3116-5440/ 5437/ 5434 e obter a orientação de como proceder.

Não consigo cadastrar minha senha no Portal. O que devo fazer?

1º) O servidor com problema/dificuldade de cadastrar a senha no Portal deve se dirigir ou telefonar para sua unidade de RH (ou suas descentralizações) para cadastrar um e-mail no SIRH;

2º) A CRH cadastra o e-mail do servidor no SIRH;

3º) O servidor acessa o Portal do Servidor na parte de Contracheque mês 12, seleciona o órgão, digita a matrícula e clica na opção “esqueci minha senha”. Uma tela será aberta e pedírá CPF, RG e data de nascimento. Em seguida, o servidor clica em “enviar” e a senha provisória será encaminhada automaticamente para o e-mail cadastrado no SIRH;

4º) O servidor acessa seu e-mail para obter a senha provisória; Deve verificar se a senha não foi direcionada para a caixa de spam;

5º) De posse da senha provisória, o servidor deve acessar o Portal para cadastrar a senha definitiva e utilizar os produtos do Portal.

Cadastrei minha senha, mas ainda não foi enviada para meu e-mail. O que fazer?

A depender do endereço de e-mail, a senha pode ter sido redirecionada da caixa de entrada de mensagens para a de spam ou para a lixeira. Abra essas caixas e verifique se o problema é esse ou então ligue para a central de atendimento para tirar dúvidas.

Caso não tenha encontrado a resposta para sua dúvida aqui, ligue para a Central de Atendimento DARH da Saeb (3115-3177/ 3280/ 3135)

Fonte: Portal do Servidor

quinta-feira, junho 09, 2011

Ladrões assaltam Caminhão da banda Chiclete com banana e levam todo equipamento

O caminhão que transportava todo equipamento da banda Chiclete com Banana, para Recife-PE onde a banda vai se apresentar, foi assaltado na cidade de Teotônio Vilela, Alagoas, incluindo duas guitarras de Bell Marques e os teclados de Wadinho. A produção em Salvador já providenciou que outros equipamento fossem enviados para a realização do show. Mas o líder Bel Marques pede a quem souber do paradeiro do material roubado, entrar em contato com aprodutora Mazana (71) 3248-1422 ou com a Como Assessoria de Comunicação (71) 3013-1141.

fonte:blog do marrom

Funcionários do jornal A tarde, entram em estado de greve


Os funcionários do Grupo A Tarde decidiram decretar estado de greve em protesto contra a decisão da direção do jornal de não dar aumento salarial neste ano – sequer a correção inflacionária foi concedida aos profissionais. Em assembléia conjunta realizada nesta terça-feira (7), o sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sinjorba) e o Sindicato dos Empregados das Empresas de Jornais (Sadejorba) decidiram que o estado de greve não representa a interrupção das atividades do jornal – estão sendo realizadas paralisações diárias de 30 minutos, às 14h. Segundo a presidente do Sinjorba, Marjorie Moura, as negociações com a direção da empresa começaram em abril, mas não houve acordo. Enquanto os funcionários pediam 12% de reajuste, a direção do jornal decidiu não dar qualquer aumento. A contraproposta contemplaria somente o cumprimento de um acordo do pagamento de banco de horas extras com folgas. “Há um problema de gestão, administrativo e financeiro. E eles afirmaram que somente após os 90 dias em que está sendo realizada uma auditoria, iríamos saber se haveria algum reajuste”, relatou. Em carta pública, os dois sindicatos reclamam: ”Nos últimos anos, a história de A Tarde tem sido maculada pelo desrespeito aos seus funcionários, que perderam o status de trabalhadores do maior jornal da Bahia, em todos os aspectos: são massacrados pela carga excessiva de trabalho, não recebem as horas extras, vivem na expectativa de um Plano de Cargos e Salários que nunca se concretiza, sofrem com as péssimas condições de trabalho e estão longe de ter uma compensação justa”.

(Rafael Rodrigues)

SÃO JOÃO DE RODELAS É DESTAQUE NA UNIÃO DOS PREFEITOS DA BAHIA(UPB)


O São João de Rodelas é realizado de 15 a 24 de junho, período do novenário de São João Batista, encerrando-se com uma Procissão e posteriormente uma Missa Campal. Cada dia e apadrinhado por um grupo representativo da Cidade, que fica responsável pela Novena, pela Missa, queima de fogos e festejos.

Conta-se que o Cangaceiro Lampião, nas suas andanças pela Região, nunca entrou na então Vila Rodelas, em respeito ao seu Padroeiro São João Batista.

Por muitos anos, ainda na velha Cidade, os fieis comemoraram o dia 24 de junho, como o dia do padroeiro, dia que coincide com o término do novenário do Santo protetor, que vai de 15 a 24 de junho. Os devotos, aproveitavam os últimos dias de reza, 23 e 24, para festejar o querido Santo com muita comida, bebida e muito forró em Festas pagas nos Clubes da Cidade.

Nos meados da década de 1980, o então Prefeito Municipal, Francisco de Sales Maniçoba de Moura, criou a Festa de Rua, onde Bandas e Sanfoneiros se apresentavam em Praça Pública, de 15 a 24, já com estrutura grandiosa, com palco, som, barracas típicas, brincadeiras, danças (quadrilhas), apresentação de repentistas e poetas, concurso da rainha da festa, com concorrentes das Cidades circunvizinhas, banda de pífanos e muito forró.

Atualmente, a Festa que conta com uma estrutura bem maior, já apresentou atrações, como: Trio Nordestino, Fernando Filizola, Banda Oásis, Flávio Leandro, Reginaldo Rossi, Cavaleiros do Forró, Brega e Vinho, Os Três do Cariri, Alcimar Monteiro, Zezinho da Ema, Deseja de Menina, Sérgio do Forró, Almir (ex-Fevers), Mano Walter, Forró no Miúdo, Valmizinho do Acordeon, Tinho doAcordeon, Forró Maior, João Bandeira, Banda Encantus, Raniere e Banda, Arreio de Ouro, Assisão do Forró, Cátia de Tróia, Los Garanis, entre outros.

Participam também da Festa bons Artistas da terra, como: Gesiel Valença e Cleomar, JB e Fabinho, Valkilan e seus Teclados, Os Três da Caixa D’Água, Banda Gatos de Motel, dando oportunidade aos Artistas locais.
Rodelas tem nos festejos juninos a sua Festa mais tradicional. Um Evento que deixou de ser de âmbito Municipal, passando a ser conhecido nacionalmente.

O Parque Desportivo João Almeida Soares recebeu no São João de 2010, um público estimado em 50.000 pessoas, durante os dez dias de Festa, entre os dias 15 e 24 de junho. O Parque conta com uma infraestrutura capaz de proporcionar entretenimento e segurança aos visitantes e a todos que participam do grande Evento.

O São João de Rodelas é um dos melhores da Região, proporcionando muita diversão e hospitalidade aos visitantes, com vários acontecimentos culturais, como apresentação de quadrilhas, Banda Pífanos, São João das Escolas Municipais e Estaduais, além de brincadeiras como: quebra-pote, pau-de-sebo, corrida de saco, corrida do ovo na colher, casamento matuto, jumento mais bem enfeitado, carroça mais bem enfeitada, etc.

Confira a programação dos festejos:

15.06 – Noite dos Índios Tuxá
16.06 – Noite dos Jovens
17.06 – Noite dos Comerciantes
18.06 – Noite dos Aposentados
19.06 – Noite dos Joãos
20.06 – Noite dos Funcionários Públicos
21.06 – Noite dos Negros / Missa dos Vaqueiros
22.06 – Noite dos Filhos Ausentes
23.06 – Noite da Prefeitura
24.06 – Procissão e Missa Campal


Dias: Atrações:

15 Raniere e Banda
16 Bandas Locais
17 Nino Coutinho
18 Perfume do Forró e João de Carvalho
19 César Adriano
20 Pega Leve
21 Zezinho da Ema
22 Sérgio do Forró
23 Raimundinho do Acordeon
24 Wanderley do Nordeste e Modelos do Forró



Potencial do Evento:

Atração de Público dos níveis: A, B, C e D.
A previsão de público participante é de cerca de 30 mil pessoas em todo o período da Festa. Além da Comunidade do Município, são esperados em torno de 20 mil visitantes, oriundos principalmente da Capital do Estado, de outros Estados e de Cidades de toda a Região, excelentes datas para divulgar e massificar marcas.

Estrutura do Evento:

- 60 Barracas 6 x 6m com 30 mesas (com 04 cadeiras) para cada barraca;
- Decoração temática em todo o circuito da Festa;
- Palco 16 x 10m;
- 24 sanitários químicos;
- Praça de alimentação;
- Segurança (Policiais Civis e Militares).

terça-feira, junho 07, 2011

GOVERNADOR JAQUES WAGNER VAI INAUGURAR RODOVIAS RECUPERADAS NO NORTE DA BAHIA, ENQUANTO ISSO, NOS AQUI DO SERTÃO "FICAMOS CHUPANDO DEDO" DE INVEJA





Nesta quinta-feira (9), mais dez cidades do Norte baiano serão beneficiadas com a entrega de trechos das rodovias BAs 220 e 393, na região Norte da Bahia, com a presença do governador Jaques Wagner. Em Heliópolis a inauguração será às 9h, em Cícero Dantas, às 11h, e em Paripiranga, às 14h.


Totalmente recuperadas, as novas rodovias vão contribuir para o desenvolvimento da pecuária e o escoamento da produção agrícola, principalmente do feijão e do milho, além de facilitar a vida de milhares de pessoas que transitam na região.

"Tenho certeza que o Governador vai prometer dinovo, outra vez, novamente a recuperção da BA 210" e vamos ficar dinovo, outra vez, novamente na promessa"

ESTA CONFIRMADO! GAROTA SAFADA EM JULHO



Com informações do site abarenet
Na manhã desta segunda-feira, o prefeito do município de Abare,Delisio de Oliveira da Silva, assinou o contrato com a principal atração das comemorações do aniversário da nossa cidade, a Banda Garota Safada, que vêm lotando shows em todo país.
A apresentação será dia 18 de julho na praça de eventos e promete atrair fã da banda de toda a região.
O cantor Wesley Safadão, promete fazer um super show e já falou:"Quero quebrar o recorde de público da região". Agora é só esperar!!!
As próximas atrações serão anunciadas em breve. Fique de olho no site.

" SIM VAI SER DE GRAÇA?" As bandas do auge só passam por perto de chorrocho. Que pena!

fonte: Governo de Abare

17 PESSOAS PRESAS EM SEIS PREFEITURAS FOI O BALANÇO DA OPERAÇÃO " CASTELO DE CARTAS" DA POLICIA CIVIL E MINISTERIO PÚBLICO DE SERGIPE


A Polícia Civil de Sergipe, através do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), e com o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), finalizou no final da manhã desta segunda-feira, 6, a operação 'Castelo de Cartas'. Foram presas 17 pessoas nas cidades de Canindé do São Francisco, Arauá, Malhador, Itabaianinha, Rosário do Catete e Japaratuba, acusadas de fraudar licitações.

A operação, que é fruto de uma parceria entre a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual, foi desencadeada após 14 meses de investigação feita pelo Deotap, sob a coordenação da delegada Danielle Garcia. Desde as primeira horas de hoje cerca de 100 agentes civis e delegados de polícia cumpriram os mandados de prisão e de busca e apreensão. Os detidos foram encaminhados para a sede do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), onde prestam depoimentos.


Na tarde desta segunda-feira, às 16h, a delegada Danielle Garcia irá fazer na sede do Cope um breve pronunciamento à imprensa sobre a operação. Já na manhã desta terça-feira, 7, acontecerá na sede da Academia de Polícia Civil (Acadepol), às 8h, uma coletiva, onde os delegados envolvidos e os promotores do MP detalharão todo o processo de investigação, os crimes e as prisões efetuadas.

"Como um bom baiano que sou, tenho inveja da policia e justiça de Sergipe", que policia atuante em.

fonte:ssp-se

DISTRITO DE IBÓ/ABARE, DEMOSTRA UNIÃO EM FAVOR DA LIBERDADE TERRITORIAL "EMANCIPAÇÃO JÁ".


Distrito de Ibó pertencente à cidade de Abaré-BA, no último dia 04/06 foi realizado uma reunião, sobre a “Emancipação Abrace”, onde recebeu a visita do ilustre e renomado jurista Dr. Alírio Reis (Advogado).
O Dr. Alírio Reis esclareceu alguns pontos determinantes para nossa tão esperada Emancipação. Falando da Constituição Federal, Legislação Estadual e sobre as Súmulas vinculantes. Resumindo que o Estado tem autoridade para criar o municípios, e tem que atualizar sua constituição com a realidade do local, pondo critério para emancipação como: população local, limite territorial etc. Isso que esta faltando. Temos que pressionar nossos deputados, assim teremos chances. Ressaltando que é muito importante irmos ao encontro em Brasília, onde ocorrerá a votação da PEC 13, no dia 16/06/2011



A comissão organizadora, “Emancipação Abrace”, composta por Mauro, Esaú, deram ênfase na união de toda população, tiveram presentes vereadores “Alípio, Cícero Marinheiro, Ninice e José de Sulina” e lideranças locais dando apoio a esta luta. Pr. Francisco Oliveira e Pedro Marinheiro falaram que é importante fazermos parte desta história e esquecermos as diferenças partidárias, abraçando esta causa com vontade, só assim venceremos esta luta.
A comissão organizadora está esclarecendo pontos importantes para que abracemos a liberdade.

fonte: ibonews.com

segunda-feira, junho 06, 2011

PORQUE TANTA INSISTÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL NESSA "ABERRAÇÃO" AMBIENTAL?Construção da Usina de Belo Monte é denunciada à ONU



Falhas no licenciamento teriam sido ignoradas por pressão política; opositores foram ameaçados de morte

Movimentos, organizações sociais e de direitos humanos encaminharam à Organização das Nações Unidas (ONU), nesta quinta-feira, um documento sobre as ilegalidades e arbitrariedades no processo de licenciamento da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Assinado por mais de 100 entidades, em representação de mais de 40 comunidades em 11 municípios, o documento denuncia as iminentes violações de direitos humanos que a hidrelétrica acarretará, a pressão política exercida para que as graves falhas do projeto fossem ignoradas, bem como as ameaças e intimidações sofridas por aqueles que questionam as irregularidades do licenciamento.

De acordo com o projeto do governo, a usina hidrelétrica de Belo Monte será construída na região amazônica, próximo ao município de Altamira, no Pará. A obra terá dimensão semelhante à construção do Canal do Panamá e formará dois reservatórios de 516 km² que vão impactar toda a região da bacia do rio Xingu, uma área que abarca 30 terras indígenas legalmente constituídas, além de quatro reservas extrativistas e oito unidades de conservação ambiental.

No dia 1º de fevereiro, o Ibama concedeu a licença prévia para a construção da usina. O documento enviado hoje à ONU denuncia irregularidades que foram ignoradas pela diretoria do Ibama, como a falta de consulta prévia às comunidades atingidas e as fragilidades dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do empreendimento.

De acordo com o documento, a pressão política para que a obra seja autorizada independente das irregularidades no projeto teria ficado evidente. Apenas dois dias antes da concessão da licença prévia, a equipe técnica do Ibama havia assinado uma nota que afirma expressamente que "não há elementos suficientes para atestar a viabilidade ambiental do projeto". Dois dias depois, a Advocacia Geral da União ameaçou processar procuradores federais do Pará que questionassem a licença na Justiça, em uma atitude considerada arbitrária e intimidadora pela cúpula do Ministério Público Federal.

"Para nós está claro que interesses de governo e de grandes grupos econômicos estão se sobrepondo ao que dizem a lei e os tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário", afirma Antonia Melo, uma das lideranças do Movimento Xingu Vivo Para Sempre, coletivo que reúne mais de 150 organizações, movimentos sociais e associações de moradores da região.

Melo é uma das pessoas ameaçadas em função da oposição à construção da usina. "Já não saio de casa, mal ando com meus filhos pela rua", conta. Por trás das ameaças a Antonia e a outros ativistas - como Don Erwin, arcebispo do Xingu - estariam funcionários da empresa Camargo Correa e fazendeiros e políticos que controlam os meios de comunicação da região. "Em 2008, até mesmo funcionários da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) já tentaram me intimidar, mas denunciamos a atuação dos agentes para o Ministério Público Federal".

As organizações signatárias da denúncia pedem que a ONU solicite informações ao governo brasileiro sobre o empreendimento, que os Relatores da ONU realizem uma visita in loco ao Pará, e que o Brasil reconsidere a construção da usina. Caso a obra seja iniciada, o Brasil pode ser responsabilizado internacionalmente pelos crimes ambientais e pelas violações de direitos humanos causadas pela hidrelétrica.