sábado, maio 26, 2012

AS RAPIDINHAS DA SEMANA


ESSE PREFEITO É BOM! É UM BOM DESUMANO.
Em certo local de uma certa cidade. Um vereador encontrou com o prefeito de seu município e cordialmente, o vereador foi cumprimenta-lo. E entre as conversas o vereador comentou com o prefeito “ eita prefeito, a seca ta braba em?” Ai o prefeito ironizou:  “ é bom, pelo menos agora, o povo vem pedir socorro” sorrindo ele citou essa frase. Pode? Veja por quem essa cidade esta sendo governada, Enquanto o povo esta passando cede e fome, um homem publico debocha do sofrimento dos outros. Será se esse prefeito vai pra reeleição esse ano ou vai apoiar algum parente dele para substitui-lo? Qualquer uma das opções é bom o povo ficar de olho nesse prefeitinho! Pra nem votar nele ou não votar em quem ele apoiar.

COCHOEIRA, DELTA, POLITICOS E O POVO MORRENDO!
Enquanto os políticos estão preocupados com o que, o bicheiro Carlinhos Cachoeira vai falar. O povo continua morrendo na BR 116 nos município de Macururé e Chorrochó. A mais de ano que buracos na BR 116 no trecho que vai do distrito de bendengo(Canudos) a Ibó(Abaré) em um percurso de pouco mais de 160 km, buracos vem tirando a vida de muita gente que viaja  pela região do sertão. A direção desse humilde blog já esteve na sede do DNIT de Euclides da cunha, que é responsável por esse trecho, para saber quando seria recuperado esse trecho. A resposta foi que não tinha ainda previsão por parte da DELTA para recuperar os trechos danificados. Enquanto isso, o povo vai morrendo e os políticos “mamando” da DELTA. Fica um recado para os vereadores e Prefeitos das cidades citadas, que é bom salientar que eles não “mamam” da DELTA, mais que pelo menos coloquem uma placa avisando os motoristas que entre os trechos de Bendego a Ibó(Uma placa) e Ibó a Bendego(outra placa) com o seguinte aviso: “ TRECHO COM ALTO INDICE DE ASSALTOS E BURACOS NA PISTA” OU “ TRECHO COM ALTO INDICE DE ACIDENTES COM MORTE E DE ASSALTOS”. Fica a sugestão.

 OS EMBROLHOS DA POLITICA CHORROCHOENSE.
É, muita coisa ainda vai rolar ou não! Veja só, no lado da situação o prefeito Humberto ate outubro do ano passado 2011, onde foram feitas as filiações para quem pretendia sair candidato esse ano. Ele Humberto, tinha varias opções para apoiar como seu candidato a prefeito. Mais no decorrer dos dias e, é claro depois das pesquisas o quadro mudou. Hoje sua preferencia esta voltada em primeiro lugar para sua prima Rita campos em segundo lugar Drª Socorro, ambas filiadas ao seu partido PP. Até no carro do prefeito já em um adesivo do seu partido. Então será se já podemos dizer que quem esta (hoje) do lado Prefeito, mais não é do partido progressista (PP) esta totalmente fora de cogitação de ter o apoio do prefeito? Particularmente, Isso é quase certo! Para um bom entendedor quem esta no PP tem 99% de sair candidato apoiando por Humberto. E 1% quem não esta no PP.

Enquanto isso no lado da oposição, qualquer partido é bem vindo. Na situação enquanto só se resume em dois nomes Rita campos e Drª Socorro, do lado da oposição tem mais! Os nomes mais citados são os do Vereador Beto de Arnobio(PT) do empresário João de isac(PDT), Drº Marcelo de Laudimiro e do vice Prefeito Paulo de Baião(PSC). E  surge mais dois novos nomes dentro da oposição do ex-prefeito Jose Juvenal(PMDB) e uma possível união com o vereador Euzébio Araújo(zebinho)(PTC) que por sinal vem  muito bem nas pesquisas. É, muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte. Melhor dizendo, ainda vamos ver muito “pula-pula” vai ter politico saindo da oposição indo para situação e politico saindo da situação voltando para oposição.

LINGERINHA, LINGERINHA.
Conversa nas redes sociais- dois cidadãos chorrochoenses  num bate-papo pelas  redes sócias sobre politica, um é da situação outra da oposição. Quando de repente, o da situação pergunta ao da oposição “ e ai quando vem aqui? Não vá fazer igual aos candidatos “copa do mundo” só anda aqui de quatro em quatro ano! O da oposição responde: “ que nada, eu ando ai de seis a sete vezes por ano, mais você esta certo! Tenho que andar ai mesmo, antes que vocês acabem com tudo ai né?”

A IMAGEM DA SEMANA

quinta-feira, maio 24, 2012

SAÚDE- CHORROCHO EM FOCO INFORMA.


O Ministério da Saúde prorrogou a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe em uma semana, até o dia 1º de junho. A ampliação do prazo, que terminava nesta sexta-feira (25), possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.

Assaltantes levam carro do Prefeito de Paulo Afonso


O prefeito Anilton Bastos, a esposa Ana Clara e o empresário Evandro Eventos, foram tomados de assalto no inicio dessa manhã de quinta-feira, 24,na região Metropolitana de Alagoinhas – BA, quando retornavam da capital baiana.
As informações, ainda são extra-oficiais e com poucos detalhes do ocorrido. Mas o que existe de real até o momento é que o prefeito sua esposa e o empresário estão bem, e que os assaltantes só levaram o carro e não houve agressão física.
Segundo informações de uma pessoa que trabalha na prefeitura, já foi providenciado outro veículo e após o tramites normais que a justiça exige nessas ocorrências, como BO e Queixa contra os assaltantes para fornecer detalhes sobre o assalto, roubo do carro, objetos pessoais e documentos dos ocupantes, Anilton, Ana Clara e Evandro estarão retornando a Paulo Afonso e provavelmente no inicio da tarde já estejam na cidade.
Não chegou a Redação do PAN nenhuma informação mais detalhada do que foi levado pelos bandidos; pertences e documentos do prefeito e dos acompanhantes.

VEICULO DO PREFEITO JÁ FOI ENCONTRADO

A Policia encontrou o carro do prefeito de Paulo Afonso Anilton Bastos (PDT) que foi tomado por assaltantes na manhã desta quinta – feira (24).
O veiculo tipo Toyota Hilux SW4 ano 2012, foi encontrado nas proximidades da cidade de Araçás com todos os pertences de Anilton Bastos. A informação foi passada pelo delegado Mozart Cavalcante da delegacia de Paulo Afonso.

Segundo informações passadas pelo delegado Mozart Cavalcante da delegacia de Paulo Afonso o veiculo tipo Toyota Hilux SW4 ano 2012, foi encontrado nas proximidades da cidade de Araçás com todos os pertences do prefeito Anilton Bastos.

Fonte: pauloafonso noticias

Salvador sedia discussão sobre marco civil da internet e 3º Encontro de Blogueiros


As diretrizes do uso da internet no Brasil e as possibilidades de inovação da rede serão discutidas em dois eventos realizados na capital baiana a partir desta sexta-feira (25). O seminário “Liberdade de expressão e o potencial de inovação da internet”, promovido pela Comissão Especial que analisa o Marco Civil da rede, acontece no sábado (26), com a participação dos deputados Alessandro Molon (PT-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ), do professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), André Lemos, e do presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital (ABJD) e diretor do Bahia Notícias, Ricardo Luzbel, entre outros representantes do setor. “Estamos discutindo os direitos e os deveres de usuários e provedores de internet. Em Salvador, esta questão será ampliada com os debates da comunicação pela rede, junto com blogueiros de todo o país”, explica o deputado João Arruda (PMDB-PR), presidente da Comissão Especial. O segundo evento, realizado em conjunto com o seminário, será o 3º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que ocorre entre quinta (24) e sábado (26). Entre os convidados estão os ex-ministros Franklin Martins (Comunicação Social) e Gilberto Gil (Cultura), além do jornalista francês Ignácio Ramonet, do Le Monde Diplomatic, e da fundadora do movimento Democracy Now, Amy Goodman.
Fonte:BN 

segunda-feira, maio 21, 2012

DEPUTADO PAULO RANGEL(PT) CONSEGUE SAC PARA ATENDER PAULO AFONSO E TODA REGIÃO


Por indicação do Deputado Estadual Paulo Rangel, governo abre licitação para o SAC em Paulo Afonso. Área para construção do SAC em Paulo Afonso pertencente à Secretaria de Educação do Estado, que através do Deputado Paulo Rangel já coloca a disposição do governo


O deputado estadual Paulo Rangel (PT), vem desde o primeiro mandato solicitando ao Governador Jaques Wagner, a implantação de uma unidade do SAC em Paulo Afonso, sabedor das necessidades do Povo de Paulo Afonso e toda a região em tirar os documentos e utilizar dos serviços oferecidos por esta instituição, principalmente o povo mais carente, desde o primeiro momento através de INDICAÇÃO e reuniões com o Secretario de Administração, Manoel Vitório, que designou várias vezes a Equipe Técnica para visitar Paulo Afonso, onde sempre foi assessorada por Luiz Carlos de Carvalho(Carlinhos de Tico), que indicou uma área pertencente as Escolas Reunidas na Avenida Luiz Viana Filho, em frente a Clinica do Dr. Francisco Xavier, por entender está próximo ao mercado público e assim atender toda uma população que vem da Área Rural. Área esta pertencente a Secretaria de Educação do estado, que através do Deputado Paulo Rangel já coloca a disposição sem nenhum entrave para a construção do SAC.
Mais uma Vitória do Povo de Paulo Afonso, na luta do Deputado Estadual PAULO RANGEL, provando que parceria com a Prefeitura só traz frutos para a população.
 Publicação no Diário Oficial da Bahia do aviso de licitação pela SUCAB
AVISO DE LICITAÇÃO Nº 052/2012 – CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 023/2012 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO/SUCAB.
Tipo Menor Preço – Abertura: 26/06/2012 às 15:00 h – Objeto: OBRA DE IMPLANTAÇÃO DO SAC DE PAULO AFONSO – BAHIA. Local: 3ª Avenida nº 390, Plataforma IV, na Sala de Treinamento – Subsolo da SUCAB, Ala Norte, CAB, Salvador-Bahia.
Os interessados poderão obter informações e/ou o Edital e seus anexos ao preço de R$200,00 (duzentos reais), mediante apresentação da comprovação de DEPÓSITO IDENTIFICADO (obrigatoriamente em espécie), efetuado no BANCO DO BRASIL – Agência nº3832-6, conta nº 991.857/4 – SUCAB, constando o nome e o nº do CNPJ da empresa, na 3ª Avenida nº 390, Plataforma IV, 2º andar, sala nº 07, Ala Norte, CAB, Salvador-Bahia, de segunda a sexta-feira, das 8h.30min. às 12:00h e das 13h.30min. às 17h.30min. Maiores esclarecimentos através dos telefones (71)3115-6596 e 3115-6126.
Fonte: Pauloafonsonoticias
Imagens: google

Municípios atingidos pela seca receberam hoje mais de 26 mil vales cestas básicas

Com informaçoes do panoticias
Governo da Bahia distribui, nesta segunda-feira (21), o sétimo lote de vales cestas básicas para famílias em situação de insegurança alimentar causada em decorrência da seca que atinge 239 dos 417 municípios baianos. Estão liberados 26.660 vales nas agências do Banco do Brasil de 35 municípios em situação de emergência.
A retirada dos vales nas agências é de responsabilidade dos prefeitos, que foram orientados pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin) sobre o procedimento. A entrega dos vales às famílias caberá a cada prefeitura. Os vales devem ser trocados por cestas básicas nas lojas Cesta do Povo.
O secretário estadual da Casa Civil e coordenador das ações de convivência com a seca, Rui Costa, informa que a participação da sociedade civil é um dos quesitos necessários para a distribuição. “A convocação de conselhos municipais é responsabilidade das prefeituras. É importante que este processo seja realizado o mais rápido possível para que as famílias recebam os alimentos”.
Com a liberação do sétimo lote, mais de 123 mil (123.953) vales foram distribuídos. Até o fim deste mês, todos os 130 mil vales, custeados pelo Ministério da Integração Nacional (R$ 8,4 milhões), estarão disponíveis nas agências do BB.
AGECOM

sexta-feira, maio 18, 2012

AS RAPIDINHAS DA SEMANA!


NOVA LEI DE INFORMAÇÃO  ESTA AI EM!
Agora eu quero ver prefeitos esconder porque as obras de saneamentos básico não foram feitas? Casas populares que a mais de três anos não está pronta?, veículos da prefeituras  que passam meses e meses em oficina quebrados e só não são consertados por falta de pagamentos, falta de médicos, dentistas e enfermeiros nos povoados, quadra cobertas sem concluir a anos que só serve para fazer festas, por que morto recebeu dinheiro da prefeitura, motos e carros locados “ fantasmas” pra onde foi esse dinheiro? E etc,etc,etc. É senhores gestores, agora é lei, vocês vão ter que explicar! E o povo será se vai cobrar? Os de minha cidade duvido! Ô povo mole! A eu lá!


NO MOMENTO DE CRITICAR, CRITICAR! NO MOMENTO DE ELOGIAR, ELOGIAR!
Quero abrir aqui o espaço para elogiar uma jovem cidadã chorrochoense, como já abri espaço para elogiar o Mestre Lopes, Benedito Júnior, alguns secretários municipais, cidadãos comuns, doutores entre outros. Pessoas essas que receberam um destaque nesse humilde blog, por suas ações e atitudes. E hoje, quero ressaltar a ação e atitude também, da jovem Adriana Araújo Menezes. Pelo empenho que já teve à frente da  Associação dos Vaqueiros de Chorrochó. Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras, e hoje a “guerreira” Adriana está realizando um evento em outra cidade juntamente com o administrador daquele município, eu falo da cidade de Rodelas e do Prefeito Emanuel que lhe deu essa oportunidade de mostrar o seu trabalho e a sua competência. O evento “Expo Rodelas” acontecerá nos dias 25,26 e 27 de Maio. “É UMA PENA QUE TANTO ADRIANA COMO OUTROS JOVENS CHORROCHOENSES, SÃO COMPETENTES E CAPAZES, MAS NÃO SÃO VALORIZADOS.”


POLITICA- “ Ô SILENCIO QUE ME MATA”
Que silencio é esse da oposição meu povo? A oposição politica de Chorrochó que é comandada pelo ex-prefeito José Juvenal e o vereador Beto de Arnobio e hoje já conta com o apoio do vice-prefeito Paulo de Baião e do empresário João de Isac entre outros políticos. Esta deixando a situação desesperada, já pra arrancar os fios cabelos de muita gente. Até nós meros expectadores e eleitores,  estamos curiosos para saber o que tanto essa oposição politica de Chorrochó, esta traçando para o próximo período eleitoral que esta por vim. Sei que do dia 30 de junho não passa ou ate mesmo antes depende da situação.


FESTA DOS VAQUEIROS
Associação dos Vaqueiros de Chorrochó já se manifestou em relação à 26ª edição da Festa dos Vaqueiros que deve acontecer nos dias 26,27 e 28 de julho mesmo diante a grande seca que vem passando nossa região. A associação agora tem novo presidente é o senhor Irmá Cipriano que assumiu a presidência da A.S.V.A.C desde o mês de Março. Algumas pessoas de forma maldosa e criminosa andavam divulgando que esse ano não teria festa, então a A.S.V.A.C enviou um documento para todos veículos de comunicação de Chorrochó divulgando o calendário da 26ª Festa dos Vaqueiros. Mais só conseguimos ler a notícia em dois veículos de comunicação aqui no blog Chorrochó em foco e no blog de Juninho Chorrochó. O demais ainda não divulgaram, o motivo só os responsável podem esclarecer a população.


LIGEIRINHAS, LIGEIRINHAS!
A mãe de um prefeito não vota na candidata da família, quer votar na candidata boa das pesquisas ou num conterrâneo seu. O pau ta quebrando la dentro viu... e nos aqui só de bitucá!

A IMGEM DA SEMANA.



AGORA OS PREFEITOS VÃO TER QUE EXPLICAR E MUITO BEM EXPLICADO. AGORA É LEI, E TEM QUE SER COMPRIDA


A lei 12527/2011, a chamada Lei de Acesso à Informação, obriga órgãos públicos federais, estaduais e municipais (ministérios, estatais, governos estaduais, prefeituras, empresas públicas, autarquias etc.) a oferecer informações relacionadas às suas atividades a qualquer pessoa que solicitar os dados.

Foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (17) o decreto que regulamenta a nova Lei de Acesso à Informação, em vigor desde esta quarta no país.

A lei obriga órgãos públicos a prestarem informações sobre suas atividades a qualquer cidadão interessado. O projeto é de iniciativa do Executivo e vale para todo o serviço público do país.

Segundo o texto, os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal têm de "assegurar o direito de acesso à informação, proporcionado mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão".

O decreto diz que os órgãos e entidades "deverão implementar em seus sítios na internet seção específica para a divulgação das informações", como banners. "Qualquer pessoa, natural ou jurídica, poderá formular
pedido de acesso à informação. O pedido será apresentado em formulário padrão, disponibilizado em meio eletrônico e físico, no sítio na Internet e no Serviço de Informações
ao Cidadão dos órgãos e entidades."

Se o solicitante tiver negada a informação, poderá apresentar um recurso no prazo de dez dias.

Ainda de acordo com o decreto, "os órgãos e entidades deverão reavaliar as informações classificadas no grau ultrassecreto e secreto no prazo máximo de dois anos". Caso isso não seja feito no período, as informações serão "automaticamente desclassificadas".

O texto determina que, além das informações que podem ser solicitadas pelo público em geral, órgãos e entidades devem divulgar em seus sites informações sobre estrutura organizacional, programas e ações em desenvolvimento, repasses ou transferências de recursos financeiros, licitações realizadas e em andamento, remuneração e subsídios de postos públicos, incluinfo ajudas de custo ou jetons.

 fonte:g1

Bombardeamento de nuvens pode ser mais uma alternativa de convivência com a seca


Considerada não poluente, a indução de chuvas localizadas, que consiste em semear água nas nuvens com potencial para chuva e acelerar o processo natural precipitando-as, apresenta-se como alternativa para aliviar os prejuízos causados pelos baixos índices pluviométricos do Nordeste. Diante do atual cenário no Estado, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, reuniu-se nesta segunda-feira (14) com o diretor-geral do Inema, Júlio Mota, a diretora da empresa ModClima, Majory Imai, e presidentes de sindicatos rurais, buscando avançar na elaboração de um projeto-piloto, no valor de R$ 200 mil, para o mapeamento das regiões do Piemonte da Chapada Diamantina e Sudoeste.

“Não queremos criar uma falsa expectativa, mas é uma experiência que não podemos deixar de fazer num momento como esse”, explicou Salles, afirmando que se o projeto-piloto for bem sucedido, essa primeira etapa poderá avançar até o mês de setembro, e se resultados forem significativos poderá ser celebrado um contrato de um ano. A ModClima já operou na Bahia e afirma que existem condições muito boas para realizar um trabalho de sucesso de longo prazo.

O procedimento consiste na pulverização controlada de gotas através de aeronaves equipadas com tanques de 300 litros de água potável, que fazem as nuvens concentrar alto índice de umidade e gerar a chuva.

Inicialmente tendo como base de operações os municípios de Lençóis e Vitória da Conquista, o projeto deverá ser contratado com recursos das secretarias da Agricultura/SIR e do Meio Ambiente/Inema, e prevê 12 horas de vôos. Desenvolvida por brasileiros, a tecnologia é totalmente sustentável e ajuda a recuperar nascentes, melhorar os índices nos mananciais e sanar os problemas em sistemas de abastecimento.

“Vamos iniciar um projeto-piloto para mapear e conhecer a situação que deveremos enfrentar, podendo avançar para contratos de médio e longo prazo. A probabilidade de chover é de zero a 40%, porque estamos num momento extremamente adverso”, disse Majory Imai. A filha do engenheiro mecânico Takeshi Imai, responsável por desenvolver o experimento, explicou que a identificação das nuvens é feita com o auxílio de radares e imagens de satélites, lembrando que “as análises permitem identificar previamente o local onde a chuva deve cair”.

De acordo com o secretário da Agricultura, o período não é mais ideal para iniciar este processo, recomendado para o mês de outubro quando existem nuvens e há a potencialização das chuvas. “Mas nesse momento é importante tentar todas as alternativas possíveis para minimizar o efeito da seca”, disse.

Os presidentes das associações de produtores rurais dos municípios de Itaberaba e Marcionílio de Souza, Alfredo Bezerra e Hernandes Medrado Filho, saíram satisfeitos com a resposta ágil, objetiva e imediata do governo. “Com esta ação, o governo acata de imediato a sugestão de uma ferramenta tecnológica de ponta apresentada pela ONU com efeito de mitigação da desertificação global”, afirmou o presidente da Associação de Produtores Rurais de Marcionílio de Souza, Hernandes Medrado.

Tecnologia gera resultados

A tecnologia de chuva induzida surgiu em 2001 com o apoio da Empresa de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), com quem a empresa já realizou sete contratos para produzir chuvas sobre os mananciais do sistema Cantareira, em 300 mil hectares, e do sistema Alto Tietê, com 200 mil hectares, responsáveis pelo abastecimento de água para 20 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo.

A ModClima já atendeu a agricultores no Oeste da Bahia e Goiás (Posse, Correntina, Jaborandi), agricultores irrigantes em Mirorós, usineiros de cana de açúcar em Pernambuco, na Zona da Mata, agricultores de soja, arroz e silvicultores no Maranhão. Já realizou uma missão voluntária em benefício do Parque Nacional da Chapada Diamantina, atuando na prevenção de incêndios florestais.

“Acreditamos e defendemos a ideia de que se a tecnologia de produção de chuvas for utilizada de uma maneira estratégica e inteligente, ela pode se tornar uma ferramenta ímpar para ajudar o homem a gerenciar não apenas uma nova fonte de recurso hídrico, mas ser mais uma arma importante para promover chuvas em regiões que estão sendo extremamente castigadas pelo clima e pela seca”, afirma Majory Imai, diretora da empresa.

Fonte: Ascom Seagri Gustavo Rozário e Josalto Alves-9975.2354 3115.2794

quinta-feira, maio 17, 2012

GOVERNADOR DE PERNANBUCO DAR BOM EXEMPLO-EDUARDO QUER EVITAR USO “ELEITOREIRO” DE CARROS-PIPA DURANTE OPERAÇÃO SECA


Com informações de carlos britto
Preocupado em garantir a distribuição d’água para todos os municípios atingidos pela seca no estado, o governador Eduardo Campos assinou ontem (16) o decreto que divide a responsabilidade do monitoramento dos carros-pipa. Agora, caberá também aos conselhos de desenvolvimento dos municípios, ao Instituto Agrônomo de Pernambuco (IPA) e ao Exército Brasileiro a fiscalização e a definição das rotas que esses veículos de abastecimento vão fazer.
Antes, a atribuição cabia apenas à Secretaria Estadual de Agricultura. Com o aumento significativo no número de veículos contratados, fez-se necessária a divisão da tarefa. Para o governador, a medida aumenta a vigilância sobre o fornecimento emergencial de água e afasta qualquer tentativa de uso indevido dos carros-pipa neste ano eleitoral.
“Desse jeito que vamos fazer agora não tem mentira, não tem exploração política. Nós não estamos fazendo isso como um favor, mas como um direito que o povo pernambucano tem de receber do poder público, pelo menos, a água que está faltando”, disse.
Além da fiscalização humana, que será feita pelos conselhos, o governador anunciou que os 800 carros-pipa contratados pelo Estado serão equipados com aparelhos de GPS. Desses, 670 já estão rodando e outros 130 começaram a ser contratados ontem e serão incorporados à frota em breve. Para colocar o rastreamento eletrônico de pé, o Estado vai entregar um computador e uma impressora a cada um dos 184 conselhos municipais.
A cada 15 dias, os conselhos receberão um relatório do Comitê Integrado de Combate à Estiagem sobre a Operação Seca. “Todos os convênios que fizermos com os municípios, comunicaremos aos conselhos para que eles possam acompanhá-los”, completou Eduardo, que anunciou ainda a recuperação e instalação de 1.800 poços e 350 dessalinizadores e liberou R$ 4 milhões para pagamentos do Garantia-Safra para 112 mil agricultores.
A partir de hoje, as pessoas atingidas pela estiagem passam a contar também com um canal de esclarecimento sobre a situação atual de seus municípios. Através do 0800 281 2090, a população vai ter a oportunidade de tirar dúvidas ou registrar denúncias. O serviço funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h. Quem optar pela internet, basta acessar: www.agricultura.pe.gov.br/operacaoseca.
Investimentos
Durante a assinatura do decreto, coube ao Secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Alexandre Rebêlo, fazer uma explanação sobre o quadro atualizado das ações de convivência com o semiárido. “Nesses cinco anos já investimos R$ 1,8 bilhão nessa área (recursos hídricos). Isso equivale a quatro vezes o que foi investido lá atrás”, disse.
De acordo com os números atualizados da Codecipe, 86 municípios estão em Situação de Emergência, sendo 56 no Sertão, 29 no Agreste e um na Zona da Mata. Desses, 54 foram reconhecidos pela Defesa Civil Nacional.
Fonte/foto: SEI-PE)

Operadoras de telefonia celular terão que explicar péssimos serviços na Bahia

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual Pedro Tavares (PMDB), aprovou requerimento convidando os diretores das operadoras TIM, Oi, Vivo e Claro a prestar esclarecimentos sobre as falhas constantes nos serviços prestados aos baianos.
O requerimento foi apresentado pelo deputado Bruno Reis (PRP). Eles devem comparecer à comissão no próximo dia 30 de maio.
Virou rotina a gente ficar sem conseguir falar com ninguém durante mais de um dia porque, acredito, essas operadoras não estão conseguindo atender à demanda e prestar um serviço de boa qualidade. Queremos que as operadoras expliquem por que isso tem ocorrido com tanta frequência e que providências estão tomando para resolver o problema”, justificou Bruno Reis, que vai convidar um representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regulamenta o setor, para a reunião com os representantes das operadoras.
O deputado revelou ainda que vai ingressar com uma representação para que o Ministério Público Federal (MPF) também cobre das operadoras uma melhor qualidade na prestação dos serviços aos consumidores baianos.

fonte: carlos britto

terça-feira, maio 15, 2012

Gestores baianos participam da “Marcha dos Prefeitos” em Brasília e cobram mais agilidade no combate a secam rumo à Brasília por menos burocracia e mais agilidade no combate à seca

" O prefeito Delisio Oliveira foi um dos destaques na marcha dos prefeitos em Brasilia. Ele segurando a bandeira, o segundo da esqueda para direita, parabens ao Prefeito. juntos com os demais prefeitos bainos defendo os intereses não só de sua cidade como de toda região."


Mais de 100 prefeitos baianos participam da “15ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios”, que começa nesta terça-feira (15) e vai até o dia 17. A bandeira defendida pelos prefeitos é a desburocratização e agilidade para liberação dos recursos no combate aos efeitos da seca no Nordeste e especialmente na Bahia.
Nesta quarta-feira (16), os prefeitos têm encontro marcado com a bancada dos deputados e senadores baianos para tratar dessas e outras questões, como o piso nacional dos professores e a dificuldade em manter o limite de 54% de gastos com pessoal e obedecer às normas do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb).
Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), afirma que, “em 2011 conseguimos a aprovação dos royalties do petróleo no Senado e da Emenda 29 liberando recursos para saúde. Este ano vamos lutar pela agilidade na liberação dos recursos para combater os efeitos da seca e por medidas mais estruturantes por parte da União nesse contexto, pois a seca é algo que aflige o povo Nordestino todos os anos e que prejudica todo o país”.
No intuito de sensibilizar e mobilizar o planalto nacional, a UPB iniciará em Brasília uma campanha com faixas, outdoor e distribuição de material gráfico sobre os efeitos da seca na Bahia e medidas adotadas pela instituição, em parceria com instituições privadas, para ajudar o povo sertanejo a atravessar esta que já é a maior seca do estado nos últimos 47 anos. Até o momento 232 municípios baianos já decretaram situação de emergência, representando mais de 55% da população de todo o estado.

fonte: carlos britto

segunda-feira, maio 14, 2012

ELEIÇÃO CHEGANDO I AI... O VOTO VIRA MOEDA CORRENTE, VEJA O QUE DIZ ESSE COMUNICADOR, A PURA VERDADE


Em todo o processo eleitoral a história se repete. Muitos querem sempre tirar algum proveito. De um lado os pretensos candidatos em busca de votos. Diga-se de passagem, em busca de votos a todo o custo! Do outro, estão os eleitores, que por sua vez, acham que não devem ir às urnas apenas para exercer  a cidadania. Desta forma, o voto se transforma em moeda corrente. E logo aparecem os metidos a espertos e saem comprando voto por voto até conseguir ganhar a eleição.

 Quem pensa que todo este esquema asqueroso, repugnante e duentio funciona apenas no dia do pleito está enganado! A coisa é montada bem antes!!!! E é pior ainda no interior do Estado. O fato de um vereador,  prefeito, ou, mesmo uma liderança política qualquer ajudar a um "pobre de cristo" a seguir para o hospital numa ambulância do município, já é motivo pra se saber o nome da vítima e colocá-la numa lista com o número do título de eleitor. Já dando a entender que a viagem de ambulância a unidade hospitalar está condicionada a um voto nas eleições. É a chamada "indústria das ambulâncias". Gestores públicos que ao invés de cumprirem com as suas obrigações, iludem os moradores da cidade como se estivessem fazendo algo extraordinário. Não!!!! Levar você, meu amigo, de ambulância a um hospital ou clínica é obrigação do prefeito!!! Se receber o apoio de um vereador, é obrigação dele também!!! Essa conta você já paga com os seus impostos. É direito seu!!

 Você quer ver coisa é no atendimento do TRE, nos mais diversos locais de transferência de título eleitoral. Ah!!! Aí é que aparecem os espertalhões! Negociam o voto por qualquer coisa mesmo as eleições estando ainda tão longe. Oferecem de tudo! Até se prontificam a levar os eleitores aos cartórios. Prometem emprego, dinheiro, utensílios para o lar, enfim! Tudo para se apropriar daquele votinho transferido. Mas, e a justiça o que faz? Bom, pelo menos, nos municípios de Carmópolis, Japaratuba e Pirambu, a situação parece tomar um rumo diferente. Pois nestas cidades, a justiça já fez um levantamento onde aparecem cerca de 400 pessoas sob suspeita de fraude eleitoral. Gente que, no mínimo, estranhamente, decidiu mudar o domicílio eleitoral. Possivelmente, com a intenção de obter alguma vantagem dos pré-candidatos interessados. As declarações foram feitas pelo próprio juiz eleitoral da região, Rinaldo Salvino Nascimento, onde afirma que, se comprovadas as denúncias, podem resultar em prisão. Mas, prisão de quem? Do corruptor ou do corrompido? Pois é, na maioria das vezes é o eleitor quem leva a pior. E pra quem não acredita nessa possibilidade é melhor não pagar pra ver, pois, este mesmo magistrado já condenou um eleitor em Canindé de São Franciscon a 4 anos e meio de prisão.

 Mesmo sob o risco de ir ou não pra cadeia, o eleitor deve pensar bem qual futuro ele quer para ele e pros filhos? E mais! Este mesmo corrupto que compra o seu voto não terá compromisso com a sua cidade. Quando você for em busca de ajuda ele certamente vai virar as costas. Mas, antes, seguramente, vai lhe dizer: não lhe devo nada! O seu voto eu já comprei.

 Pense nisso!



Fonte: blog do EVENILSON SANTANA*
Radialista, Administrador. Gestor em Comunicação Empresarial e Especialista em Marketing.

sexta-feira, maio 11, 2012

A MELHOR FESTA DO SERTÃO BAIANO VEM AI...

26ª FESTA DOS VAQUEIROS
CHORROCHÓ/BAHIA
27, 28 E 29 DE JULHO DE 2012.





REALIZAÇÃO:





26ª FESTA DOS VAQUEIROS DE CHORROCHÓ,
DE 27 A 29 DE JULHO 2012.


COMEÇARAM OS PREPARATIVOS PARA A TÃO ESPERADA FESTA DOS VAQUEIROS DE CHORROCHÓ-BA,A MAIOR MANIFESTAÇÃO CULTURAL DO NOSSO MUNICÍPIO, REALIZADA PELA ASSOCIAÇÃO DOS VAQUEIROS, QUE SEMPRE É COMPROMETIDA COM A VALORIZAÇÃO DO VAQUEIRO.


Há 26 anos vaqueiros de Chorrochó e toda região do sertão baiano e pernambucano se reúnem no último final de semana de julho em Chorrochó para celebrarem a fé e suas crenças, demostrando que estão vivos e ainda vivem a vida de vaqueiro superando as secas, unidos pela força do orgulho da profissão de vaqueiro e pelos laços da fidelidade que dura ao longo do tempo, onde compartilham juntos momentos de alegrias, companheirismo e determinação para suportarem os tropeços da vida árdua do campo com grandes estiagens.
A Associação dos Vaqueiros tem como objetivo promover a Festa dos Vaqueiros para fomentar e executar ações que contribuam para manter viva a memória cultural popular relacionada ao uso de costumes e tradições da diversidade cultural do município, com a promoção de arte, do artesanato, da prática de esporte, do desenvolvimento artístico e em defesa da conservação do Patrimônio Histórico Imaterial da memória do vaqueiro.

JUSTIFICATICA POR CONTA DA SECA

Algumas Prefeituras estão cancelando o São João e Festas por conta do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que enviou uma recomendação a todas as cidades que estão sofrendo com a seca no sertão, ou seja, aquelas em estado de emergência, para que não ocorra Festas e São João, por que se a Prefeitura decretou estado de emergência e esta financiando festas por que não pega o dinheiro da festa e combate a seca já que é sua obrigação.

Esse não é o caso da festa dos vaqueiros de chorrochó, promovida pela associação dos vaqueiros, POIS ELA É TOTALMENTE INDEPENDENTE DE CONTRIBUIÇÃO DA PREFEITURA DE CHORROCHÓ, que decretou estado de emergência, A PREFEITURA A 07 ( SETE ANOS) NÃO VEM CONTRIBUINDO PARA REALIZAÇÃO DA FESTA, que por sua vez conta com o apoio dos próprios vaqueiros, amigos ,empresário, e do Governo do Estado.

Esse ano não vai ser diferente por conta da seca devemos realizar a Festa dos Vaqueiros, para que os visitantes deixem valores em nosso comércio que ultimamente anda sofrendo também o impacto da seca com redução de vendas.Sabemos que com a estiagem prolongada os animais como os cavalos estão magros e fracos, mas vamos fazer o possível para fazer um Desfile Gracioso e uma Missa com fé, pedindo apelo a Deus pela chuva.

Estamos fechando as atrações, em breve divulgaremos, vamos fazer o possível para trazer as bandas que agradam o nosso público.

Essencialmente o evento vai desenvolver a maior atividade econômica e turística do município promovendo cada vez mais uma divulgação positiva de uma cidade que tem uns dos mais baixos IDH- Índice de Desenvolvimento Humano da Bahia. Além dos valores expressivos que os visitantes deixam no local.

Aumentar o fluxo financeiro do comércio local é também prioridade do evento, como das pessoas que esperam o ano todo por uma renda extra a exemplo:

·         OS BARRAQUEIROS do Parque dos Vaqueiros,que a mais de 20 anos são as mesmas famílias que tem essa oportunidade, para somar um renda extra com venda de bebidas e comidas.
·         BARES RESTAURANTES E BARRACAS DE LANCHES,ficam lotados de consumidores, localizado nas avenidas da cidade.
·         OS PEDREIROS E SERVENTES, quase todo mundo faz um tipo de reforma em suas residências ou comércionessa época, a fim de receber os visitantes.
·         MATERIAL DE CONSTRUÇÃO, sempre que há reforma existe a venda do material de construção.
·         HOTEIS E POUSADAS LOCAL E REGIONAL,o hotel e pousada de nossa cidade não comporta nosso visitantes sendo necessário acomodá-los nas cidades vizinhas, onde conclui um renda total das reservas.
·         MERCADOS, com o aumento da venda em geral. 
·         AÇOUGUE E MARCHANTES, é muita grande a venda de carne nessa época, sejam caprinos, ovinos, aves, ou suínos, é uma oportunidade de venda dos produtores rurais.
·         LOJAS DE ROUPAS e BANCAS DE FEIRA, que vendem o mês todo na expectativa da chegada da festa.
·         GERAÇÃO DE MAIS 200 EMPREGOS DIRETOS PELA ASSOCIAÇÃO DOS VAQUEIROS,contratamos mais de 200 pessoas para suporte geral na organização da festa, pessoas da limpeza, cozinheiras, eletricista, porteiro, segurança, pedreiro, motorista, camareira, divulgador, confecção de premiação, mão de obra e serviços gerais.


QUEM DE CHORROCHÓ NÃO SE PEGOU EM UMA SITUAÇÃO DESSAS? , TRABALHANDO, REFORMAND, COMPRANDO, SE EMOCIONANDO E SE DIVERTIDOS NESSA FESTA.É UMA CONJUNTURA SÓ.
ÀS VEZES PARAMOS PARA VISUALIZAR OS TRÊS DIAS DA FESTA E NÃO ANALISAMOS A IMPORTÂNCIA QUE O EVENTO NOS PROPORCIONA, FILHOS DE CHORROCHÓ DEVEMOS NOS ORGULHAR E SEMPRE APOIAR, PARA QUE NUNCA PERMITAM QUE NINGUÉMPOSSA SER CONTRA OU ATRAPALHAR ESSE PATRIMÔNIO CULTURAL DOS CHORROCHOENSES.

Texto: Associação dos Vaqueiros de Chorrochó- ASVAC

AS RAPIDINHAS DA SEMANA! FIRMES E FORTE.


OLHE O PASSARINHO!OLHE O FLASH!CLIC,CLIC! CUIDADO COM OS PAPARAZZO DA POLITICA.
Pois é, tem cabo eleitoral por ai que não cansa de tirar fotos de políticos e não políticos. Ele chega aos povoados já clicando sem nem saber se a pessoa autoriza que tira sua foto, é uma ousadia tremenda. E ainda sai espalhando que o politico esta apoiando seu grupo, pode! Tem mais, colocar as fotos nas redes sociais e no site oficial prefeitura de sua cidade para demostrar que todos os políticos ali presentes estão apoiando seu candidato(a), pior que entre alguns desses políticos fotografados, eles até o momento não estão apoiando ninguém ou estão e ninguém esta sabendo ainda, só garanto que não é o candidato(a) do paparazzo.
SECA, MUITAS FESTAS E EVENTOS PODEM SER CANCELADOS OU NÃO!
É a seca está braba amigos. Emuitos eventos e festas tradicionais estão sendo canceladas devido a esse fenômeno. Em nossa região, por exemplo, temos grandes festas a começa por Abaré que tem a tradicional festa de santo Antônio, Macururé e Rodelas o São João e Chorrochó a Festa dos vaqueiros, apesar de não ter apoio da Prefeitura. Mais há dois anos a prefeitura de Chorrochó vem apoiando um evento paralelo a festa dos Vaqueiros, cujo o nome é “Chapéu de Couro” símbolo dos sertanejos, que vem sofrendo com a seca. Qual será atitude do prefeito Humberto diante esse fato, apoia ou não apoia essa festa novamente?
 Sabemos que algumas dessas cidades não decretaram estado de emergência, mais vale a necessidade do povo e a carência de agua em todo região do que festas! Um bom exemplo deu o prefeito Gustavo Caribe da cidade de Belém do são Francisco do estado vizinho de Pernambuco. Que no ultimo dia 7 realizou uma pequena festa para comemorar o aniversario da cidade e explicou porque não colocou atrações a níveis nacionais, como já é de costume as festas realizadas pelo prefeito. Explicou o Prefeito Gustavo, que foidevido a forte seca que esta na região. Vamos ver agora qual vai ser a atitude dos prefeitos de nossa região, gastar com a seca ou com as festas.
PEROLAS DA POLITICA.
Uma pessoacomentou ao blog “ tenho muita vontade de ajudar o povo de minha terra. Hoje tenho condições porque trabalhei muito, minha fonte só  secará quando eu morrer, pois se trata de uma fonte licita. E vejo que minha cidade onde nasci esta doente, infectada por poderosos que cresceram na vida através do dinheiro publico. Dinheiro este, que se tornou dinheiro ilícito. Tenho fé no Senhor do Bonfim de ver minha cidade com saúde e forte nos próximos anos” concordo com o cidadão.
SÃO PAULO, NÃO É TUDO O QUE VEMOS NA MIDIA.
Em uma vista a terra da garoa, a maior cidade do Brasil, São Paulo. Fiquei impressionado com o que vir. Para ser mais especifico, não só em são Paulo mais como em todas as cidades metropolitana ao redor da grande da “sampa”. Observei que, como em toda grande cidade tem seus problemas sociais, mais por traz dessas dificuldades que passa as cidades populosas
Existe muita coisa boa e bonita dê se ver e curtir. Infelizmente a grande mídia só divulga o que dar audiência, que são, as noticias ruins.Em toda grande são Paulo existem ótimos restaurantes e bares, grandes e bons shoppings, lojas diversas para todos os gostos entre outros entretenimentos que só vendo para comprovar. Não posso falar que seja uma cidade boa de morar, mas pelos menos para passear, é uma excelente opção.
SANEAMENTO BASICO VOCÊ TEM ESSE DIREITO.
Você sofre com falta de saneamento básico em sua rua com esgotos a céu aberto, foças entupidas e muito mais! Sua paciência chega ao limite, então você logo que resolver com suas próprias mãos esse problema que tanto te incomoda.  Começar a fazer gastos com a compra dematerial de encanação pagando do próprio bolso,  paga a um profissional de encanação para fazer o serviço e tudo mais! Agora, você sabia que se você quiser pode pedir a prefeitura de sua cidade para fazer isso sem custo nenhum?  E caso a prefeitura não queira fazer, você pode fazer com seu dinheiro e depois entra na justiça pedido ressarcimento do valor gasto na obra e ainda danos morais. Você não sabia disso né? Pois procure seu direito cidadão à justiça esta ai para isso, é lei e tem que ser cumprida.

A IMAGEM DA SEMANA

quinta-feira, maio 10, 2012

A seca e os “festejos” dos prefeitos


O blog não tocará no mérito do problema da seca no Nordeste. Este já é relatado e contando a dezenas de anos por boa parte da imprensa do país.  Tudo bem que a seca no Nordeste é um fenômeno climático, mas o problema é que milhões e milhões são gastos por todos os governos e o nordestino não consegue conviver anualmente com a seca. Essa é a questão crucial. A convivência natural com um fenômeno climático como ocorre em outros países onde a água é escassa.

 O blog alerta os Ministérios Público Federal e Estadual para barrarem antecipadamente os festejos juninos em diversos municípios do interior onde a população passa por sérios problemas devido a seca. Não é justo parte da população está passando necessidades, recebendo água precariamente, através de carros pipas e a prefeitura realizar os festejos juninos com a desculpa que é tradição.

 Tem melhor desculpa do que a tradição da seca? Por culpa da inoperância da classe política? Ou preferem a política do pão e circo, principalmente em ano eleitoral?

 O castigo atualmente não é mais da natureza, mas da classe política que não respeita o sertanejo.

 Na Bahia alguns municípios já cancelaram os festejos juninos, outros estão reduzindo significativamente os shows, que terão apenas atrações locais. E em Sergipe, onde vários prefeitos cobram ajuda dos governos federal e estadual para combater a seca? Todos vão manter suas programações com shows caros?

 O blog faz um apelo para que o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual façam a sua parte neste momento. Façam o alerta a todos os prefeitos que decretaram estado de emergência devido a seca.

 É uma falta de respeito com a população e um  “tapa na cara” das autoridades que devem fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, alguns prefeitos da região da seca insistirem em realizar grandes festas juninas.

 Enquanto o povo sofre com a seca, alguns comemoram seus “festejos”.

 Quem quiser que vista a carapuça, se tiver coragem....

Pauta interessante para a imprensa.
Uma boa pauta para a imprensa é realizar um apanhado com todos os prefeitos que decretaram estado de emergência por conta da seca. E saber quais deles ainda farão os festejos juninos com grandes atrações. Com pouco custo pode-se realizar shows com atrações locais e ponto final.

fonte: claudio nunes
adapdtação:chorrochoemfoco
imagens:google

quarta-feira, maio 09, 2012

ELEIÇÕES 2012- NOVA GLORIA-BA

a última terça-feira, 08, no uso da tribuna da Câmara Municipal de Glória, o líder do PT na casa, Vereador Valério José, leu um documento oficial que foi enviado ao Gabinete da prefeita Ena Vilma Negromonte (PP), onde reiterava a posição do seu partido em manter a indicação do nome de José Cícero para assumir a pasta da educação municipal.
Como existe uma rejeição por parte do executivo local pelo nome de José Cícero, por ser uma indicação do Vereador Valério José, desafeto declarado da prefeita Ena Vilma, o executivo sinaliza ter um nome para a secretaria que é do PP. Como é quase certo que a prefeita não vai aceitar o nome indicado por Valério, surge um impasse entre os partidos, PT e PP, e por conta disso, existe a possibilidade do PT lançar candidatura própria para prefeito no município de Glória. Ai serão três candidatos; Vavá Ferraz (PMDB), um do PT e a atual prefeita Ena Vilma (PP).

Vavá Ferraz (PMDB)
Comenta-se no município de Glória, que o pré- candidato a prefeito Vavá Ferraz, tem uma aceitação popular muito forte na área rural daquele município, principalmente nas agrovilas, devido a um trabalho que vem sendo realizado junto as comunidades há muitos anos. E Vilma, a esposa do ex-prefeito Policarpo, que é pré candidata a vereadora, também é detentora de uma boa densidade de votos na área rural e urbana de Glória. Como os dois pré candidatos são do PMDB, presume-se que a somatória dos votos de Vavá e Vilma, vai influir para que haja uma aproximação do PT com o PMDB, surgindo uma composição de chapa para disputar as eleições de outubro de 2012. Membros do PT de Glória afirmam que a reeleição de Ena Vilma Negromonte fica comprometida se o PT não apoiá-la.
Fonte:pauloafonsonoticias


terça-feira, maio 08, 2012

SÃO JOÃO AMEAÇADO POR CAUSA DA SECA

Em caso de gastos excessivos, dos os municípios atingidos pela seca, o TCM vai acionar o MP para tomar medidas cabíveis, multar o prefeito ou mandá-lo devolver o dinheiro.

Estado de Emergência – Os efeitos da forte estiagem de 2012 começam a ficar cada vez mais evidentes e, cerca de 200 municípios da Bahia, já enfrentam o espectro da seca, que já é reconhecida como uma das piores da história.

Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte da prefeitura  de Paulo Afonso, José Jânio Soares, o município de Paulo Afonso faz parte das cidades que decretou Estado de Emergência, devido a seca, os tradicionais e tão esperados festejos juninos, com a presença de bandas e artistas famosos, estão ameaçados, já que o Tribunal de Contas dos Municípios enviou uma recomendação a todos as cidades que estão em Estado de Emergência para não se realizar o São João com gastos excessivos. Caso isso ocorra, o TCM vai acionar o Ministério Público da Bahia (MP) para tomar medidas cabíveis.O TCM poderá multar o prefeito ou mandá-lo devolver o dinheiro.
O presidente do TCM, Paulo Maracajá, determinou que os inspetores regionais do órgão fiscalizem de forma rigorosa para “apurar se os municípios atingidos pela seca estão promovendo gastos excessivos nos tais festejos”.
“A situação é grave, estamos atentos as recomendações do Tribunal de Contas, também da UPB (União dos Municípios da Bahia). Não vivemos uma situação como essa há 45 anos. Caso não chova nos próximos dias, a realização do São João de Paulo Afonso terá que sofrer algumas modificações, ou ficará praticamente inviável”, lamentou Janinho.
Essa tendência poderá ser seguida por diversos prefeitos da região, que, infelizmente, terão que desagradar as suas populações e alterar a programação dos festejos, numa atitude de bom senso e de solidariedade ao sofrimento do homem do campo, que se vê diante da estiagem mais cruel dos últimos anos.

fonte:frente de midia