quinta-feira, outubro 31, 2013

EXTRA-MINISTÉRIO PUBLICO MANDE EXONERAR FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA EM 40 DIAS.

O Ministério Público estadual recomendou à Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães que exonere, no prazo de 40 dias, todos os funcionários temporários contratados indevidamente e que ela publique, em 120 dias, edital de concurso público para preenchimento dos cargos ocupados atualmente de forma irregular. Os prazos contam a partir da notificação do governo municipal, realizada hoje, 30. Segundo a recomendação, assinada pelos promotores de Justiça André Queiroz e George Elias Pereira, o MP constatou a presença de 547 pessoas investidas em cargos de natureza temporária em diversos setores do poder executivo municipal.

Os promotores de Justiça apontam que devem ser considerados ilegais os servidores temporários contratados sem processo seletivo em situações não autorizadas por lei municipal específica; os que ocupam cargos em comissão cujas atribuições não sejam de direção, chefia ou assessoramento; e aqueles contratados a partir de 5 de outubro de 1988 sem concurso público e que não se encaixam nas exceções constitucionais. André Queiroz e George Pereira recomendam ainda que a Prefeitura se abstenha de nomear “qualquer servidor não concursado” sob pena de o prefeito "responder a uma possível ação de improbidade administrativa”, já que o fato demonstraria “má-fé por parte do gestor público”. De acordo com os promotores, o eventual descumprimento da recomendação enseja a instauração de procedimento para apuração da responsabilidade dos gestores e outros envolvidos direta ou indiretamente na desobediência, seja ou não servidor. 

Fonte:MP Bahia

CÂMARA APROVA LICENCIATURA OBRIGATÓRIA PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Imagem ilustrativa

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30), de forma conclusiva, proposta que exige licenciatura em Educação Física para o professor que ministrar a disciplina na educação básica. Atualmente, essa exigência não consta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/96), apesar de a disciplina ser componente curricular obrigatório da educação básica.

Quanto à formação de professores para atuar na educação básica, a LDB admite a formação mínima em nível médio para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental.

De acordo com a matéria aprovada, os sistemas de ensino terão prazo de cinco anos, após a publicação da lei, para implementar a medida.
Qualidade
O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Educação aos projetos de lei 6520/09, de Otavio Leite (PSDB-RJ), e PL 7830/10, de Dr. Ubiali (PSB-SP), que tratam do assunto. “O substitutivo, de modo competente, aglutina o disposto em ambos os projetos e aperfeiçoa a redação”, disse a relatora na CCJ, deputada Fátima Bezerra (PT-RN).

A relatora acredita que a medida deve qualificar o ensino da educação física nas escolas. “O grande desafio da educação brasileira hoje é a qualidade. Não basta só colocar a criança na escola. É preciso que a gente tenha condições e instrumentos para garantir uma aprendizagem efetiva, um ensino de qualidade”, disse.
A proposta segue agora para o Senado, a menos que haja recurso para análise no Plenário da Câmara. A proposta tramitava em conjunto com o PL 4398/08, do deputado Eliene Lima (PSD-MT), que era o texto principal, mas foi rejeitado.



Fonte: agencia camara noticias

VEREADOR BETO DE ARNOBIO, O VEREADOR MAIS COMPLETO DE CHORROCHO?


Redação,chorrochoemfoco, Eloy Netto
Assegura o vereador que, “todos os vereadores deste Brasil devem se conscientizar da importância da sua missão legislativa na apreciação de todas as matérias legais submetidas a sua apreciação.  Pois o vereador deve fiscalizar e legislar diariamente, além do que, se o vereador tiver conhecimento das questões que lhe são apresentadas para discutir, votar e aprovar ou rejeitar tais preposições, estará valorizando o seu mandato e obtendo o respeito e a admiração da comunidade que o elegeu ” citou Beto de Arnobio.
O vereador Beto, afirma que teve problemas no inicio de seu mandato em  conseguir trazer benefícios para o município. Porém nada disso impediu que buscasse exercer o real papel de um vereador. Pois mesmo com todas as dificuldades ele se dedicou de forma branda, honesta, humilde e consciente á sua função de legislar em prol do povo. Beto de Arnobio(PT) um político “Ficha limpa” teve seu trabalho reconhecido e foi reeleito como um dos vereadores mais votados do último pleito eleitoral. Alem de ser a única voz fiscalizadora no legislativo de chorrocho, conseguiu inúmeros benefícios para sociedade chorrochoense.

1.      Foi o único vereador deste município a ter espaço na PLENÁRIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA para reivindicar e explicar os problemas deste município, demonstrando o que precisamos de emergência.


2.      Conseguiu com o Deputado Estadual, PAULO RANGEL(PT)  e o Deputado Federal, JOSIAS GOMES(PT), que o Governo Estadual liberasse a CONSTRUÇÃO DE MAIS DE 100 CISTERNAS para este município, trazendo dessa forma beneficio para a população com a minimização do sofrimento da seca através desses reservatórios.(como demonstra as imagens abaixo). 






3.       Trouxe para zona rural do município em parceria com o governo do estado inúmeras hora de trator para muitos Agricultores da zona rual do município. (como demonstra as imagens abaixo).






4.                Requereu juntamente com o Deputado Estadual Paulo Rangel e Deputado Federal Josias Gomes, juntamente com o Governo Estadual através do Secretário de Infraestruturado Estado da Bahia, Otto Alencar e o Secretário da Casa Civil, Rui Costa, através de pedido formal, que fizesse a instalação do PROGRAMA LUZ PARA TODOS, para trazer maior comodidade para algumas comunidade rural solicitada ao Vereador.







5.                  Foi o único vereador que se elegeu e desde o inicio do seu pleito em 2009, vem atuando no lado opositor ao grupo do PP – Partido Progressista, pois começou na oposição o seu mandato e esta na mesma posição. Afirma não ter inimizade política com ninguém, mas ideologia diferente da adotada pelos Progressistas. E que continua em seu mandato  fiscalizando todos os meses as contas e vem se deparando e constatando diversas irregularidades nas prestações de contas da prefeitura, perante o TCM-BA( Tribunal de contas do Estado da Bahia)  e que através disso, vem ao o Judiciário e ao Ministério Público, fazer as devidas denúncias e solicitações, para que venham a coibir diversos atos ilícitos ou que possivelmente poderiam vir a ocasionar prejuízos a comunidade por parte da administração municipal. E temos como exemplo, o que ocorreu  no pleito passado, onde o ex-prefeito foi afastado e caçado por improbidade administrativa.



6.                         Conseguiu com seu Deputado Estadual Paulo Rangel e Deputado Federal Josias Gomes, que o Governo Estadual liberasse o Programa TOPA - (TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO), que na sua primeira 1º Etapa chegou à gerar 272 bolsas auxílio, distribuída entre professores e coordenadores. Tendo como forma de cadastramento somente aqueles que preencheram os requisitos solicitados pela secreatria estadual de educação,  preenchendo todos requisitos. Será concedida a bolsa e oportunidade, sem olhar a quem. Proporcionando a algumas pessoas que não sabiam nem ler e escrever, a oportunidade de se conseguir isso independentemente de idade e que por ser um programa, tem seu tempo de duração pré-estabelecido. Sabendo, que aos poucos vão aderindo a sua meta e diminuindo os participantes, pois alunos vão chegando a meta estabelecida pelo programa e aos poucos se alfabetizando. Lembrando, que não foi conseguido só por intermédio dos deputados e do vereador, tendo grande apoio da associação furnas, que pertence a Comunidade Sitio dos Lourenço, representado pelo senhor Irmã Cipriano, Messias, Raimundo, Expedita e demais associados e organizadores da mesma. Hoje já está na 6º Etapa! 







7.      Está Conseguindo com seu Deputado Estadual Paulo Rangel e Deputado Federal Josias Gomes, juntamente com o Governo Federal,  6 (SEIS) FORRAGEIRAS, com grupo gerador e triturador, no valor de 12.500,00 cada forrageira, para beneficiar alguma comunidades deste município, e que por sinal já estão liberadas na CODEVASF, estamos  aguardando as devidas formalidades para que ocorra a entrega, mas já teve a licitação e já estão montadas, nos próximos dias estarão sendo entregue a sociedade.

                                                       Imagem ilustrativa

8.      Conseguiu com o Deputado Estadual Paulo Rangel e o Deputado Federal Josias Gomes, juntamente com o Governo Estadual, através da DIREC-10, de Paulo Afonso, a geração de empregos de: Merendeiras, agentes administrativos, auxiliares administrativos e vigilantes escolares. Todos nas redes estadual de ensino do município, tanto na sede como nos povoados e distrito.

Imagem ilustrativa

9.      Na saúde o vereador assegura que conseguiu de certa forma ajudar sempre a comunidade, tanto em diversas cirurgias que já conseguiu a seu pedido em Juazeiro, Petrolandia, Floresta, Petrolina, Aracaju e Paulo Afonso. Como também na obtenção de diversos exames, além de internações para tratamento psiquiátrico em Serra Talhada -PE, tendo apoio incondicional do seu amigo Vavá Ferraz.






10.    Solicitou um TRATOR DE ARADO para o Município, através de Associação, que servirá de suporte ao agricultores,  ao serviços prestados pelo Estado á zona rural do município. Em breve será entregue aos agricultores!

                                                                 Imagem ilustrativa



Reflexão: Querida população, todos nós vereadores somos pessoas boas, pessoas que já estiveram e que estamos envolvidas nos problemas sociais, porém devemos ter em mente que não existe subordinação ou hierarquia entre o poder legislativo e o poder executivo, embora muitos pensem e até digam que o chefe do executivo é a autoridade maior no município, todos nos também temos nossa parcela de poder e que por sinal, o presidente da câmara é o representante do poder legislativo e tem autoridade semelhante ao chefe do executivo, que é a autoridade administrativa do município, e é quem representando-o em juízo ou fora dele, mas não há hierarquia ou subordinação entre nós, detemos a mesma autoridade dentro do município. E que apesar de imaginarmos que nossa importância é mínima e que estamos desprestigiados, devemos levantar a cabeça e saber que os vereadores é o político mais importante da administração municipal. Por ele passam todas as leis de interesse do município e por ele passam as autorizações para que o chefe do poder executivo possa praticar os atos de comando da sua administração.
         Concluo, pedindo que aqueles que acharem minha reflexão interessante, tomem a minha iniciativa e busquem essas coisas para o nosso município, porque só assim nosso município a cada dia será bem melhor.

Com informações do Vereador Beto de Arnobio(PT)


quarta-feira, outubro 30, 2013

TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO-RASGANDO A NOSSA FANTASIA.

Pegue o trem-bala em Campinas e vá até o Rio em altíssima velocidade. Faça baldeação para outro trem, o da Ferrovia Norte-Sul, e viaje paralelamente aos canais de transposição das águas do rio São Francisco. Na região que antigamente era árida, beba água pura à vontade, trazida de mananciais distantes.
É possível? Claro que sim: o trem-bala, que deveria estar pronto para a Copa, e a transposição das águas do São Francisco correm em paralelo ─ ambos são sonhos futuros. A Ferrovia Norte-Sul, que já provocava escândalo nos antigos tempos do presidente José Sarney, continua no ritmo de Martinho da Vila: é devagar, bem devagar, é devagar é devagar devagarinho. A transposição do São Francisco vem do império, de D. Pedro 2º, que prometeu vender até a última joia da coroa para acabar com a seca do Nordeste. Perdeu a coroa, sem vendê-la. E a seca do Nordeste continua ganhando de goleada ─ sempre com a ajuda do apito ladrão.
Oito mil creches! E 800 aeroportos, que a presidente, estimulada pelas luzes de Paris, prometeu construir! E os royalties do pré-sal, revolucionando Educação e Saúde! O pré-sal ainda não foi extraído, vai levar uns 15 anos para começar a render, mas a festa está no ar. Creches? Estarão prontas um dia, quem sabe. Os 800 aeroportos não existem, nem caberiam no país, mas o número é tão bonito! Há as casas dos desabrigados de Petrópolis, que não têm teto, que não têm nada; os caças da Força Aérea, esperando os aeroportos; Internet para todos, espalhando seus sinais sem fio, de graça, pelo Brasil. Sonhar não é um sonho impossível.
Oração do silêncio
Os mestres também se enganam. O monumental Aldous Huxley, no ensaio Music at night,dizia que, depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música. Não é bem assim: o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é o som de uma história certa na hora certa. Comenta-se, por exemplo, que até políticos avessos à religião têm orado com frequência pelo silêncio de José Amaro Pinto Ramos, conhecida personalidade da política brasileira, indiciado na Suíça pelo caso Alstom. Pinto Ramos sempre teve fama de amigo do PSDB. Mas não é radical em sua atuação na área política. 
Na negociação dos caças, por exemplo, conversou com gente de todos os partidos. O caso Alstom ─ Siemens atinge diretamente o Governo tucano paulista ─ aliás, os Governos dos últimos 15 anos, já que o cartel começou a operar na administração de Mário Covas e passou pelas gestões de Alckmin e Serra. Mas tanto uma empresa quanto outra participam de obras comandadas por outros partidos em diversos Estados e no Governo Federal. Pinto Ramos, mudo, será o poeta de todos.
A falha assassina
A tragédia ocorreu no domingo: durante abordagem policial em São Paulo, provocada por uma queixa de som alto, um rapaz de 17 anos foi morto por um PM (que já foi autuado por homicídio culposo e está preso administrativamente). A reação de revolta foi imediata: três ônibus incendiados, barricadas nas ruas, horas de tumultos. Mas há um fato que a população revoltada desconhece: neste ano, conforme minuciosa reportagem apresentada no SBT por Joseval Peixoto e Raquel Sherazade, o comando-geral da PM de São Paulo mandou recolher 98 mil pistolas Taurus .40, séries 640 e 24/7, por disparar sem motivo. O filme mostra que a arma dispara mesmo travada, mesmo sem que haja um dedo no gatilho. 
Pode ter sido falha humana. Mas evitar injustiças exige ampla investigação.
E vai rolando a festa
Lembra do famoso discurso do senador Renan Calheiros, prometendo cortar despesas? Esqueça: naquela ocasião, o presidente do Senado demitiu 512 funcionários terceirizados, que trabalhavam oito horas por dia. Mas, informa ocolunista Cláudio Humberto, isso valeu por pouco tempo. Vários já foram recontratados, com menos trabalho e mais dinheiro. Em números: 65 funcionários, que trabalhavam 40 horas por semana, passam a trabalhar 30 horas por semana. Destes, 43 que recebiam R$ 3.541 mensais passaram a R$ 3.669. Outros 21, que ganhavam R$ 4.678, passaram a R$ 4.678 mensais.
Quem disse que fazer economia é difícil? Basta saber como é que político faz.
E todos em um
A promessa é de Marina Silva: se o PSB ganhar as eleições presidenciais (com ela na cabeça de chapa, ou com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos), vai governar “com os melhores do PT, do PMDB e do PSDB”. Digamos, com Kátia Abreu, do PMDB do Tocantins, senadora boa de voto e de forte atuação, mas, como porta-voz do agronegócio, adversária política de Marina. Sem Fernando Gabeira, que é ótimo mas não é do PT, nem do PMDB, nem do PSDB. Com Paulo Skaf, do PMDB, presidente da Federação das Indústrias, “patrão dos patrões”, e o dirigente sindical e político petista Luiz Marinho. 
Falta Gilberto Gil, claro; não para ocupar um cargo, mas para cantar a Geleia Geral.
O pioneiro
E pensar que todos falaram mal de Gilberto Kassab, por ter dito que seu PSD não era de centro, nem de direita, nem de esquerda! Kassab pode ter muitos defeitos, mas tem duas virtudes: saiu à frente dos outros e fala a verdade.

Fonte:coluna de Carlos Brickmann

BOA INICIATIVA-DEPUTADO QUER INCENTIVAR CONSUMO DE PRODUTOS ORGÂNICOS


Os supermercados e hipermercados da Bahia podem ser obrigados a reservar um local especial para a venda de produtos orgânicos. É o quer prevê o projeto de lei de autoria do deputado estadual Pedro Tavares (PMDB). De acordo com a proposta, os estabelecimentos terão de contar com um local devidamente identificado, com fácil visualização, para a venda de alimentos desse tipo. “Sabemos dos benefícios que os alimentos não transgênicos e livres de agrotóxico proporcionam à saúde, porém o consumo desses produtos é ainda muito baixo. A intenção é incentivar o consumo por parte da população”, afirmou o deputado.


Caso seja aprovada, a lei entrará em vigor 45 dias após publicação e todos os hipermercados e supermercados do estado terão o prazo de 120 dias para se adequarem às novas determinações. A fiscalização e as penalidades são exercidas pelas autoridades competentes e de órgãos de defesa do consumidor. 



Fonte:Ascom deputado/Chorrochoemfoco

terça-feira, outubro 29, 2013

EXCLUSIVO- BLOG CONSEGUE PROJETO(MAPA) DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE CHORROCHO.





Redação, Chorrochoemfoco,Eloy Netto.
Foi assinada, no mês de agosto, a ordem de serviço para implementação do sistema de esgotamento sanitário (SES) na sede municipal de Chorrochó. A obra será realizada através de parceria entre a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que atuarão também como órgãos fiscalizadores, conforme acordo firmado no Termo de Cooperação assinado entre as partes. O empreendimento envolve recursos da ordem dos R$ 6,4 milhões e beneficiará uma população de 6,5 mil habitantes.

A embasa nos informou que a licitação para seleção da empresa executora dos serviços foi aberta em 20 de julho de 2013, sob o número CN030/13, e a empresa ganhadora foi a CONSBRASIL. Esclarecemos ainda que a UFC Engenharia foi a empresa responsável pelo projeto e orçamento da obra, não tendo participado da licitação de execução da mesma.



ABRAM O OLHO NA DIABETE-BRASILEIRO AINDA DESCONHECE FATORES DE PREVENÇÃO DO DIABETES, MOSTRA PESQUISA


Cuidar  da alimentação, praticar atividade física ou parar de fumar ainda não são fatores reconhecidos pela população como medidas para prevenir o diabetes tipo 2, mostra pesquisa divulgada  pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). A maioria dos entrevistados acredita que apenas evitar o consumo de açúcar é suficiente para evitar a doença. Essa percepção, segundo a entidade, é um antigo mito que dificulta o tratamento.

A pesquisa ouviu 1.106 pessoas, de 18 a 60 anos, em seis capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Recife). Apenas 28% dos entrevistados relacionaram atividades esportivas ao controle da doença e 72% não associaram o tabagismo como fator de risco. O estudo inaugura a campanha “Diabetes: mude seus valores” e tem como objetivo avaliar o quanto a população entende a doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, entre 2000 e 2010, o transtorno matou mais de 470 mil pessoas, fazendo com que o Brasil atingisse a quarta posição em número de casos no mundo. Atualmente, são mais de 13,4 milhões de pessoas com diabetes do tipo 2, especialmente pessoas



Fonte:Agencia Brasil/Chorrochoemfoco

ATENÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE JUAZERIO-BA!

O Conselheiro Tutelar da Cidade de Belém do São Francisco - PE, Charles Sá, fez um veemente apelo ao Blog para que este possa divulgar matéria afim de que a mesma seja visualizada pelo Conselho Tutelar de Juazeiro - BA. De acordo com o que pudemos apurar, o conselheiro expediu duas requisições de certidão de nascimento de jovens belemitas e não estaria sendo atendido. "Ocorre que já encaminhamos os pedidos várias vezes, utilizando os meios emails, telefones e por último, correspondência registrada pelos correios brasileiros. Embora tenham sido pedidos por várias ocasiões, os pedidos continuam na mesma, ou seja, sem atendimento. No próximo dia 30.10.13 o fato completará um ano".

De acordo com Charles, os dois processos se encontram parados em face de os documentos não terem sido disponibilizados, desejando o mesmo, saber quais os motivos que levam ao não atendimento. Em uma das conversas telefônicas, uma funcionária do CT Baiano teria afirmado que está sendo difícil desenvolver suas atividades em razão de que os órgãos do município não dão suporte. "Ressalto que o nosso Conselho também é desassistido e nem por isso ficamos a prestar um trabalho de qualidade inferior. Se o fato for verdadeiro, cabe ter coragem para responsabilizar criminalmente os maus gestores para que estes possam dar condições de trabalho aos Conselheiros Tutelares de Juazeiro. E a pergunta é: Se estão em difíceis condições de trabalho, porque ainda não tomaram atitudes visando dotar o CT de estrutura capaz de fazê-lo andar? 

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, toda requisição negada poderá ensejar uma medida judicial tipo REPRESENTAÇÃO CRIMINAL, o que será posteriormente analisado de forma criteriosa. Caso o CT de Juazeiro não tome as devidas providências no sentido de atender o pedido de sua instituição irmã, iremos até o município, onde empreenderemos esforços no sentido de que possamos registrar boletim policial, visando apurar as constantes negativas, que deverão ser levadas a Autoridade Judiciária, que oportunamente, julgará e punirá aqueles que estão colocando óbices nos pedidos formulados, sejam Conselheiros Tutelares, Oficiais de Cartórios de Registros de Nascimento ou qualquer outra instituição ou pessoa, que não atenda as diretrizes lá contidas. 

Agradeço o espaço e reitero o nosso apelo para que sejam atendidas as requisições dos infantes J.A.S.C e L.S, ambos registrados na Cidade de Juazeiro - BA. Qualquer esclarecimento 87.99957405.



Fonte: Charles sá-Conselheiro tutelar

segunda-feira, outubro 28, 2013

AS RAPIDINHAS DA SEMANA!



PREFEITOS NA BRONCA COM O GOVERNO DILMA, AGORA!

A maioria dos prefeitos estão criando marchas, protestos audiências publicas e muito mais, para adquirir mais recursos para seus municípios. Com a queda do FMP, os administradores não  consegue mais atender os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), os gestores manifestam a insatisfação pela escassez de recursos federais entre outras reivindicações dos gestores. Esses protestos não estão apenas na Bahia. Na maioria dos municípios brasileiros os prefeitos estão se unindo e gritando contra a queda de arrecadações de seus municípios e aprovação da a PEC do orçamento impositivo que obriga a União a liberar as emendas parlamentares do OGU; e retirar do cálculo da Lei de Responsabilidade Fiscal as despesas e receitas do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). É “coitadinhos” é um chororó danado em senhores prefeitos, esse choro só é agora, essas reclamações só é agora, ano que vem estão nas casas dos eleitores pedindo voto para Presidente e para os deputados e senadores que hoje, eles estão com “raiva”. Me poupe dessa hipocrisia senhores prefeitos!


SENOCA O MELHOR ADMINISTRADOR DA REGIÃO, ATE O MOMENTO!

Segundo o Sistema FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal  Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida. No mês de Setembro passado, divulgou em nossa região o município melhor e pior administrado no ano 2011. E o melhor prefeito foi  Arcenio Almeida Gonçalves Neto “SENOCA”. Estamos relembrando esse fato por que só falamos do pior gestor que foi o ex-prefeito de Chorrocho,Humberto Gomes Ramos, e nos esquecemos de fala do melhor , que foi “Senoca”, nada que mais justo!


 SUGESTÃO PARA MELHORAR A SEGURANÇA DE BARRA DO TARRACHIL.

É publico e notório que não só o Distrito da Barra do Tarrachil/Chorrocho-BA como toda região vem passando por maus momentos referente a segurança publica. Nas ultimas semana a ousadia e liberdade dos bandidos em fazer um assalto a uma agencia bancaria em pleno a luz do dia! Somente dois em uma moto assaltaram uma agencia bancaria na cidade de Abaré. Antigamente em nossa região para se fazer uma assalto a agencia bancaria precisava-se de no mínimo dois carros tipo camionete, mais de dez homens fortemente armados, cada um com no mínimo um fuzil! Hoje a coisa mudou...Pra pior! Só é preciso dois homens para assaltar uma agencia bancaria! Mais tenho uma sugestão para dar referente  a falta de segurança no distrito da barra do tarrachil. Caso um dia, reformem o posto policial daquela localidade. Quando recuperam o prédio poderia conseguir um efetivo para dar segurança a população de Tarrachil tirando um dos policiais que é lotado no posto da ADAB, tirar um outro policial da sede Chorrocho e retirar  dois segurança da prefeita, e coloca-los todos os policiais para ficarem a disposição da população tarrachiense. Já para a falta de segurança nas demais regiões do estado, em 2014 acabem com a “mesmice” mudem o governo e mudem os deputados.


VEREADOR CIEL O QUE DIZER!

O vereador Ciel Jerico vem demonstrando mesmo, um bom desempenho em seu mandato. Esta estampado na midia seu desempenho em trazer benefícios para o Município, o legislador do lado da prefeita, que mais vem mostrando, quer, para  trabalhar em prol da população, não precisa “esta colado” ao lado da Prefeita. Alem de seu esforço, ele vem muito bem sendo assessorado. Coisa que os demais vereadores me parece, não ter...Nem esforço nem assessoria.Por exemplo: A vereadora Eliete antes de ser vereadora, ele demonstrava ser mais esforçada, demonstrava mais trabalho, não estou aqui dizendo que ela parou, mais que depois da mordomia de esta no poder e do lado do “poder”, penso eu, que a pedetista se acomodou.


HUMBERTO VOLTOU A GOVERNA?

Nos últimos dias observamos Humberto mais presente e mais no “pé” de Rita Campos. A volta de Humberto terá sido o bom relacionamento que a prefeita Rita vinha tendo com a maioria da classe política de Chorrocho? Isso pode ter gerando certos “ciúmes político” em Humberto vendo sua sucessora crescendo? Em rodas de conversa falando-se de política não so em Chorrocho como em outras cidades, o que se mais fala é sobre a Prefeita Rita campos que teve um bom inicio de governo e agora sua administração deu espaço ao desequilíbrio administrativo.Então já estão querendo “puxar o tapete” da prefeita? Notamos até, a ausência de sua Irma Joselina, que sempre esteve presente ajudando sua irmã a organizar seu governo, que a propósito vinha fazendo-o muito bem. Façamos duas observações: Uma que se a PEC da ficha limpa no serviço publico for aprovada mesmo, Humberto não poderá ficar no cargo de chefe de gabinete. E a outra observação, é que quem da à canetada é a chefe do executivo. Ou, como diz um velho ditado “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. 


O FACEBOOK ANONIMO, NÃO MEDE ESFORÇOS PARAS DENEGRIR AS PESSOAS.

O facebook anônimo “ Chorrocho Limpa de veradade” atravessou as fronteiras e foi agredir ate um vereador da Cidade Macururé e esta fazendo acusações ate a um escritório de advocacia em outro estado. Em suas citações ele cita o nome de homem digno e honesto da cidade vizinha de Macurure o senhor Josias, que  hoje é vereador e presidente da camara daquele município. Queremos saber quando esse rapaz ou esses rapazes iram parar de denegrir a imagens das pessoas. Ou quem será que vai Pará ele? Os vereadores tanto Beto como Josias deveriam  se utilizar de seus poderes de autoridades e procurar uma delegacia especializada em crimes cibernéticos de seu estado e fazer um boletim de ocorrência, e pedir providencias para esse caso que é um tipo de crime grave. Ou como já é de costume de  muita gente do grupo da oposição “deixa pra lá”.


LIGEIRINHAS, LIGEIRINHAS. 

BARRAGEM DO CARETA SERÁ SE SAI MESMO? Mario Negromonte esta empenhado! E bom frisar que quem teve iniciativa dessa barragem, salve engano foi o Padre Mariano e João de isac.

É MODA? Já se criaram outro facebook anônimo? Agora foi o “Chorrocho imoralidade” vem ai mais um criminoso cibernético é “imoral” isso sim é imoralidade se esconder atrás do anonimato, quem for agredido por esse outro meliante, justiça no lombo dele ou deles.


Obs: Essa semana não teremos as imagens da semana.



NOTA AOS INTERNAUTAS E LEITORES DO BLOG CHORROCHOEMFOCO

BOA TARDE NOBRES INTERNAUTAS E LEITORES DO BLOG CHORROCHOEMFOCO. POR MOTIVO DE “FORÇA MAIOR” ESTÁVAMOS SEM ATUALIZAR O BLOG CHORROCHOEMFOCO, MAIS APARTE DE HOJE ESTAREMOS HÁ ATUALIZAR O REFERIDO BLOG COM MUITAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO CONHECIMENTO DE TODOS. ESTAREMOS PUBLICANDO O MAIS BREVE POSSÍVEL AS RAPIDINHAS DA SEMANA, NOTICIAS EXCLUSIVAS SOBRE CHORROCHO E MUITO MAIS INFORMAÇÕES, AGUARDEM.




quarta-feira, outubro 23, 2013

MILAGRES ACONTECEM! VOTO ABERTO É APROVADO EM COMISSÃO DO SENADO


A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania ) do Senado aprovou hoje (23.10) o fim do voto secreto no Legislativo. Conhecida como a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do voto aberto, a proposta prevê o voto aberto amplo nas decisões do Congresso Nacional, das assembléias legislativa e das câmaras de vereadores.
A proposta segue ao plenário, se confirmado o parecer da CCJ, o voto terá que ser aberto, por exemplo, como em votações para cassação de mandatos parlamentares, para exame de vetos presidenciais e para a aprovação de autoridades, como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), procuradores da República, embaixadores e diretores de agências reguladoras.
Quatro emendas de Plenário apresentadas às três propostas de emenda à Constituição (PECs 20,28 e 43, de 2013) que disciplinam o fim do voto secreto em deliberações do Poder Legislativo foram rejeitadas. O relator da matéria, Sérgio Souza, recomendou que a proposta seja aprovada sem mudanças.
Dessa forma, prevalece o entendimento de que o voto será aberto e irrestrito em todas as instâncias do Poder Legislativo.


Fonte: SENADO/Chorrochoemfoco


IPTU DA CIDADE GLORIA-BA, GOVERNADO PELA ESPOSA DO DEPUTADO MARIO NEGROMONTE(PP) ENA VILMA(PP), É O MAIS CARO DA BAHIA!




O bloco oposicionista do governo Ena Vilma(PP) na cidade de Glória, liderados pelo vereador Alex Almeida (PDT), junto aos colegas Valério José (PT) e Marcelo Gomes (PDT) não formam um trio de canários que cantam no mesmo tom, enquanto Valério é mais estridente quase não se escuta o canto de Marcelo e Alex costuma ser moderado. De uns tempos para cá Valério e Alex estão mais afinados em criticar o governo, basta comparar suas falas; na entrevista concedida à RBN Alex destaca, entre outras coisas, a falta que faz uma reforma administrativa e, segundo ele afirma, a abusiva taxa de IPTU cobrada no município.   

RBN- O senhor iniciou seu discurso com alguns esclarecimentos sobre o uso da tribuna?
Ver. Alex Almeida - Na verdade eu comecei falando da situação na qual o presidente do MABIN (Movimento dos Atingidos Pela Barragem de Itaparica) Rogério Carvalho, solicitou a tribuna da casa para falar sobre a situação dos reassentados. Eu fiz essa solicitação à casa e alguns vereadores não simpatizaram muito com idéia, porque não sabiam do que se tratava, então eu expliquei que ele queria apenas pedir um apoio da casa para que todos os vereadores apoiassem, se engajassem na causa dos reassentados. Não foi possível e nós esperamos que o Rogério Carvalho possa vir numa outra oportunidade para deixar a população e os reassentados cientes, mais conhecedores da situação assim como nós vereadores para que nós possamos apoiar e os reassentados possam ter seus direitos assegurados.

RBN - Outra questão é que o senhor não está satisfeito com a resposta da Câmara dada ao ofício enviado pelo ex-prefeito Edilício?
Ver. Alex Almeida - A solicitação do ex-prefeito Idalício já é um indício do que eu venho falando aqui há alguns dias: o IPTU de Glória tem um valor abusivo. Talvez seja o IPTU mais caro do estado da Bahia, inclusive de alguns bairros da capital, venho trazendo esse assunto na pauta já há alguns dias porque nós não sabemos como está sendo feito esse cálculo, a população já vem se manifestando, o ex-prefeito foi o primeiro a se manifestar oficialmente através do seu ofício onde ele cita várias legislações tanto municipal como federal e eu achei a resposta do governo muito vaga, não responde o as questões trazidas pelo ex-prefeito Idalício, vale salientar que o ex-prefeito contribuiu muito com a formulação do código tributário, ele é conhecedor, foi uma das pessoas que eu consultei e certamente está fazendo esses questionamentos com conhecimento de causa e nós precisamos olhar com mais atenção esse oficio e essa solicitação para o benefício da população.

RBN - O senhor falou que enviou algumas cópias de ofício, para quem exatamente?  
Ver. Alex Almeida - Estou enviando para a Secretaria de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde Solicitando uma cópia da ata de fundação desse conselho, para tentar regularizar essa situação, porque está havendo algumas contradições em relação a criação e a legalização do Conselho, o outro é para a APLB e Secretaria de Educação  solicitando a ata da reunião com o governo que tratou sobre o repasse do piso nacional da educação e o retroativo que deve ser pago até o mês de dezembro aos profissionais de educação, nós aprovamos a lei que regulariza o aumento e o repasse do governo federal aos municípios que é de 7,9% que já deveria ter sido pago desde janeiro nós estamos chegando em dezembro, e segundo a Esmeralda Patriota, presidente da APLB isso foi acordado em reunião com o governo, e nós queremos deixar isso claro para os profissionais de educação, quando será pago.

RBN- A recuperação das estradas no município está sendo um problema?
Ver. Alex Almeida - O que é um problema é saber quais entre tantas estradas ruins devem ser priorizadas. Alguns dizem que as máquinas estão trabalhando em estradas particulares outros que estas estão trabalhando em estradas municipais, então eu sugeri na tribuna que o governo deixasse claro tanto para as comunidades como para a própria Câmara onde afinal estão sendo feitas essas estradas? Como as máquinas são públicas o certo é que seja priorizada as estradas municipais e depois aquelas que servem para escoar a produção do município.


Sobre a situação dos Servidores Municipais, nós precisamos de um reforma administrativa e um novo Plano de Cargos e Salários e o que nós estamos vendo agora no município é demissão, estamos próximos do final do ano e esse foi o presente do governo, principalmente com pessoas mais carentes.

Fonte: Ivone Lima, Jornalista da RBNotícia


terça-feira, outubro 22, 2013

CULTURA SENDO VALORIZADA- BANDA DE PÍFANO DA CIDADE ABARÉ É PREMIADA.


Redação, Chorrochoemfoco,Eloy Netto
A Secretaria da cidadania e da diversidade cultural,  fez uma seleção e contemplou em todo pais diversas etnias culturais, assim como buscou o equilíbrio das diversidades e ações  culturais e linguagem artísticas.

Nossa região tem uma das culturas de maior diversidade do pais. E que muito pouco é valorizado pelos poderes públicos. Mas vem da cidade vizinha de Abaré, um bom exemplo. Nesta semana a Banda de Pífano de Icó - João Francisco de Barbalho - Abaré BA, foi contemplada com o PREMIO CULTURAS POPULARES.

Alem da Banda de Pifano, há outras classes premiadas em todo território nacional, a exemplo de :Grupos de Reisados, folias de Reis e congado, fandango no Araçauba, artesanatos tradicional, cantoria de viola, oficio de benzedeira , uso de plantas medicinais, artesanatos em cerâmicas, Pastoris, cantigas antigas de roda, entre outras inúmeras culturas Brasileiras.

Em  Chorrocho já ouve algumas dessas etnias culturais, hoje não existe mais, foram esquecidas pela população e abandonadas pelo poder publico. Hoje a única criatividade que vemos dos que estão no poder, é de fazer festas, pegar carona nas obras de outros governos e tirar fotos para colocar nas redes sociais. Lamentável.

Com informações do site Sertão Mania


PREFEITA RITA CAMPOS "VESTE A CAMISA" E VAI A LUTA POR MAIS RECURSOS PARA O MUNICÍPIO.


Após o recado da presidente Dilma Rousseff (PT), que sinalizou para os prefeitos o caminho da reforma tributária, como forma de abranger a distribuição de recursos do Fundo de Participações dos Municípios (FPM) e alterar as desonerações que têm impactado o cenário financeiro das prefeituras, gestores baianos admitiram que a solução para as dificuldades administrativas “está nas mãos do Congresso Nacional”. Segundo a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, é preciso que as Casas Legislativas deem prioridade às pautas municipalistas. “A presidente está correta. Repetiu o que temos dito há muito tempo de que é preciso que os deputados, senadores, todos se empenhem para votar a reforma tributária. 

Existem vários projetos de lei que alteram, por exemplo, a forma de pagamento de tributos como ISS”, afirmou. Em reunião com a bancada de deputados federais essa semana, os prefeitos já haviam pedido apoio voltado à destinação de emendas coletivas para os consórcios públicos intermunicipais, com o objetivo de efetivar políticas de saneamento básico e a lei de resíduos sólidos, que visa acabar com os lixões. Uma das respostas da presidente Dilma em relação às solicitações seria a de que já houve um crescimento no repasse do FPM de 7,5% até setembro, com um aumento líquido de 1,5%. Mas, essa elevação teria refletido muito pouco nos cofres das prefeituras baianas, segundo Quitéria. “Realmente teve aumento, só que foi nominal.

Não significou um aumento real para suprir as despesas crescentes, pois só o salário mínimo aumentou 8%”, frisou. Prefeito de Itabuna, quinta maior cidade do Estado, com 218 mil habitantes, conforme último censo do IBGE, Claudevane Moreira (PRB) relata os problemas enfrentados pela administração. Segundo ele, numa comparação com 2012, Itabuna reduziu em R$ 4 milhões, este ano, o repasse de recursos federais. “Sou da base do governo e vou continuar com a presidente Dilma, mas é preciso mais vontade do Legislativo para que possa haver um aumento nas receitas e os prefeitos respirem”, apelou. “As pessoas não moram na União, nem nos Estados, mas sim nos municípios”, acrescentou.


Fonte: Tribuna da Bahia/Chorrochoemfoco

segunda-feira, outubro 21, 2013

OBRAS DO SANEAMENTO BÁSICO DE CHORROCHO NÃO TIVERAM INICIO POR FALTA DE LICENÇA AMBIENTAL

IMAGEM ILUSTRATIVA


Redação Chorrochoemfoco,Eloy Netto
Em geral, toda atividade poluidora ou potencialmente poluidora necessita de autorização do órgão ambiental competente para ser desenvolvida. A licença ambiental é um projeto que é feito através de estudos da EIA e a RIMA.

EIA significa Estudo de Impacto Ambiental e RIMA é o Relatório de Impacto Ambiental. O RIMA é elaborado com base nas conclusões do EIA e por isso são sempre citados em conjunto, pois são instrumentos complementares.


Segundo a assessoria de comunicação da EMBASA, as obras do sistema de esgotamento sanitário (SES) ainda não teve inicio, porque esta em andamento a renovação da licença ambiental, processo que deve ser finalizado ate o final deste mês de Outubro.