quinta-feira, março 21, 2013

NA SEMANA EM QUE SE COMEMORA O "DIA DA AGUA". O BLOG PUBLICA MATÉRIAS REFERENTE AO NOSSO “AMEAÇADO” RIO SÃO FRANCISCO, DE ONDE BEBEMOS, LAVAMOS, APRECIAMOS E NÃO CUIDAMOS! VEJA A MATÉRIA DE UM GRANDE POLITICO QUE CONHECE COMO NINGUÉM, OS PROBLEMAS VELHO CHICO, E QUE TEM GRANDES SUGESTÕES PARA SALVAR NOSSA FONTE ÚNICA, DE AGUA POTÁVEL!



Grande conhecedor dos problemas decorrentes da seca no Nordeste e defensor do Rio São Francisco, inclusive com livros publicados a esse respeito, o Ex-governador de Sergipe e atual prefeito Aracaju João Alves Filho, participou de uma palestra na IX Semana da Água com o tema "Água, o tesouro do Sertão", na cidade de Canindé do São Francisco- SE. Além da presença de algumas autoridades, foram convidados também os  alunos de escolas públicas e a população da região que  tomaram conhecimento da atual situação do "Velho Chico" e de soluções para revitalizá-lo.
O Brasil detém 12% da água doce superficial do planeta e cerca de 80% dela encontra-se na Amazônia. O Nordeste brasileiro detém 3% desse valor total, sendo que 2/3 desse montante está na bacia do Rio São Francisco. Não é de se espantar que a transposição do rio, projeto de autoria do Governo Federal, seja tão polêmica e considerada um crime contra a população não apenas do nordeste, mas também mundial, já que o conhecido Velho Chico encontra-se na UTI, podendo morrer a qualquer momento. 


Dados publicados na Folha de São Paulo concedidos pela equipe técnica contratada pelo presidente da República à época, comprovaram que, na situação em que o São Francisco se encontra, a morte do rio chegará no máximo em quatro anos. "Infelizmente essa entrevista não causou uma comoção nacional, porque o Nordeste brasileiro tem sido o filho abandonado desse país", disse João Alves.

Durante a palestra, o prefeito de Aracaju demonstrou com embasamento técnico e imagens antigas e atuais, a preocupante situação do Rio São Francisco e seu estado degradante provocado pelo assoreamento, pela seca e pelos despejos de esgoto ao longo de sua extensão. "A escassez de água no mundo é tida como o maior problema da humanidade. A situação do Rio São Francisco é dramática. Lamentavelmente eu acertei no prognóstico do rio, e fico muito triste por isso. A foz do "Velho Chico" indica que ele está morrendo. Sua localidade compreende os Estados de Sergipe e Alagoas e as principais adutoras que abastecem os sergipanos e 100% do abastecimento da população sertaneja vêm da foz. Isso significa dizer que nossa capital e os municípios de nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros são abastecidos pelo Rio São Francisco. Pensar na morte desse rio é algo estarrecedor. Venho estudando sobre esse assusto há muitas décadas, inclusive os grandes rios do mundo que morreram. A extinção do "Velho Chico" significa dizer que mais de 400 mil aracajuanos ficarão sem água juntamente com a população da Barra dos Coqueiros e de Nossa Senhora do Socorro", informou João Alves enfatizando ainda que o número de pessoas sem água chegará a mais de um milhão.

João Alves levou à população não apenas o estado deprimente em que se encontra o rio, mas também soluções para a revitalização do São Francisco e do abastecimento de água no nordeste brasileiro, consideradas baratas e de fácil resolução. "Trouxemos meios de salvar o rio em vários aspectos. Durante o carnaval visitamos o São Francisco com o maior especialista das Américas, responsável pela revitalização de 500 km do rio das Velhas em Minas Gerais, que é o maior afluente do Rio São Francisco com 800 km de extensão. Antigamente, esse rio era considerado um esgoto a céu aberto. Mostrei fotos de peixes enormes que foram pescados e do governador da época, Aécio Neves, tomando banho no rio, depois da execução do projeto". 

"Fizemos um projeto que está completo. A revitalização do rio é possível e sem custos para o Governo Federal, da mesma forma que Roosevelt fez com o rio Tennessee nos Estados Unidos. Criaremos ainda com isso, uma grande fronteira agrícola em áreas irrigadas, especialmente nos estados de Minas e da Bahia".
O prefeito de Aracaju recebeu das mãos do prefeito de Canindé de São Francisco, pastor Heleno Silva, uma homenagem pela participação na IX Semana da Água e pela atuação em benefício do Rio São Francisco. Pastor Heleno ainda parabenizou João Alves pela palestra e destacou a importância do prefeito de Aracaju na luta a favor do "Velho Chico". "É com muita satisfação que recebo o prefeito João Alves para essa explicação sobre a importância da água para o mundo e em especial para o semiárido. Dr. João é um estudioso e grande conhecedor desse assunto e nos trouxe dados, experiências e projetos que podem ser realizados na região. Ele veio engrandecer muito a IX Semana da Água trazendo seus conhecimentos para a nossa gente".

Fonte: Site da Prefeitura de Aracaju-SE


Nenhum comentário: