sexta-feira, março 01, 2013

AS TRADIÇÕES DE CHORROCHÓ, O QUE FAZER PARA MANTÊ-LAS?


BLOG IRÁ FAZER UMA SÉRIE DE MATÉRIAS FALANDO SOBRE O POSSIVEL FIM DE ALGUMAS TRADIÇÕES DE CHORROCHO, DESTE DA CULTURA AOS BENS MATERIAS. HOJE COMEÇAREMOS FALANDO DOS ANTIGOS PRÉDIOS E DA DANÇA DE SÃO DE GONÇALO.
 
 
Redação Chorrochoemfoco,Eloy Netto
O município de Chorrochó conta ainda, com vários bens matérias históricos, a exemplo de varias casas na Rua Pioneiro próximo ao Fórum da cidade,, a exemplo de varias casas na Rua Pioneiro próximo ao Fórum da cidade, o antigo Colégio Cenecista São José, o Mercado Publico, a Praça do Cruzeiro, o prédio do Correios, o prédio da Prefeitura e é claro, a igreja do Senhor do Bonfim construída por Antônio Conselheiro. Bens estes, que não tem nenhum tipo de preservação, uns ate já estão comprometidos pelo desgaste do tempo. Sujem boatos que algumas pessoa já pensão em  destrui-los, sabendo-o essas pessoas ou não, que se destruírem alguns desses históricos bem publico, estarão destruindo um pedaço da linda historia de Chorrochó! Então, porque não conservá-los? Mais além dos tradicionais prédios e casas que fazem parte da memoria de Chorrochó, existem também outras tradições folclóricas e culturais em Chorrochó, a exemplo da dança de São Gonçalo.
 
 
 

 A dança de são Gonçalo era conhecida com uma dança erótica, e hoje só tem o aspecto religioso. As “voltas” ou “rodas” são desenvolvidas com os violeiros cantando, a duas vozes, viva a São Gonçalo, enquanto dançarinos, sapateando na fileira em ritmo sincopado, dirigem-se em dupla até o altar, beijam o santo, fazem genuflexão e saem sem dar as costas para o altar, ocupando os últimos lugares de suas fileiras. Cada roda pode durar de 40 minutos a 2 ou 3 horas, dependendo do número de dançadores. Dependendo das promessas são dançadas 06,12 ou ate 24 rodas.
 

E pelo que sabemos, são poucos os violeiros que sabem tocar nas rodas de São Gonçalo. Em Chorrochó, por exemplo, só temos conhecimento que os senhores Fausto, Benigno e seu Joãozinho do Mulungu e Dona Zefinha que não tem mais condições fisica de tocar pela sua idade. Esses me parece, são os únicos violeiros que sabem tocar o ritmo das rodas de São Gonçalo. Então fica a pergunta, será se além dos violeiros citados acima, existe mais alguém que saiba tocar as musicas de São Gonçalo? Se não existir, essa é mais uma tradição que faz parte de nossa historia que esta ameaçada em nosso município e região.

Como fim de uma tradição cultural chorrochoense, podemos citar um grande exemplo, o Reisado do povoado Caraíbas, que deixou de existir por falta de incentivo! Esperamos uma atenção especial da àqueles que se dizem “donos do povoado” que resgatem essa tradição e mantenham as que existem vivas, o povo agradece!

Colaboração professora Neusa Menezes.

Nenhum comentário: