quinta-feira, março 14, 2013

PAULO AFONSO GANHA CAMPUS DA UNIVASF E CURSO DE MEDICINA


A partir desta quinta-feira, 14 de março de 2013, o Município de Paulo Afonso, passou a integrar o conjunto de cidades nordestinas que sediam o campus da UNIVASF, com a implantação do curso de medicina, com 40 vagas iniciais. O terreno para a construção do Campus foi doado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), bem como as instalações do Hospital Nair Alves de Souza, onde serão desenvolvidas todas as atividades práticas do curso.

De acordo com o prefeito Anilton Bastos, a universidade será motivo de orgulho a todos os pauloafonsinos e aos que lutaram para que esse sonho fosse realizado. “Esse é um momento de muita emoção para todos nós, quando estamos anunciando a instalação da UNIVASF, um esforço conjunto dos deputados Josias Gomes e Paulo Rangel; da CHESF e do o reitor da instituição, Julianeli Tolentino de Lima e da Prefeitura, mas quem vai lucrar mesmo com a vinda do curso de medicina e de muitos outros que virão posteriormente é a população de Paulo Afonso e da Região, que está de parabéns por essa conquista, que representa a realização de um sonho que só foi possível com a participação de pessoas realmente comprometidas com o progresso de nossa cidade”, disse o prefeito.

A solenidade de lançamento do Campus da UNIVASF em Paulo Afonso reuniu centenas de pessoas no Sal Torrado e contou com as presenças de várias autoridades e políticos locais e da região, como o representante do governador, secretário estadual da Casa Civil, Ruy Costa , o deputado federal, Josias Gomes e o deputado estadual, Paulo Rangel (PT); o deputado estadual do PP Mário Júnior, a deputada do PT Fátima Nunes, o reitor da instituição, Julianeli Tolentino de Lima; o prefeito Anilton Bastos Pereira; o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra; a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira; a secretária de Educação do Município, Selma Carvalho de Siqueira; o Gerente da DIREC 10, professor Marcos; o Diretor do IFBA, professor Arlênio de Jesus; professores das redes municipal, estadual e particular, universitários, representantes da CHESF, comerciantes, vereadores e secretários municipais.

A área que foi doada à universidade mede cerca de 100.000m², e conforme cronograma estabelecido pela Univasf, o processo de licitação para seleção da empresa para execução das obras ocorrerá ainda este ano. Além de salas de aula, laboratórios, biblioteca e setores administrativos, o projeto concebe infraestrutura urbanística e paisagística, equipamentos de apoio que incluem centro de convivência e de serviços que serão oferecidos dentro do campus. Além dos recursos destinados às instalações físicas, inicialmente de R$ 14 milhões, também está pactuado com o MEC o provimento de 90 vagas para concurso público, visando à contratação de 60 docentes e 30 técnicos-administrativos de nível médio e superior.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) é uma instituição de ensino superior, vinculada ao Ministério da Educação, criada pela Lei nº 10.473 de 27 de junho de 2002, com sede na cidade pernambucana de Petrolina. Sua missão é ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, tendo como referências o semiárido nordestino e o Vale do Rio São Francisco de acordo com a Lei Complementar nº 113 de 19 de setembro de 2001.
Fonte: Panoticias

Nenhum comentário: