terça-feira, março 12, 2013

DANDO VALOR A CULTURA DE SEU MUNICIPIO. OU ATE, DANDO VALOR A CULTURA NORDESTINA!



Que Salgueiro é uma cidade festiva e valoriza as raízes culturais ninguém tem dúvidas. Quando se trata das manifestações do calendário anual, o governo municipal tem aberto espaço para os artistas e produções alinhados, principalmente, com a cultura nordestina através de seus aparelhos socioculturais e das parcerias, como a Casa do Sanfoneiro inaugurada ano passado com o intuito de valorizar o artista local e o instrumentista da sanfona. Vários artistas da sanfona já passaram pela casa mostrando seu talento a exemplo de Antônio da Mutuca, Epitácio Pessoa, Danilo Pernambucano, entre outros.
 
 
Um dos pontos altos do espaço foi a virada do forró, em dezembro passado, que culminou com as comemorações em torno do centenário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Com sucesso, o evento atraiu visitantes da cidade e de outras localidades da região. A Casa do Sanfoneiro foi montada pela Prefeitura em parceria com a Associação de Sanfoneiro de Salgueiro (ASS). A cada sábado, sempre a partir das 21h, as instalações da Casa do Sanfoneiro - que fica no pátio da antiga estação ferroviária, continua recebendo amantes do autêntico forró pé de serra e suas vertentes.
 
O espaço interno e externo da casa conta com uma vila cenográfica, alpendre, cerca e mesas ao ar livre. O aposentado Manoel Francisco Costa Parente, 67 anos, é um dos frequentadores assíduos da casa abre suas portas que os artistas mostrem seu talento e o público possa se divertir. “O público começou tímido porque era novidade. No começo só vinham eu e outros amigos aposentados, mas agora não tem um sábado que não lote. Aqui é uma festa coletiva. Tá ficando até apertado pra se dançar, mas é um lugar muito bom que nos garante música nordestina”, disse o aposentado, apontando o espaço surgiu num grande momento para a cultura local.
 
 
A estudante Emanuella Costa Oliveira, 27, foi uma das visitantes que conheceu a Casa na virada do forró realizada em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, em dezembro do ano passado. “Antes da virada só conhecia a Casa por nome, pois pensava que era freqüentada só por pessoas idosas, quando estive na virada fiquem encantada com a decoração, um espaço agradável, e vi que não era só jovens que freqüentava, tinha pessoas de todas as idades, e desde então todos os sábados minhas amigas e eu estamos aqui”, disse a estudante.
Fonte: PM Salgueiro-PE

Nenhum comentário: