quinta-feira, julho 25, 2013

NO DIA 28 DE JULHO ACONTECERÁ A TRADICIONAL CORRIDAS DE CAVALOS DE PRADO EM CHORROCHO, CORRIDAS QUE FAZEM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DA 27ª FESTA DOS VAQUEIROS.



Pista de prado da associação dos vaqueiros “rogerio Luiz”  quase pronta.
As primeiras obras pista de prado que será realizada as corridas na 27ª festa dos vaqueiros de Chorrochó, no dia 28 de julho já se encontra em fase final.


No próximo Domingo 28 aparte das 13h00m será inaugurado parcialmente a pista de prado da associação dos vaqueiros que levará o nome de um dos maiores pradistas da região “Rogério Luiz”(in memória) uma homenagem da Associação dos Vaqueiros de Chorrochó.

As corridas terão a seguida premiação alem de troféus:

MISTIÇO GRANDE.

INSCRIÇÃO- 200,00

1 º LUGAR- 700,00
2º LUGAR 350,00

MISTIÇO PEQUENO.

INSCRIÇÃO- 200,00

1 º LUGAR- 700,00
2º LUGAR 350,00

PÉ-DURO.

INSCRIÇÃO 50,00

1º LUGAR- 200,00
2º LUGAR- 100

JEGUE.

INSCRIÇÃO- GRÁTIS
1º LUGAR- UM APARELHO CELULAR.

OBS: A CATEGORIA RAÇA SE HOUVER COMPETIDORES, HAVERÁ BOLÃO COM TROFÉUS.

Fonte: texto e imagens Eloy Netto



OBRAS DO LOTEAMENTO MORADA SANTA RITA EM CHORROCHO, ESTÃO A TODO VAPOR!




·        UM PROJETO MODERNO, QUE VALORIZA A QUALIDADE DE VIDA.

·        TERRENOS DE 200,00 METROS QUADRADOS  NA MELHOR LOCALIZAÇÃO DA CIDADE

·        Lançado neste mês de Julho o maior empreendimento imobiliário atualmente em desenvolvimento  em Chorrochó.

·        O Loteamento MORADA SANTA RITA foi idealizado e construído na área da antiga fazenda Santa Rita, na entrada da cidade. Quem adquirir um dos lotes já recebe o terreno com meio-fio pré-moldado, uma área de calçada de 1,5 m, em ruas com 7 m de largura que já contam com escoamento de águas   pluviais.

·         O loteamento será entregue ainda com 4 praças. São terrenos  com toda a estrutura planejada e prontos para construir.

·        Conheça o Loteamento Morada Santa Rita e faça o seu melhor investimento. 

·        Responsável Técnico: Engenheiro Civil Josiel Calazans - CREA BA 35002


·        Contato E VENDAS  NALDINHO TELEFONE  75 99447802


terça-feira, julho 23, 2013

NOTA A IMPRENSA.


Associação dos vaqueiros de Chorrochó em nome da Presidenta Adriana Araujo seu vice Irmão Cipriano e toda sua diretoria, convida toda imprensa regional para um almoço que será oferecido em forma de agradecimento e apoio dado pelos veículos de comunicação de Chorrochó e região. Na oportunidade será anunciado os próximos eventos da Associação dos Vaqueiros de Chorrochó.

O que? Almoço em agradecimento.

Quando? Dia 27 de julho as 12h00m

Onde? Na residência de Adriana Araujo- Rua Vereador Francisco Pereira.


“Associação dos vaqueiros de Chorrchó, valorizando a cultura chorrochoenese”

segunda-feira, julho 22, 2013

FESTA DOS VAQUEIROS, UMA HISTORIA PARA SER SEMPRE MANTIDA E RESPEITADA.


O passado e a cultura dos municípios baianos refletem a sua história, ressalta seu patrimônio histórico e devem ser lembrados a todo instante, com muito orgulho e acima de tudo, como muito respeito. 




Os vaqueiros são personagens importantes na Independência da Bahia e devem ser homenageados sempre. Aqui no Sertão eles são os responsáveis pelo povoamento. Naquela época, eles é que ficavam nas fazendas tomando conta do gado enquanto os fazendeiros moravam nas grandes cidades litorâneas. 





O Vaqueiro simboliza a força de bravos homens, sem perder a humildade e a dignidade que acompanha a figura do nordestino. Eu sinto falta da verdadeira festa do vaqueiro, quando o homenageado era mesmo o vaqueiro. Naquele tempo havia divergência política, mas nas festas toda a comunidade participava do mesmo evento. O povo tinha o livre arbítrio de sua vida e unidos participavam de todas as atividades da Festa: Do desfile, da Missa, das Festas dançantes e das Corridas de cavalos onde o vaqueiro mostrava a sua destreza com o cavalo. Chorrochó é tão carente de entretenimento que essas festas poderiam acontecer em datas diferentes e deixar o que realmente já é tradição nessa data.






Com informações da Professora e historiadora Neuza Rios Menezes.

SELEÇÃO DE CHORROCHO É VICE CAMPEÃ DE TORNEIO REALIZADO EM ABARÉ-BA


Na tarde desta sexta-feira 19 de julho o município de Abaré norte da Bahia, comemorou 51 anos de emancipação política, houve um torneio de futsal entre seleções, a seleção de Curaçá desistiu nas últimas horas e foi substituída pela seleção de Ibó-BA.
O ginásio Josinão ficou pequeno a torcida marcou presença fazendo sua parte, e teve presença no torneio o ex-prefeito e hoje secretário de administração o Sr: Delísio Oliveira.
Falando nas partidas a seleção de Cabrobó-PE, foi a grande campeã do torneio vencendo na final a boa equipe de  Chorrochó-BA, por 4 x 2. A seleção de Abaré ficou com o 3º lugar, vencendo a seleção de Ibó-BA, por 3 x 2.



Resultados dos jogos:
1º jogo: Cabrobó 9 x 2 Ibó
2º jogo: Abaré 4 x 5 Chorrochó
Final:
Cabrobó 4 x 2 Chorrochó
Disputa do terceiro lugar:
Abaré 3 x 2 Ibó 

Artilheiro do torneio foi o goleiro da seleção de Cabrobó Cícero Carrapato com 04 gols marcado, o goleiro Juninho Chorrochó foi escolhido o melhor do torneio, confira a seleção do torneio escolhida pela equipe do blog Barra Fuxico que fez a cobertura do torneio:
1º Juninho Chorrochó
2º Petinha Chorrochó
3º Ricardo Chorrochó
4º Tetena Abaré
5º  Cabrobó

O torneio teve a realização da Secretária de Esporte e Prefeitura Municipal de Abaré-BA
Árbitros:
Pingo e Buir de Belém do São Francisco e Santeiro de Chorrochó-BA.

Com informações do Barra fuxico e Blog Juninho Chorrochó.

EM POUCO MAIS DE SEIS MESES O PREFEITO DE CURAÇÁ CARLINHOS BRANDÃO JÁ ATINGE ALTO NÍVEL DE APROVAÇÃO DA POPULAÇÃO CURAÇAENSE


Em Curaçá, no Norte da Bahia, o prefeito Carlinhos Brandão (PPS) vem se transformando num ‘calo’ para seus adversários.
Segundo uma fonte do Blog, os adversários de Carlinhos não escondem o incômodo com os sucessivos investimentos que o gestor vem fazendo no município, em pouco mais de seis meses de governo.
A população, pelo visto, vem aprovando os esforços do prefeito. A oposição, claro, torce o nariz. (Com informações de Fábio Cardoso/para o Blog)


Com informações de Carlos Britto.

sábado, julho 20, 2013

O MINISTÉRIO PÚBLICO EMBARGA A 4 FESTA CHAPEU DE COURO EM CHORROCHÓ.


O Ministério Público proibi a realização da 4ª FESTA CHAÉU DE COURO, que seria nos dia 26, 27  e 28 de Julho 2013, alegando que o evento vai de encontro a tradicional e cultural 27ª FESTA DOS VAQUEIROS DE CHORROCHÓ ,  festa que consta pedido um em Brasília no IPHAN para tornar Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Fonte: Ministério Público de Chorrochó

quinta-feira, julho 18, 2013

DEPUTADO SOLICITA CURSOS TÉCNICOS E EXTENSÃO DE CAMPUS DO IFBA PARA GLÓRIA E CHORROCHÓ-BA. FICA A SUGESTÃO, SE POR UM ACASO ESSA EXTENSÃO VINHER, QUE SEJA NO ANTIGO COLEGIO CENECISTA SÃO JOSÉ


O deputado Mário Negromonte Júnior esteve nesta quarta-feira junto com o chefe do seu gabinete, David Cavalcanti, em audiência com a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Aurina Oliveira Santana e o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFBA Anilson Gomes.

Durante a conversa foi solicitado à reitora, a extensão do campus do IFBA para os municípios de Glória e Chorrochó, visando a qualificação profissional através de cursos técnicos que valorizem as vocações de cada município. Na oportunidade, o ex-prefeito e coordenador do programa produzir da CAR, Marcos Aurélio (Marcão), participou da audiência e destacou a carência de cursos técnicos que capacitem os moradores de Santana e toda região Oeste.

A reitora Aurina Santana se comprometeu em fazer audiências públicas e visitas em loco para verificar a viabilidade de implantação das unidades solicitadas. Durante a reunião, surgiu a possibilidade dos municípios serem contemplados com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).



Com informações do portal formosa/osildo alves

DEU NAS REDES SOCIAIS! CIDADÃ CHORROCHOENSE DENUNCIA TRANSPORTE PUBLICO DO MUNICÍPIO DE CHORROCHO, JUSTAMENTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE, SECRETARIA ESTA, QUE VEM SENDO A ANOS, ALVO DE MUITAS RECLAMAÇÕES E DENUNCIAS

Opinião!!

Como disse anteriormente , Fui testar o serviço da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Chorrochó.

Antes de começar a colocar o que eu vi e também para fazer algumas considerações pertinentes. Começo a lembrar dessa frase que tenho aqui comigo. Certo é certo , errado é errado e também não existe meio-termo.
Pois então, Segunda -Feira é dia do povo da Barra irem fazer exames em Chorrochó, Para isto a Prefeitura Municipal disponibiliza um Transporte apenas para essa afinidade. Eu já tinha ouvido muitas reclamações sobre isso, mais preferir usar e ver de perto do que o povo tanto reclamava, e agora entendo! Vou listar aqui ,pois assim ficar melhor de entender.
1-Esse carro que é locado a serviço da Prefeitura, sabemos que se faz frete particular que não tem nenhum problema. Mais quando está a serviço da secretaria de saúde, ele não usa nenhum tipo de adesivo que identifique que é um carro locado a esse fim.
2-Precisa-se de uma pessoa para organizar o povo, não vi em mãos nenhuma lista com nomes das pessoas que irão fazer esses exames. Dentro disto ,organizar espaço, tem jovens que não querem doar para os mais velhos.
3- Percebe-se uma falta de comunicação de alguns agentes de saúde para com a população.(Futura opinião sobre isso).
4-A quantidade de pessoas, tem vezes que esse carro mal dá pra levar o povo de tanta gente que tem.
5-Funcionários para o povo através da Prefeitura, se o carro é para levar as pessoas com finalidade exclusivas, não é certo pegar carona ,onde tiveram pessoas que foram de ônibus e de moto ,vendo que no carro tinha espaço, Mais funcionários estavam lá ocupado espaço de outras pessoas. Gente, se vocês não tem auxilio transporte é outra coisas, vocês é que devem dá bom exemplo. Pela reação de todas ficarem sem graça, é sinal que certas, vocês não estão.. Outra coisa deu para notar que essa não era a 1 vez que acontecia (ficou feio ).
sobre isso ainda, Por falta de organização nessa parte, tem muita gente que pega o embalo do carro para resolver assuntos em Banco,Correio,lojas etc... Aí o povo que foi com a finalidade única, é obrigado a esperar por essas pessoas espertas.
Lembrando das palavras ditas pela Prefeita no dia do aniversário da Barra em cima de um pequeno palanque em frente a Igreja Católica.." Não é fácil governar, e o povo da barra sabe cobrar, estou vendo as sugestões de vocês e tentando melhorar o possível." Se a grande maioria não lembra, eu lembro perfeitamente!
Taí aí algumas considerações e nas entrelinha as sugestões para um melhor serviço ao povo que é o mais preciso..

No Mais,

Governo Feliz! É ser ou deixar o povo sem conhecimento!


Fonte: facebook de sintia veronica

quarta-feira, julho 17, 2013

DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR DIZ QUE ERA “LULOPETISMO” CHEGOU AO FIM!


Nesta sexta-feira (12), em discurso na Tribuna da Câmara, o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB-BA) prenunciou fim da era lulopetismo no país.  “Nós estamos diante da realidade atual que demonstra que esse ciclo se encerrou. Um ciclo que teve o auge exatamente no período eleitoral de 2010 quando nós tínhamos a euforia do consumo, o crescimento rápido do PIB puxado pelo consumo, mas ao mesmo tempo a desindustrialização e investimentos baixos”, afirmou.

Na opinião de Jutahy Júnior,  tanto o governo da presidente Dilma Rousseff quando seus apoiadores ainda não compreenderam o motivo ou não quiseram entender quais os motivos pelos quais a população foi às ruas. ”Esse modelo de cooptação de partidos políticos, esse modelo de cooptação de movimentos sociais, como o da UNE e o do MST, de cooptação de centrais sindicais, como a CUT demonstrou, precisamente, ontem, no dia 11 de julho, que não tem força real para fazer um apoio governamental de massas nas ruas, acarretou, sim, muito transtorno para a população. Houve muito pouca gente presente para demonstrar a força desse movimento chapa branca que estava nas ruas”, classificou.

O parlamentar baiano também não poupou críticas ao PT. “O PT é um partido que praticou o maior crime da história política do Brasil com este Parlamento, que foi o mensalão, e lutou de todas as maneiras para que não houvesse julgamento, tentou de todas as maneiras intimidar o Supremo Tribunal Federal, pensando que a mais importante corte de Justiça do Brasil se intimidaria. Esse partido perdeu as condições morais por ter que conviver com a realidade e tentou negar através da força partidária dos movimentos cooptados. Esse partido, que perdeu essas condições, fez com que os seus aliados muitas vezes se tornassem cúmplices, porque diante dessa cumplicidade não podem renegar o que ocorreu no passado”, concluiu. 

ASCOM/PSDB-BA

terça-feira, julho 16, 2013

JÁ COMEÇARAM A PREPARAÇÃO DE LULA PARA 2014.JÁ CHAMAM-O ATE DE " O SALVADOR DA PÁTRIA"


Na medida em que a fragilidade política da presidente Dilma vai ficando evidente, a expectativa de poder do PT e de partidos aliados transfere-se preferencialmente para o ex-presidente Lula, que está calado em público, mas agindo nos bastidores, para, dizem as boas almas, fortalecer Dilma.

Os céticos veem na ação do ex-presidente manobra para garanti-lo como a alternativa de poder quando chegar o momento certo.

Até o fim do ano nada acontecerá, mesmo porque o marqueteiro João Santana já garantiu que até lá a “soberana” terá recuperado seu prestígio. Se isso não acontecer, e o PT entrar em 2014 com uma candidata sem popularidade, um governo com a economia em baixa e inflação em alta, veremos fortemente o apelo à volta de Lula às campanhas eleitorais, não só como o avalista, mas candidato a salvador do PT e da pátria.

Nos próximos dias teremos uma demonstração de como está seu ânimo. Há informações de que pressionam o ex-presidente para que antecipe um check-up, marcado para o fim de agosto, para mostrar que sua saúde está boa, ao contrário do que dizem os boatos.

Se Lula se recusar a esse tipo de exposição, os que defendem sua candidatura terão menos esperanças de tê-lo na cédula em 2014.

Fonte: Noblat/Merval Pereira

O EXCELENTE DE TRABALHO DESENVOLVIDO PELA DIRETORIA DE ESPORTE E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CHORROCHÓ, TRAZEM BONS RESULTADOS AO ESPORTE DE NOSSA CIDADE.


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Chorrochó, com o apoio da Prefeitura Municipal reafirmam a participação do município no JERP 2013, ( Jogos Estudantis da Rede Publica da Bahia)

Na manhã da última quinta – feira, 11 de julho, em reunião com o representante do município de Rodelas o Srº Amarildo e o Diretor de Esporte do município de Chorrochó Juninho Chorrochó, ficou acertada a participação conjunta dos dois municípios na competição.


Os Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia - JERP é uma grande oportunidade de integração entre os jovens estudantes e, certamente, trará grande visibilidade ao nosso município, haja vista que Chorrochó sediará a maior parte das modalidades disputadas.

Fonte: blog juninho chorrocho

BURACO FEITA PELA COMPANHIA PERNAMBUCANA DE SANEAMENTO-COMPESA, QUASE PROVOCA ACIDENTE EM UMA DAS RUAS DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO


Vereador  Batista Cicero de Assis, conhecido como Dr  Batista, da cidade de Belém do São Francisco, tomou um baita susto na manhã de hoje, quando trafegava pelo centro da cidade.
Segundo informações, Dr Batista dirigia seu veículo, um gol de cor cinza, pela rua João XXIII, quando o calçamento a sua frente se abriu engolindo metade do automóvel, conforme fotos enviadas por leitor do blog.
Ainda de acordo com as informações o buraco na rua foi feito pela Compesa, que após os serviços feitos, não se preocupou em fazer o aterramento correto da via, o que tem acontecido constantemente.

 Fonte: Blog quer saber politica/Farnesio

segunda-feira, julho 15, 2013

AS RAPIDINHAS DA SEMANA!


AS QUARTAS FEIRAS DE CHORROCHÓ NÃO SÃO AS MESMAS.

Depois do fechamento do Mercado publico de Chorrochó para tão sonhada reforma que será feita pela Prefeitura de Chorrochó, as feiras livres perdeu seu  charme e tradição. Apesar de algumas mudanças feitas na posição de algumas barracas da Rua Coronel João Sá que significadamente melhorou e muito, o transito para os veículos como também com os transeuntes. As quartas feiras de chorrocho sem o mercado publico ficou mesmo sem graça, mais esperamos que essa reforma seja feita o mais breve possível, e esperamos também, que a prefeita Rita Campos não faça igual ao Ex-prefeito  e atual chefe de governo Humberto Gomes, que no povoado da Várzea da Ema em sua administração, derrubou o único mercado público que tinha no povoado prometendo construir outro, e ate hoje nada!


O NORTE DA BAHIA ACORDOU! PARACE QUE NÃO, CONTINUA DORMINDO AINDA!

Foi marcado para última sexta-feira 12, no trevo do Ibó/Abaré-BA entre a BR 116 e BA 210 uma manifestação em prol da BA 210 no trecho de Paulo Afonso a Curaça que a anos e anos vem precisando de uma reforma. Saiu Paulo Souto entrou Jaques Wagner ate o momento so foi concertado um “pedacinho” e a poucos dias Wagner anuncio a reforma de mais um “pedacinho”! Fica uma pergunta no ar, o que teria levado aos organizadores do “#o nortedabahiaacordou a não realizar mais o manifesto? Segundo informações um dos organizadores do protesto era um político de mandato de uma das cidades que BA 210 passa. Então se havia um político envolvido e se os outros políticos de “patente maior” souberam desse manifesto cuidou logo mandar um recado para esse político, parar com essa ideia, ai deu no que deu! Ou quer dizer, não deu! E mais, se agente for analisar mesmo, pelo lado político, o sertão da Bahia so tem um “pedacinho” de votos de toda Bahia! Então pra chegar investimento em nossa região é de “tiquinho” em “tiquinho”. E será se em 2014 o povo do sertão vai “acorda” e da os votos de “pedacinho” ou um pedaço completo ao atual governo?

LIGEIRINHAS, LIGEIRINHAS.

FESTA DE 2007- Onde será que foi parar os $$$,$$ reais de patrocínio? É, o gato(zaroio) deve ter comido mesmo, pois o bicho da é gordo!!!!

PREFEITURAS X INSS- Na cidade de Abaré uma vereadora fez uma denuncia grava sobre o não,repasse da prefeitura ao INSS. Coisa foi um ex-gestor que não passava os empréstimos consignados da prefeitura para os bancos e os funcionários da prefeitura eram negativados no SPC e SERASA, segundo um próprio funcionário revelou, onde foi essa cidade? Nem precisa dizer né, so acontecia essas coisas lá mesmo!

AS IMAGENS DA SEMANA.






O BLOG CHORROCHOEMFOCO INFORMA!

A Diretoria do Blog Chorrochoemfoco vem atreves deste, comunicar aos grupos políticos tanto da Situação como da Oposição das cidades de: Abaré, Belém do São Francisco,Chorrochó, Macururé, Rodelas e demais cidades da região que, esse veiculo de comunicação esta a disposição para divulgar obras, projetos, reivindicações, denuncias, direito de resposta, eventos entre outros atos administrativos independente de partidos políticos.

CONTATOS:

(75)-9822-3290 Eloy Netto.

sábado, julho 13, 2013

RAPIDINHAS DA BLOG MAIS UMA VEZ SERVI DE PAUTA PARA GRANDES JORNALISTAS-NÃO QUERIA RONALDO NA FINAL, DIZ MÉDICO DA SELEÇÃO DE 98


O dia 12 de julho de 1998 está marcado na história do futebol brasileiro por causa da derrota na final da Copa do Mundo da França, mas não apenas por isso. Horas antes da partida contra a França, o atacante Ronaldo, então o grande astro do time do Brasil, sofreu uma convulsão no Chateau de Grande Romaine, a concentração da seleção, e foi submetido às pressas a exames numa clínica de Lilas, nos arredores de Paris.

O assunto foi explorado à exaustão nos 15 anos que se passaram, mas o jornal O Estado de S. Paulo obteve uma informação inédita ao entrevistar um dos médicos da seleção na Copa de 98, Joaquim da Mata. O chefe da equipe médica era o ortopedista Lídio Toledo, que morreu em 2011.

Em seu consultório, na Tijuca, zona norte do Rio, Joaquim da Mata contou que inicialmente era contra a escalação de Ronaldo no jogo que consagrou Zidane, autor de dois gols na vitória francesa por 3 a 0. Ele considerava prudente que houvesse mais tempo para que o jogador fosse avaliado. Joaquim foi quem o levou à clínica, o acompanhou nos exames e, depois, foi com Ronaldo para o estádio da final do Mundial.

Mesmo com o parecer dos médicos da clínica de Lilas, que não diagnosticaram nada grave em Ronaldo, Joaquim foi do local até o Stade de France com uma opinião clara: "Ele sabe que eu não queria que ele jogasse", disse, referindo-se ao craque. O médico revelou também que manifestou sua posição a seu superior. "Eu disse ao Lídio, por precaução, que preferia que não (jogasse)."
Apesar de suas ressalvas, o médico ressaltou que o atleta não correu nenhum risco ao ser escalado por Zagallo. "Era só pela exiguidade do tempo, não que eu temesse pela vida dele. Houve um fato, uma agressão ao organismo, o organismo precisava de tempo para se recuperar", declarou Joaquim, que atualmente atende a dezenas de atletas em formação e desenvolve em sua clínica projetos relacionados à medicina ortomolecular.

Joaquim, que tem no currículo passagens por Botafogo - fez parte da equipe campeã brasileira em 1995 - e seleção (entre 1995 e 1998), faz questão de deixar claro que houve um consenso no vestiário do Stade de France em reunião com Lídio e Zagallo. Ronaldo foi chamado em seguida e endossou que estava se sentindo bem e queria jogar.

"Não existe isso de voto vencido", disse Joaquim. "Nós chegamos a um consenso. Eu, meu irmão Lídio e Zagallo. Tínhamos os exames em mãos, que não apontavam nada de anormal no Ronaldo. Não estou dividindo, tirando a minha responsabilidade, a de ninguém, não. Ali foi um consenso."

A escalação polêmica de Ronaldo na final da Copa da França custou a Lídio e a Joaquim um processo no Conselho Regional de Medicina do Rio. Acusados de negligência, foram absolvidos em julgamento realizado em 1999: 32 votos a zero.
Naquela tarde histórica de 1998, Ronaldo passou mal depois do almoço. Ficou inconsciente por alguns segundos, com os músculos contraídos, a língua enrolada. Atendido pelos médicos da seleção, manteve-se ao lado de Joaquim, que fala francês fluentemente, por quase 90 minutos.

A caminho da clínica, não lembrava o que sentira pouco antes e conversava normalmente. Submetido a uma tomografia computadorizada e a um eletroencefalograma, acabou liberado rapidamente. A seleção já estava no Stade de France e o primeiro anúncio oficial da escalação indicava Edmundo como substituto de Ronaldo.

No carro que servia à seleção, Ronaldo pedia ao motorista que acelerasse. Temia chegar mais atrasado ainda ao estádio. Só falava em jogar. Foi atendido. Mas seu rendimento ficou muito abaixo do esperado na final ocorrida há exatamente 15 anos.

Fonte: Sílvio Barsetti e Wilton Junior | Estadão-Sao Paulo


sexta-feira, julho 12, 2013

SERÁ LANÇADO EM CHORROCHO, O MAIOR EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO DA REGIÃO!


Redação Chorrochoemfoc,Eloy Netto.
Deve ser lançado oficialmente ainda neste mês de Julho, o maior empreendimento imobiliário atualmente em desenvolvimento na cidade de Chorrochó. O engenheiro Josiel Calazans(Jujú) planejam construir um loteamento em um megaterreno localizado na entrada da cidade na antiga fazenda Santa Rita. A intenção do engenheiro é rebatizar a antiga fazenda como Loteamento Morada Santa Rita. Quem adquirir um dos lotes já encontrar o terreno com: ponto de água, ponto de energia já instalados, saneamento básico, meio fios e calçamento. Os lotes estarão prontos para os clientes construir sua residência da forma que achar melhor. Aguarde que em breve será divulgado o dia hora e local do lançamento do Loteamento Morada santa Rita, o melhor investimento. 

QUE COINCIDÊNCIA... UMA DEPUTADA AFIRMA QUE UM COLEGA DEPUTADO TEM ATITUDES “OPORTUNISTAS” E USA RÁDIO COMUNITÁRIA COMO INSTRUMENTO PARTIDÁRIO.

Em entrevista ao programa Nossa Voz, a deputada estadual Isabel Cristina (PT) não escondeu que a relação com deputado Gonzaga Patriota (PSB) já passou do estremecimento e ruiu. A aliança de longa data trincou quando Patriota retirou a pré-candidatura a prefeito de Petrolina e declarou apoio a Fernando Filho (PSB). Daí em diante as coisas só pioraram. Gonzaga também assumiu uma postura crítica acirrada à presidente Dilma Rousseff mesmo integrando a base aliada. Na manhã desta sexta-feira (12), Isabel Cristina pôs fim a cordialidade e censurou duramente as atitudes do parlamentar.

“Essa Reforma Política tem que limpar uma série de coisas, inclusive os oportunistas. Porque na verdade tem aqueles políticos que ficam esperando que a temperatura da conjuntura para se posicionar. O deputado Gonzaga Patriota era a favor da PEC (37). Não estou falando que ele é oportunista, mas tem momentos de oportunismo sim, tem momentos de conveniência sim. Por quê? A PEC (37), o deputado Gonzaga Patriota alardeou aí, inclusive eu estive num debate com o Ministério Público e com os promotores e eles estavam muito insatisfeitos com as declarações do deputado. De repente o povo correu para a rua, fez aquela mobilização e deputado foi votar contra a PEC. O que foi que mudou?”

Para a deputada estadual, Patriota usa a rádio da qual é proprietário como instrumento político partidário. Além disso, há um perfil comercial que foge da regulamentação que classifica o veículo como comunitário, conforme a primeira outorga da emissora. “O deputado usa um meio de comunicação, que é uma concessão pública, inclusive uma rádio comunitária e todo mundo sabe qual é a política de uma rádio comunitária. Mas a de Gonzaga iniciou como comunitária e deveria estar a serviço da população. Hoje é uma rádio comercial que tem inserções exclusivas do deputado. Mas, não, tem inserções comerciais utilizando este instrumento e por isso a gente acha de deve ser controlada essa questão da mídia porque ele usa inserções dessa forma”.

Ainda segundo Isabel Cristina, Gonzaga Patriota, nos boletins veiculados diariamente na sua emissora, estaria fazendo críticas vazias ao governo Dilma, fugindo inclusive das atribuições de um deputado federal. “Qual é a força do deputado Gonzaga Patriota nesse sentido, que só usa o rádio para denunciar? Ora, o papel do deputado é lá dentro brigar para modificar esse quadro. Aí vem denunciar no rádio? É muito bom você ficar igual a José, a Maria, a José e a Pedro que só isto aqui para denunciar que é o rádio. O papel meu, o papel do deputado brigar lá dentro e não denunciar uma rádio que é dele, diariamente onde tem um boletim”.


Fonte: site grande rio fm

quinta-feira, julho 11, 2013

VEREADORA DE ABARE DENUNCIA QUE FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA ESTÃO COM SALÁRIOS ATRASADOS DEVIDO AO NÃO REPASSE DA PREFEITURA AO INSS.


No município de Abaré (BA), localizado no norte baiano, o Prefeito Municipal, Benedito Pedro da Cruz (PMDB) anunciou que não tem previsão de quando vai efetuar pagamento dos funcionários do Município, relatando queda de receita.

O que muitos não sabem e não foi esclarecido pelo gestor é que na verdade a Receita Federal debitou da conta do Fundo de participação dos municípios -FPM o valor de R$ 258.660,97 da Prefeitura Municipal proveniente ao não repasse das contribuições previdenciárias dos funcionários.
Mensalmente a Prefeitura efetua o desconto na folha de pagamento do trabalhador e esse valor tem que ser repassado ao INSS. Mas não é novidade que diversos municípios de nosso país causem prejuízos aos servidores e à Previdência Social.

É importante o servidor procurar informar-se a respeito de sua situação na Previdência Social para que no futuro não tenham problemas em eventual aposentadoria.

Fonte: Vereadora Carol Pires.

MÉDICOS ESPANHÓIS QUE VIRAM TRABALHAR NO BRASIL TEMEM QUE A META DO GOVERNO DO BRASIL SEJA MAIS ELEITOREIRA, DO QUE RESOLVER O PROBLEMA DA SAÚDE PUBLICA DO PAÍS. (ATE ELES PERCEBERAM ISSO!)




Os médicos espanhóis garantem que não serão a solução para os problemas da saúde no Brasil e temem que, por pressão política, o governo acelere medidas para atrair profissionais como uma meta “mais direcionada às eleições do que para resolver a questão da saúde no País”. Quem faz o alerta é o Conselho Geral do Colégio de Médicos da Espanha, que nesta semana negocia os termos de um acordo com o governo brasileiro e, amanhã em Madri, apresentará ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as condições que exigem para que a oferta de trabalho do Brasil seja considerada. O grupo não descarta o interesse. Mas quer certas garantias. A principal é que as condições de infraestrutura dos hospitais para onde esses médicos serão levados sejam informadas com detalhes, com o número de leitos, quantidade de funcionários, recursos e acesso a remédios. “Não queremos ser enganados”, disse ao Estado o médico Fernando Rivas, responsável do conselho pelas negociações com o Brasil. Pelo projeto brasileiro, os médicos estrangeiros não precisariam passar por exames. Mas teriam contratos limitados a alguns anos e teriam de escolher entre seis cidades oferecidas pelo governo, todas no interior ou em regiões pobres.

Fonte: Politica Livre/Jamil Chade, correspondente, Agência Estado


SAÚDE-PESQUISA BRASILEIRA MOSTRA ALTERAÇÕES CEREBRAIS DURANTE ABSTINÊNCIA DO ÁLCOOL. MUITO IMPORTANTE ESSA MATÉRIA PARA QUEM TEM ALCOÓLATRA NA FAMILIA


Estudo da Unifesp aponta aumento no número de receptores canabinoides no cérebro durante crises de abstinência, o que pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos e terapias
Durante uma crise de abstinência, um alcoólatra pode passar por diversas alterações de humor, se sentindo agitado, ansioso, deprimido ou irritado. Ele também pode passar por náuseas, tremedeiras, hipertensão e até convusões e delírios. Isso tudo pode ter relação com uma alteração no sistema canabinoide em seu cérebro (Thinkstock).

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos alcoólatras quando tentam se livrar do vício são as crises de abstinência. Após anos consumindo a substância regularmente, o corpo reage ao corte repentino da bebida com uma série de sintomas como ansiedade, irritabilidade, tremores, náuseas e, em casos mais extremos, convulsões e delírios. Pesquisadores do Laboratório de Neurobiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) descobriram que, durante essas crises, algumas regiões cerebrais diretamente envolvidas com a dependência sofrem alterações importantes, com um aumento na produção de receptores canabinoides.

O cérebro humano produz uma série de substâncias conhecidas como endocanabinoides, que possuem estrutura semelhante ao tetrahidrocanabinol (THC) — componente responsável pelos principais efeitos da maconha. Essas substâncias possuem várias funções corporais, entre elas a regulação de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, relacionados a transtornos psiquiátricos, ao sistema de recompensa do cérebro e à dependência.
No estudo, a intenção dos pesquisadores da Unifesp foi analisar a quantidade de receptores a esses endocanabinoides que poderia ser encontrada no cérebro de camundongos em meio a crises de abstinência. Para isso, eles forneceram aos animais doses diárias de álcool, e separaram aqueles que pareciam mais sensíveis aos efeitos da droga daqueles que se mostraram resistentes.

Após 21 dias, eles cortaram a administração do álcool. Ao analisar o cérebro dos animais, eles descobriram que a ausência súbita da substância produzia, apenas nos ratos mais sensíveis, um aumento na quantidade de receptores canabinoides em regiões responsáveis pela aprendizagem, memória, emoções, motivação, tomada de decisão e estresse. “Além disso, uma nova dose de álcool reverteu totalmente os efeitos da abstinência sobre estes receptores”, afirma Cassia Coelhoso, pesquisadora da Unifesp e uma das responsáveis pelo estudo.

Tratamento contra alcoolismo — Segundo os pesquisadores, ainda não é possível saber por que o número de receptores canabinoides aumenta nesses animais. “Não sabemos se esse aumento causa os sintomas de abstinência ou se ele acontece justamente para diminuir esses efeitos. Precisaremos de mais pesquisas para saber se ele é um desencadeador da crise ou um protetor do sistema nervoso”, afirma Renato Filev, pesquisador da Unifesp e coautor do estudo.

Para o cientista, o que a pesquisa mostra claramente é uma relação entre os receptores canabinoides e o alcoolismo. Isso pode levar, no futuro, ao desenvolvimento de melhores tratamentos para a dependência da substância. “O sistema endocanabinoide pode ser um importante alvo terapêutico para o alcoolismo, principalmente durante a fase de abstinência, caracterizada por altas taxas de recaídas. No futuro, podemos encontrar algum tipo de molécula que possa manipular esse sistema. O problema é que ainda não sabemos se procuramos por algo que o ative ou desative”, afirma o pesquisador. 

CONHEÇA A PESQUISA
Título original: Temporal and Behavioral Variability in Cannabinoid Receptor Expression in Outbred Mice Submitted to Ethanol-Induced Locomotor Sensitization Paradigm
Onde foi divulgada: periódico Alcoholism: Clinical and Experimental Research
Quem fez: Cássia C. Coelhoso, Douglas S. Engelke, Renato Filev, Dartiu X. Silveira, Luiz E. Mello e Jair G. Santos-Junior
Instituição: Universidade Federal de São Paulo, entre outras
Dados de amostragem: Camundongos que passaram 21 dias consumindo doses diárias de álcool
Resultado: : Os pesquisadores separaram os animais entre aqueles mais sensíveis e mais resistentes aos efeitos cumulativos do álcool. Após cortar a administração da droga, eles analisaram seus cérebros e descobriram que os mais sensíveis apresentavam uma quantidade maior de receptores canabinoides em áreas relacionadas à dependência.

Fonte: veja