terça-feira, março 26, 2013

REALIDADE! A DURA REALIDADE DA SECA DO NORDESTE, CADE VOCÊ MÍDIA NACIONAL?



Considera-se que a seca que assola o Nordeste, em especial o semiárido baiano, é a maior dos últimos 60 anos. Metade do rebanho baiano já morreu, e o sertanejo paga um pesado preço pela ausência de ações mais efetivas para minorar a situação, já que resolvê-la é impossível. O governo do estado não pensa assim. Acha que já fez muito. Mas não é isso o que as entidades, como a da Agricultura, entendem,  nem, muito menos, os especialistas na questão. Esta seca que maltrata o sertão, que atinge os rebanhos, e penaliza o sertanejo, ainda deve continuar por todo o ano, já que a temporada de chuvas, que não aconteceram, termina agora em abril. O dinheiro que a SUDENE deveria enviar está preso no emaranhado burocrático. E aí? O passivo que está no colo de Jaques Wagner para ele embalar, não vem de agora, mas também de outros governos. Seria necessário que se elaborassem projetos estruturantes para a perenização dos rios e construção de barragens que minorassem situações como a que no momento se observa. O Ceará cuidou desta questão preventivamente. Daí não estar a sofrer como acontece na Bahia. É pena, mas a verdade é esta.


Eloy Netto.
Pegando o gancho de Samuel celestino, do texto a cima, vemos também uma mídia ausente na forma de divulgar imagens, debater o assunto, mostrar gráficos, ver onde os problemas da seca foram amenizados com ideias e projetos, em fim, mostra o foco do problema no semiárido. Não  só o semiárido da Bahia, mais como um todo do nordeste. Pois vemos e ouvimos, quando infelizmente acontecem as catástrofes da natureza em outras regiões do pais, e a mídia em massa, divulga e pede a contribuição de todos os brasileiro para ajudar os que estão precisando de alguma ajuda tipo, agua mineral, agasalhos, roupas, calçados entre outro tipo de ajuda. Pois bem, e os Nordestinos com sua humildade e modéstia e de sentimento fraterno, são os primeiros a contribuir com os irmãos de outras regiões que necessitam.


E hoje quem precisa de ajuda somos nos nordestinos, e nada vemos tanto da mídia nacional, como dos irmãos de outras regiões nenhuma pequena mobilizações em prol dos irmãos nordestinos! É claro que não existe morte de pessoas por causa da seca mais existe morte dos animais que são a fonte de renda da maioria dos nordestinos, e não são poucas as mortes já passam de milhões de mortes dos bovinos, caprinos e ovinos. Existem desabrigados? Sim, quantos irmãos não estão abandonando suas fazendas, sítios comunidades na zona rural devido a falta de agua e de comida! E nada de mobilização da mídia! A, mais temos que cobrar também dos governos, federal, estadual e Municipal, desses ai só esperemos migalha esmola, eles não pensam em resolver o problema, e sim, prolongar, como prolongar? Dando uma cisterna que é pouquíssima abastecida de carros pipas com agua sem tratamento, já inventaram uma “bolsa”($), tem ate governo estadual dando suco de laranja! Que ridículo! E nem quero falar da transposição, pra mim ali é um grande elefante branco! O povo quer ações de verdade, ações concretas senhores! O povo está passando cede e fome vendo sua fonte de renda morrer em seus braços! Alguns políticos devem dizer “não somos Deus para fazer chover!” não mesmo, mais vocês têm o dinheiro e o poder! onde por exemplo falando de meu município onde tenho conhecimento, poderia  se fazer um canal levando agua do rio são Francisco ate Várzea da ema e adjacência, quantas famílias não seriam beneficiadas? Vou dizer quantas, mais ou menos 5 mil eleitores, pouco pra um investimento de milhões de reais, para o governo federal e estadual! Eles só investem muito, (Real) onde tem muito voto, por isso que esse problema da seca sempre vai ter, e sempre vai ter as esmolas dos governos! Para comprovar esse desinteresse dos governo citamos outro grande exemplo  com  problemas das catástrofes naturais, no Rio de janeiro. Segundo um grande e experiente Jornalista Alexandre Garcia, essa problemática das chuvas do estado carioca vem a mais de 40 anos, e nada de concreto foi feito para evitar, e olhe que já tem é morrido gente viu! Então é isso, se a mídia esta sem muita ação imagine os governos. Minha opinião, minha expressão, minha indignação!

Um comentário:

Anônimo disse...

ESSA INDIGNAÇÃO NÃO É SOMENTE DO BLOG, MAIS DE TODOS NÓS QUE SOMOS SENSÍVEIS À LASTIMÁVEL " SECA " QUE ASSOLA NOSSOS SERTÕES NORDESTINO, TEMOS ESPERANÇA EM DEUS MANDAR CHUVA RESOLVENDO TODO ESSE PROBLEMA. MAS..., CADÊ OS GOVERNANTES: GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, MUNICIPAL, SENADORES, DEPUTADOS FEDERAL, ESTADUAL, MINISTROS, ASSESSORES EM GERAL, TAMBÉM VEREADORES ...? TEMOS QUE PROVOCAR AÇÕES PÚBLICAS DE RESULTADOS IMEDIATO, A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO COM DINAMISMO E EFICÁCIA, CAPAZ DE SURTIR EFEITOS AOS SERTANEJOS SOFRIDOS, MAIS COM FORÇA E GARRA DE VENCER...!