sábado, novembro 30, 2013

RADIOS COMUNITARIAS SO TEM ATÉ HOJE 30 SÁBADO, PARA RENOVAR AUTORIZAÇÃO DE SERVIÇOS RADIOFONICOS

As rádios comunitárias com outorgas vencidas têm até hoje 30 de novembro de 2013 para regularizar sua situação. A autorização para executar o serviço de radiodifusão comunitária tem validade de dez anos e pode ser renovada por igual período. As emissoras beneficiadas por essa medida são as que receberam as primeiras outorgas, entre 1999 e 2001. Essas autorizações venceram dez anos depois, quando ainda não havia uma norma regulamentando o processo de renovação. Assim, essas emissoras – cerca de 600, de acordo com estimativa do Ministério das Comunicações – puderam continuar funcionando de forma provisória.

A data-limite para pedir a renovação das outorgas foi definida pela portaria nº 197, de 1º de julho de 2013. A portaria também traz alterações na Norma n° 01/2011, que trata do serviço de radiodifusão comunitária.

Segundo o coordenador-geral de radiodifusão comunitária do MiniCom, Samir Nobre, uma das mudanças dessa Norma simplifica o processo de renovação das outorgas de emissoras comunitárias, que fica compatível com o das emissoras comerciais. "O Ministério das Comunicações vai dispensar a apresentação do projeto técnico e exigir das rádios comunitárias apenas a análise documental", explica.

O diretor de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Octavio Pieranti, chama a atenção para os radiodifusores ficarem atentos ao prazo. "A emissora que estiver com a outorga vencida e deixar de pedir a renovação dentro da data-limite terá a autorização extinta", adverte.


Os pedidos de renovação de outorga de serviços de radcom podem ser apresentados por protocolo ou postados pelos Correios, para o endereço da Coordenação de Radiodifusão Comunitária ou do Departamento de Outorgas (Bloco R, Anexo B, Via N2 – Esplanada dos Ministérios, Brasília, DF. CEP: 70044-900)

ECOSPORT, JETTA E FOCUS RECEBEM CINCO ESTRELAS NO LATIN NCAP

EcoSport, Jetta e Focus recebem cinco estrelas no Latin NCAP
O Latin NCAP, entidade independente de segurança viária, divulgou nesta quarta-feira (27) o resultado dos testes do mês de novembro e, pela primeira vez, veículos vendidos no Brasil atingiram a nota máxima de cinco estrelas. Foram três os modelos que foram bem sucedidos nos crash-tests de proteção para adultos: Volkswagen Jetta (produzido no México), Ford Focus (produzido na Argentina) e Ford EcoSport (produzido no Brasil).

O Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP), testou novamente o Hyundai HB20 e Ford EcoSport. O hatch da marca coreana, fabricado no Brasil, foi testado novamente depois de a Hyundai ter atualizado as características de segurança do carro, melhorando sua pontuação de três estrelas para a segurança do passageiro adulto e de uma estrela para a segurança do passageiro-criança. A montadora melhorou a proteção das pernas e do peito do motorista, revisando a construção geral do carro e colocando à disposição SRI com dispositivos ISOFIX, como parte original, usado no teste.

A Ford também fez melhorias em seu EcoSport fabricado no Brasil, depois de receber uma pontuação de quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto. Para obter cinco estrelas, a marca incorporou um lembrete de cinto de segurança ao banco do acompanhante, patrocinando os testes de impacto lateral. A pontuação de três estrelas para a segurança do ocupante criança da EcoSport não teve alterações.



A terceira geração do Ford Focus e o VW Jetta também obtiveram um resultado cinco estrelas para a segurança do ocupante adulto. Os veículos receberam quatro estrelas para a segurança do ocupante criança, também, usando cadeirinha com isofix.

Já o Chevrolet Malibu, fabricado nos Estados Unidos, recebeu pontuação de quatro estrelas para o ocupante adulto e apenas uma estrela para a segurança do ocupante criança. O veículo testado foi o modelo equipado com dez airbags para a América Latina.

 

 Entenda o teste
Na avaliação do Latin NCAP quanto mais seguro o carro, mais estrelas ele recebe. Os modelos foram avaliados em número de estrelas, que vão de cinco, para segurança ideal para aos ocupantes, a zero, para os mais inseguros.

Nestas avaliações, cada automóvel é submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simula outro carro. O programa já testou, nos últimos três anos, 28 modelos, incluindo a maioria dos carros mais vendidos na região.


Para a proteção dos ocupantes, um bom carro deve satisfazer a duas condições: em colisão, a estrutura não pode entrar em colapso; e deve contar com um absorvedor metálico, em aço ou alumínio, que evita a deformação das longarinas (peças estruturais atrás do para-choque), conhecido como crash box.

quarta-feira, novembro 27, 2013

LIGEIRINHAS, LIGEIRINHAS.


COBRANÇA EM PLENA NET!
Tem político(a) de mandato, recebendo cobrança em plena internet! É, a crise esta atingindo ate os bolsos de quem menos a gente espera. A tecnologia ajudando os cobradores de divida.

JÁ?
Já tem candidato há eleições de 2016, pedindo votos por ai! E já esta pedindo apoio a grandes políticos(a). Ta pedindo e levando cada patada! Também se for olhar a qualidade desse candidato...

BAHIA DE TODOS OS SANTOS...E DE MUITO ABANDONO.
Assaltar no sertão da Bahia: “é igual e tirar doce da boca de uma criança”. Esta ai o exemplo, em Abare assalto quase toda semana, nas estradas de Chorrocho e Macurure é difícil...Não ter.Em Rodelas nem fala. Ate quando nosso sertão ira ficar abandonado? Ou ao governo petista?

BELEM DE NOVO NA TV!
No próximo domingo 01 de dezembro, Belém do são Francisco será destaque no TV! Calma, não pensem que é sobre política! Vai ser a exibição do Quadro “Reencontro” no Programa de Eliana no SBT.Assista e veja o reencontro de familiares da terra da cebola e dos bonecos gigantes.

É BOM DEMAIS SER MENSALEIRO!
Estou preparando uma matéria sobre os mensaleiros. Mais hoje, falaremos do salário de Dirceu que pretende trabalhar em um Hotel, cujo um dos donos e de um partido que apoiou o PT nas eleições passada, e que vai ganhar um salário miserável de 20 mil reais! Da pra tu caba veio?

FARRAS E MAIS FARRAS COM O DINHEIRO PUBLICO?.
Enquanto muita gente faz farras com bebedeiras e expõe fotos nas redes sociais, tem família por ai, quase passando fome, escolas sem merendar escolar, Salários atrasados, sem previsão de receber o 13º salário para dar uma ceia de natal a sua família, ou ate mesmo pagar débitos. Mais as viagens para fora do estado e os wisques não faltam né?



terça-feira, novembro 26, 2013

RECUPERAÇÃO DA BA 210 PAULO AFONSO/RODELAS, CAMADA DE ASFALTO PARECE MAIS "TINTA PRETA".


Redação, chorrochoemfoco.
A recuperação da BA 210 no trecho que liga as cidades de Paulo Afonso a Rodelas-BA não deve durar  nem um ano para começar há aparecer os primeiros buracos. A espessura da camada de asfalto  que esta sendo colocada na BA é muito fina. Observando de perto a espessura do asfalto, questionei um dos funcionários que ali trabalhava, se seria colocada mais uma camada de asfalto? O mesmo respondeu que não, “agora só falta sinalizar” confirmou o trabalhador. Nas primeiras chuvas ou invernos que acontecer na região essa fina camada asfalto, que parece mais “uma tinta preta” não irá resistir. E novamente, aparecerão os transtornos para os motoristas que trafegam constantemente na BA 210. Outro problema que preocupa os motoristas, é que existe poucas placas de sinalização nos trecho em obras, principalmente onde termina o asfalto. Fica o alerta para os motoristas. 




 Em uma oportunidade, o comunicador Eloy Netto, entrevistou o governador Jaques Wagner(PT) no inicio de seu primeiro mandado, salve engano, no ano de 2007 na cidade de Curaça-BA, onde na oportunidade o Governador inaugurava o mercado publico no municipio. Perguntei a Wagner qual a previsão de começar a recuperação da BA 210? Ele respondeu que: “iremos fazer uma nova estrada, pois essa BA esta totalmente destruída. O mais breve possível começaremos a fazer um novo asfalto com uma camada mais grossa para durar mais tempo” respondeu o governador Jaques Wagner. Essa entrevista foi divulgada na Radio “comunitária” Lider do sertão FM de ChorrochóBA.

Imagens: Eloy Netto

IRMAO DE EX-PREFEITO DE CHORROCHO, PERDE O EQUILÍBRIO E BATE NA MESA DO ENTÃO PREFEITO DE PETROLINA-PE

osório (2)

Em meio à sessão morna desta terça-feira (26) na Casa Plínio Amorim, o líder da bancada de oposição, vereador Ronaldo Cancão (PSL) trouxe à tona um polêmico episódio ocorrido no último sábado (23) envolvendo o até então prefeito interino de Petrolina, Osório Siqueira (PSB), e Orlando Tolentino, um dos homens de confiança do prefeito cassado, Júlio Lóssio (PMDB).

Segundo Cancão, Tolentino teria se excedido ao comemorar a ação cautelar ganha na última sexta-feira (22) por Lóssio no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o garantirá no cargo até o julgamento do agravo. O vereador revelou que o assessor especial de Lóssio teria se dirigido de forma ríspida a Osório – que se encontrava na prefeitura, no final da tarde do sábado -, inclusive esmurrando seu gabinete.
Procurado pela imprensa, Osório, que já retomou a presidência da Câmara de Vereadores, confirmou o relato de Cancão, mas procurou minimizar o episódio. “De fato ele chegou gritando muito alto, batendo no birô e dizendo ‘vocês vão sair, porque agora é Júlio, é Júlio!’, mas compreendi que o momento era de comemoração”, avaliou o presidente.


Osório lembrou que momentos depois Tolentino reconheceu o excesso e chegou até a lhe pedir desculpas. “Ele disse que se fosse o caso até se retrataria à imprensa, mas para mim isso já foi zerado”, garantiu. O Blog conseguiu falar com Tolentino, que não negou a versão do presidente. Ele justificou dizendo que a ocasião “era de festa” por parte dele e dos correligionários de Lóssio. Admitiu também que pode ter exagerado na comemoração, mas em nenhum momento teve a intenção de atropelar a autoridade de Osório. “Respeito muito Osório, do qual considero um amigo, e já lhe pedi desculpas”, afirmou.

Fonte: Carlos Britto.
Fonte da Imagem:Google/ blog Joselia Maria


CABROBÓ PODE SER O PRIMEIRO MUNICÍPIO BRASILEIRO A RECEBER USINA DE ENERGIA SOLAR DE GRANDE PORTE

Representantes da Solatio energia – empresa especializada no gerenciamento de projetos – estiveram reunidos nesta segunda-feira (25) com o prefeito de Cabrobó (PE), Dr.Auricélio Torres. O encontro foi para tratar sobre a possibilidade de instalação de duas usinas de energia solar no município do Sertão do São Francisco.

Durante a reunião, o sócio-diretor da Solatio, Edson Genari, explicou as vantagens da nova tecnologia e o porquê da escolha pelo município. “Escolhemos Cabrobó pela radiação. É uma região que apresenta níveis que atendem à produção de energia. Já tivemos autorização da Celpe para injetar energia aqui na subestação de Cabrobó, que é capaz de receber uma grande quantidade de energia”, detalhou.

foto (2)

O projeto, que participa de um leilão promovido pelo Estado em dezembro, possui orçamento de cerca de R$ 300 milhões. Caso venha a ser aprovado, deverá produzir energia já a partir de 2015. Segundo Dr.Auricélio, a novidade pode trazer reconhecimento ao município. “É uma energia com fonte renovável e o município poderá até angariar um título de reconhecimento de ‘município verde’. Além disso, também haverá geração de emprego e renda. Então vamos torcer para que este projeto seja aprovado e traga progresso a Cabrobó”, disse.

Edson explica ainda que este é o primeiro grande projeto existente em todo Brasil e que a energia produzida em Cabrobó poderá ser distribuída em diferentes regiões. “Estas seriam as duas primeiras grandes usinas do Brasil. Existe um projeto-piloto no Ceará, mas possui um tamanho bem inferior ao de Cabrobó. Depois que estivermos produzindo energia, ela será lançada na rede. O Brasil todo possui um rede de energia interligada, então esta energia produzida aqui em Cabrobó poderá ser consumida aqui no entorno ou distribuída para outras cidades. Isto será definido pela concessionária elétrica”, detalhou.

Fonte;Carlos Britto


FIFA RACISTA?FIFA REJEITA ATORES NEGROS PARA APRESENTAR SORTEIO DAS CHAVES DA COPA


Depois de rejeitar a ideia da Globo de pôr Lázaro Ramos e Camila Pitanga para apresentar o sorteio  das chaves da Copa, a Fifa bateu o martelo. O casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert fará este papel no evento do 6 de dezembro, na Costa do Sauípe. Informações do colunista Lauro Jardim, da revista Veja.


Com informações do Bocao news

segunda-feira, novembro 25, 2013

MACURURE E CHORROCHO SÃO AS CIDADES QUE MAIS COMERCIALIZAM CABRAS E OVELHAS NA REGIÃO E O ABATEDOURO VAI PARA OUTRA LOCALIDADE.


Redação Chorrochoemfoco
A caprinocultura  é a segunda economia mais forte de nossa região, o no semiárido baiano onde fica localizada as cidades de Abaré, Chorrochó, Macurure e Rodelas. A maioria dos criadores e açougueiros tem a criação de caprinos e ovinos como sua principal fonte de renda. 


No dia 09 de julho de 2011 o blog com exclusividade a época, acompanhou  uma reunião entre Associação de pequenos açougueiros de Chorrocho(APAC) com representantes da caixa Econômica Federal , para ser discutido os novos rumos para os açougueiros de Chorrochó referente as mudanças na nova forma como devem ser abatidos os caprinos, ovinos, bovinos e suínos. Esse projeto será uma parceria entre o Ministério do desenvolvimento agrário (MDA), caixa econômica federal, secretaria da agricultura do estado (SEAGRI) e Secretaria municipal de agricultura. Essa foi a primeira reunião, para hoje, ser instalado no distrito da barra do tarrachil/Chorrocho-BA da construção do abatedouro público de caprinos e ovinos do consórcio público do território de Itaparica.

Há muitas reclamações e questionamentos sobre o local onde será  construído abatedouro Publico. Nada contras a localidade atual, mais poderia te sido feito um estudo, pesquisas  mais aprimorado e aprofundado,por exemplo, quais são as cidades que mais comercializam a carne bode na região? O blog fez um levantamento e comprovou que a cidade de Macurure é o município que mais tem criatório de caprinos e ovinos seguindo pelo município de Chorrocho, e onde mais se comercializa a carne de bode, como é mais conhecida regionalmente.

MACURURE
CABRINOS- 62.167
OVINOS- 36.658

CHORROCHO
CABRINOS- 25. 985
OVINOS- 25.482

ABARE
CABRINOS- 24.788
OVINOS- 18.884

RODELAS
CABRINOS- 11.153
OVINOS- 8.144.

Esses dados foram adquiridos no Instituto Brasileiro geográfico e estatístico (IBGE).
O que será que faltou ao município de Macurure a não ter conseguindo trazer essa obra de suma importância para os criadores de caprinos e ovinos daquele município? As localidades de Chorrocho, Macurure e os povoados do são Francisco, Caraíbas e Várzea da ema, são os polos da carne de bode da região. Localidades estas, que ficaram bem distantes do abatedouro publico, dificultando para os criadores seu deslocamento para fazer os abatimentos dos animais.


Em uma entrevista cedida com ao blog chorrrochoemfoco, o secretario municipal de agricultura Nilson Rodrigues(Nilsinho) nos informou que todo estudo e escolha do local para construção do novo abatedouro, foi feito pelo Território Itaparica BA/PE. Nos próximos dias estaremos publicando alguns benefícios que a SMA de Chorrochó estará trazendo para os criadores de caprinos e ovinos, como também aos demais agricultores do município. Aguardem.


Veja o video da atual realidade, como são abatidos os bodes e ovelhas em nossa região.


Fonte: do video Juniro Vermelho no Youtube.

SAÚDE-NOVEMBRO AZUL: ALERTA PARA DIABETES E ALCOOLISMO

O lavrador aposentado José Fernandes Lopes, 75, não frequentava uma unidade de saúde há mais ou menos 13 anos. Ele mesmo afirmava que tinha uma “saúde de ferro”. Porém, há uma semana, um corte no pé lhe tirou o sossego, trazendo uma notícia nada agradável. "Estou com diabetes e só descobri fazendo os exames. Na lavoura, cortei o pé e demorou muito para cicatrizar. Meu pé está roxo e muito dolorido. Há um tempo não vou ao médico. Achava que minha saúde sempre era boa, mas, agora, tenho que me cuidar", informou o lavrador, durante internação no Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE).

De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), a cada três mortes registradas no país, duas são de homens. A falta da realização de exames preventivos associada aos fatores de risco, como aumento da ingestão de sal, obesidade, uso abusivo de álcool e sedentarismo, faz com que muitos homens fiquem mais predispostos a adquirir doenças como diabetes e hipertensão.

Segundo a gerente da área técnica de Controle da Diabetes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Stella Gouveia, em Sergipe estima-se que 4,2% da população masculina adulta, com 18 anos ou mais, pode desenvolver diabetes. Isso representa um número de 28.300 homens no estado.

“Quando falamos em Diabetes, não é apenas o diagnóstico precoce que certamente minimizará as complicações. Uma vez que se inicia o tratamento adequado, fazendo a prevenção da doença, o paciente pode ter uma vida tranquila. É preciso que todos mudem os hábitos de vida com a adoção cotidiana de práticas corporais e atividade física, alimentação saudável, abandono do tabagismo e de bebidas alcoólicas em excesso. O homem, principalmente, necessita de um olhar especial, uma vez que existe uma grande resistência na procura por serviços de saúde preventivos, além de alternativas para uma vida mais saudável”, ressalta Stela Gouveia.

Alcoolismo

Outra patologia que atinge bastante os homens é o alcoolismo. A dependência do álcool é uma condição frequente e atinge cerca de 5% a 10% da população adulta brasileira. No ano de 2011, houve 1.300 internações hospitalares ocasionadas pelo uso de álcool no estado de Sergipe. Entre os tipos de drogas mais consumidas, o álcool apresenta-se em primeiro lugar.

A coordenadora Estadual de Atenção Psicossocial da SES, Sony Petris, explica que a passagem da forma moderada de beber ao ato de beber excessivamente ocorre de forma lenta e, em geral, leva vários anos.
“Nem todo consumo de álcool é considerado alcoolismo. O alcoolismo é considerado como doença pela Organização Mundial da Saúde e pode ser definido como o consumo excessivo, duradouro e compulsivo de bebidas alcoólicas, que provoca um quadro de dependência. São diversos os fatores que podem levar ao alcoolismo: origem biológica, psicológica, sociocultural”, explica.

A coordenadora destaca ainda que o alcoolismo pode causar danos para o convívio social. “Os danos sociais e morais diferem de indivíduo para indivíduo e são subjetivos. Porém, comportamentos anti-sociais, violência doméstica, ruptura de relacionamentos, problemas no trabalho, como alterações na percepção, reação e reflexos, aumentando a chance de acidentes, são provenientes do abuso de álcool. É uma doença que provoca muito sofrimento para o usuário, familiar e amigos”, enfatiza.

Ainda segundo Sony Petris, a população masculina ainda resiste em procurar cuidado, principalmente o de prevenção. Segundo estudos, somente 15% das pessoas, homens, que apresentam problemas relacionados com o uso de álcool buscam tratamento para o alcoolismo.

“Em muito dos casos, isso acontece por uma questão cultural. O álcool faz parte da cultura da população brasileira e acrescenta-se a isso a crença de que o usuário tem que "controlar" o uso de álcool, que consegue parar quando assim o desejar, o que faz com que, na maioria das vezes, quando busca ajuda é porque apresenta problemas físicos relacionados ao uso excessivo e abusivo”, enaltece Sony Petris.



Fonte: SES/INFONET


domingo, novembro 24, 2013

CONSELHEIROS TUTELAR DENUNCIAM FALTA DE APOIO DA PREFEITURA

Mesmo já tendo assinado um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual, o governo do município teima em continuar desobedecendo às diretrizes emanadas pelo órgão fiscalizador das leis, pois além de não dotar o Conselho Tutelar da cidade de Belém do São Francisco das condições necessárias para o desenvolvimento das tarefas diárias, eis que agora a Secretaria Municipal de Assistência Social passou a não atender as solicitações derivadas deste.
O fato agora diz respeito à locomoção dos Conselheiros, pois mesmo sendo protocolado ofício que versava sobre a necessidade de suas participações em reunião que aconteceria na cidade de Caruaru – PE, a referida secretaria não achou oportuna a viagem e com isso não forneceu um veículo para que o Conselho pudesse participar de um evento que era de grande importância.

É no mínimo estranho que alguém que diz estar preocupado com o sistema de garantia de direitos das  crianças e adolescentes seja ao mesmo tempo provocador do esvaziamento não só das funções relativas aos Conselheiros bem como por deixar faltar os bens necessários ao funcionamento do órgão. É uma verdadeira aberração”, afirma a nota enviada a imprensa pelos Conselheiros Charles Sá e Josemberg Magalhães.

Segundo a nota esta não é a primeira vez que o município abandona o Conselho Tutelar a própria sorte. Em abril deste ano faltava resmas de papeis ofício, cartuchos de tintas para as impressoras, ameaça de corte no fornecimento d’água, descontinuidade do sistema de informação para a infância e adolescência – SIPIA, disponibilidade insuficiente de mega bytes para a utilização dos sistemas de computação, ausência de linha de telefone fixo e celular para atendimento da demanda externa, ausência de interligação em rede do sistema de impressão de documentos, computadores defeituosos e inacessíveis, etc. Diante desse quadro o fato repercutiu na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, o que fez com que o Deputado Rodrigo Novaes enviasse ao órgão um valor a fim de que o mesmo não sofresse paralisações.

Por outro lado, o Ministério Público do Estado de Pernambuco realizou doações de equipamentos tipo birôs, televisão, cadeiras e materiais de expediente. Também expediu recomendação para que a Prefeitura Municipal atendesse o interesse público relacionado às condições de trabalhos dos membros da instituição, o que não importou em medida eficaz, haja vista a má vontade que se dá em não querer enxergar o Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública.

Agora estes fatos, um outro caso lamentável de incompetência administrativa aconteceu na semana passada, quando houve necessidade do deslocamento dos Conselheiros Tutelares em horário noturno até o plantão policial que neste dia funcionava na cidade de Petrolândia a fim de lavrar flagrante delito por abandono de incapaz e mesmo tendo acionado 04 conselheiros os policiais civis que se encontravam de plantão não tiveram como contar com a ajuda destes, fato que se deu em razão da não disponibilização por parte da prefeitura de um veiculo para o atendimento do fato, pois de acordo com os responsáveis o veiculo que presta serviço ao Conselho estava há 3 meses sem receber pelas viagens e com isso não poderia atender, no que redundou por um dos conselheiros ter ocupar o lugar de um dos policiais na viatura da policia. Enquanto isso, veículos pertencentes à SMAS, ficam parados e não são disponibilizados para que os Conselheiros possam se deslocar no cumprimento dos seus deveres.

Diante do fato os Conselheiros Charles Sá e Josemberg Magalhães decidiram que vão denunciar o acontecido, afirmando que pedirão ao MPPE a execução do TAC, o que poderá importar para a Prefeitura Municipal em uma ação cível pública e a consequente responsabilização criminal do município.

Igualmente afirmam os Conselheiros que também Irão representar junto ao MPPE a fim de que seja aberto o competente inquérito que determinará as investigações e posterior responsabilização por parte dos responsáveis e de igual forma irão comunicar o fato ao Juízo da Infância e da Juventude no sentido de que os responsáveis possam responder pelos acontecidos, conforme previsão legal do ECA.

Fonte:Blog Tadeu Sá.



ENQUANTO A PRESIDENTE DILMA ANUNCIA A PRORROGAÇÃO DO MINHA CASA MINHA VIDA, EM BELÉM CONTEMPLADOS CONTINUAM SEM SUAS CASAS E SEM SOLUÇÃO DE VIDA.

Dona --- e sua mãe com 76 anos entre a realidade da casa de taipa e o sonho da casa própria que nunca vem.

Enquanto a presidente Dilma disse em discurso realizado na quarta feira passada, durante a abertura da 5ª Conferência Nacional das Cidades que o Palácio do Planalto quer a continuidade do programa Minha Casa Minha Vida, “independentemente do que ocorra em 2014″, inclusive negando que a entrega de unidades habitacionais seja “esmola”, em Belém do São Francisco acontece justamente o contrario, as chaves das casas foram entregues sem que haja condições de moradia e os beneficiários com isso estão preocupados correndo atrás de quem resolva as questões relativas às conclusões.

Pois bem, todos sabem que o programa minha casa até agora produziu poucos efeitos no nosso município, pois enquanto Chorrochó construiu cerca de 700 destas unidades habitacionais, em Belém do São Francisco apenas uma centenas destas casas foram edificadas nos últimos 8 anos e mesmo assim 48 delas não estão da forma como deveria ser, embora a obra se arraste por quase quatro anos, e o pior é que as pias e bacias sanitárias já colocadas estão sendo roubadas por meliantes.

Moradores mostram que além de uma série de coisas que faltam,  as portas estão por pintar.

Moradores mostram que além de uma série de coisas que faltam,  as portas estão por pintar.
Moradores mostram que além de uma série de coisas que faltam, as portas estão por pintar.
O caso diz respeito à vila que fica ao lado do cemitério, pois as 48 casas ali existente, mesmo com a entrega das chaves aos futuros moradores não possibilita estas a mínima condição de uso já que em muitas falta energia, pias e bacias sanitárias, ao passo que outras encontram-se  com enormes rachaduras e sendo assim os moradores não conseguem realizar seus sonhos de adentrarem nestas, de forma que vários projetos de vida vão sendo irresponsavelmente postergados, como é o caso da senhora Lucicleide Maria Pereira Ribeiro que ali reside com sua mãe de 76 e ansiosamente aguardam mudar de casa.

Revoltados com a situação, pois alega que não tem mais a quem reclamar, um grupo de moradores entrou em contato com a TV Grande, canal de televisão com sede na cidade de Petrolina e outros veículos de comunicação da região e denunciaram o descaso, de modo que todos estiveram no local e presenciaram o absurdo que acontece, inclusive o canal de televisão reportou o caso no NETV.

Dona Cleonice, sem casa e sem perspectiva de ter.

Dona --- e sua mãe com 76 anos entre a realidade da casa de taipa e o sonho da casa própria que nunca vem.
Dona Maria do Patrocínio, de 76 anos,e sua filha entre a realidade da casa de taipa e o sonho da casa própria que nunca vem.
O mais lamentável neste episódio é que dias destes anunciou-se em um programa de uma das rádios da cidade a entrega destas casas e quando indagada a uma senhora beneficiaria que ali se encontrava, se estava satisfeita com a entrega, esta respondeu dizendo: “Estou satisfeita, mas não sei quando vou morar nela e a chave que me entregaram não e da fechadura da casa que me pertence”.

Esta situação é completamente absurda, sendo que muitos dos beneficiários alegam que trabalharem por alguns dias na construção, sendo que outros sem tempo tiveram que contratar um servente, e mais indecentemente ainda é que o responsável pela obra ameaça processar todos que afirmarem esta situação, o que vem preocupando muita gente.

“Isto não vai acontecer”, diz o advogado Tadeu Sá, “Quem for o responsável pela construção é que vai ter que se justificar na justiça, não é possível que o povo pague por esta irresponsabilidade”, disse.

Ainda como medida a tomar, Tadeu Sá informou que irá com uma comissão de moradores até a presença do Ministério Público, onde denunciará o fato, e que logo a seguir será endereçada uma carta a Presidente Dilma relatando tudo que acontece, pedindo inclusive uma solução para o problema, além de procurar também a Caixa Econômica neste mesmo sentido.

“Sinceramente não consigo entender o porquê desta situação e nenhuma providência é tomada, de modo que o povo, como agora acontece, por não mais ter a quem recorrer procura a imprensa para que esta denuncie o caso, um verdadeiro absurdo”, complementou Tadeu Sá.


Fonte: blog tadeu sá,Escrito por Maria Rita.


sábado, novembro 23, 2013

LIGEIRINHAS, LIGEIRINHAS


BA 210 PAULO AFONSO A RODELAS.
A tão sonhada recuperação da BA 210 feita pelo governo do estado, parece mais que: estão pintando a estrada de tinta preta do que fazendo uma camada de asfalto! Daqui a um ano aquela BA vai esta totalmente esburacada! Mais uma vez, próxima ao ano eleitoral. Wagner mais uma vez,vem ao sertão “querer tampar o sol com uma peneira”!

ARREPENDIDOS,MAIS UM CAPITULO DESSA NOVELA.
Disse um grande empresário da Barra do Tarrachil:  “Vou rasgar meu titulo pra não votar mais nesse povo” hum! Diz isso hoje, ano que vem veja qual vai ser o adesivo do carro dele!

MACURURE.
Por unanimidade no velho TER da Bahia, Prefeita Silma permanecer no cargo de prefeita na cidade de Macurure. A oposição agora tem que ter “ bala na agulha” pra reverte esse quadro em Brasília, se eles pelos menos tentarem!

PETROLINA.

Sai Lossi, entre Fernando, sai Fernando volta Lossi e amanha será quem? Da justiça brasileira não duvido nada! Ela dorme em uma posição e acorda em outra, depende do que vai ter debaixo do colchão, uma pedra ou... Algo mais macio! 

sexta-feira, novembro 22, 2013

JOAQUIM BARBOSA NÃO PRATICOU UMA SÓ ILEGALIDADE; GRITARIA É FRUTO DA MÁQUINA DE DIFAMAÇÃO DO PT. TIRE SUAS DÚVIDAS

Joaquim Barbosa, relator do mensalão e presidente do Supremo Tribunal Federal, não cometeu ilegalidade nenhuma ao determinar a prisão dos mensaleiros. Nada! Zero! A gritaria é só decorrência da máquina de propaganda e de difamação do petismo. Os presos estão sob a guarda da Polícia Federal, que também é polícia judiciária. A Vara de Execução Penal que cumpre as determinações do Supremo é a do Distrito Federal. Pergunta com resposta óbvia: o deputado Natan Donadon (sem partido) cumpre pena em Rondônia ou na Papuda? Agora, sim: executadas as prisões, analisam-se os pedidos para cumprimento em outros estados por esta ou por aquela razão.
Wadih Damous, presidente do Comissão de Direitos Humanos da OAB, saiu atirando contra a Joaquim Barbosa. É o que ele sempre faz quando seus “companheiros” de esquerda estão em apuros. Esse senhor vinha se especializando, nos últimos tempos, em sair em defesa de mascarados violentos no Rio. Agora, arrumou uma causa ainda mais especiosa… O Conselho Federal da OAB, ainda bem!, preferiu deixar o homem falando sozinho e não endossou seu chilique. Sabia que havia na gritaria mais ideologia do que questão técnica.
Leiam abaixo algumas perguntas e respostas sobre a prisão dos mensaleiros, pubicadas na VEJA.com.
Por Laryssa Borges
1. É legal transportar os condenados para Brasília previamente, mesmo antes da definição do local definitivo para o cumprimento da pena?
Sim. O juiz responsável pela execução se encarrega de estabelecer todas as condições para o cumprimento da pena e isso pressupõe que todos os réus possam ser levados ao local onde fica o magistrado. A justificativa para a transferência dos condenados baseia-se, por exemplo, na possibilidade de o juiz achar necessário convocar audiências, determinar exames médicos ou verificar previamente condições de cumprimento de prisões em regime semiaberto. No caso do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, dividiu as funções de execução com o juiz Ademar Silva de Vasconcelos, da Vara de Execução Penal (VEP) do DF. Caberá ao relator do mensalão, por exemplo, analisar pedidos de indulto e liberdade condicional, enquanto a Vara será responsável por emitir guias de recolhimento dos mensaleiros e calcular as multas impostas aos condenados.
2. É legal determinar a prisão de um condenado mesmo sem a expedição da carta de sentença?
A Lei de Execução Penal e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) exigem a expedição da carta de sentença para se documentar o início do processo de execução da pena, mas não estabelecem nenhum tipo de sanção caso a guia não seja encaminhada previamente ao juiz. Para juristas, a divulgação do documento é um ato meramente protocolar e administrativo, ou seja, não se pode classificar como ilegal a prisão de um condenado sem a carta se sentença.
3. Um condenado reconhecidamente em estado de saúde debilitada pode cumprir a pena normalmente em um presídio, independentemente de ser na ala para regime fechado ou semiaberto?
Sim. A decisão cabe ao juiz de execução, que, para proferir seu veredicto, pode pedir laudos periciais e análises de juntas médicas especializadas. Com base nesses documentos, o juiz pode negar, por exemplo, pedido de prisão domiciliar e determinar que o detento continue no presídio. O condenado tem direito à assistência de médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e nutricionistas, mas caso ele precise de atendimento específico na área da saúde, a direção do presídio e o juiz da execução podem conceder autorização especial para tratamento fora da unidade prisional.
5. O juiz pode se recusar a enviar um preso para cumprir pena perto da família?
Sim, desde que fundamente sua decisão. Em geral, os argumentos utilizados pelos juízes para negar pedidos desta natureza são questões de segurança, ausência de vagas e alertas para evitar que o condenado exerça influência de dentro da cadeia. Em casos específicos, o criminoso pode ser transportado para presídios distantes do local onde sua família vive. É o caso de presos que são encaminhados, por exemplo, aos presídios de segurança máxima no interior de São Paulo.
6. O juiz pode se negar a autorizar trabalho externo para um condenado em regime semiaberto?
Sim. A Lei de Execução Penal não prevê o trabalho externo como um direito automático dos condenados em regime semiaberto. Para pedir o benefício, o condenado precisa apresentar carta com proposta de emprego na unidade prisional onde estiver cumprindo pena. O presídio encaminhará uma assistente social ao local do emprego para fazer um relatório sobre as condições de trabalho. Por lei, o trabalho externo só é autorizado quando o condenado tiver cumprido, no mínimo, um sexto da pena, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem jurisprudência que autoriza o trabalho independentemente deste cumprimento. O Supremo Tribunal Federal (STF), entretanto, tem decisões em sentido contrário exigindo a comprovação de cumprimento prévio de parte da sentença.
7. Em que circunstâncias um condenado pode utilizar tornozeleira eletrônica?
O juiz, a seu critério, pode decidir se um condenado que cumpre pena nos regimes semiaberto ou domiciliar deve ser fiscalizado por meio de tornozeleira ou colar eletrônico. As tornozeleiras devem ser equipadas de sistemas GPS, blindadas e à prova de fogo e de água. No caso dos condenados no mensalão, a tornozeleira eletrônica pode ser usada para evitar que seja necessário deixar policiais federais na vigilância dos detentos.
8. Que tipo de trabalho o condenado pode fazer na prisão? E em regime semiaberto?
Cabe ao juiz analisar subjetivamente que atividades podem ser desenvolvidas pelo condenado, desde que as atividades tenham dever social e respeitem a dignidade humana. O trabalho do detento tem de necessariamente ter finalidade educativa e produtiva. O condenado pode trabalhar enquanto cumpre pena, inclusive em regime fechado, sendo remunerado por isso. A cada três dias de trabalho, o preso tem direito a redução de um dia da pena. A jornada é de seis a oito horas diárias, com descanso aos domingos e feriados. O trabalho externo é permitido para presos em regime fechado somente em obras públicas ou empreendimentos de entidades privadas, desde que tomadas cautelas contra fugas. A Lei de Execução Penal não traz orientação expressa sobre o trabalho dos condenados em regime semiaberto, mas cabe ao juiz autorizar ou não que o detento exerça atividade externa.
Para a elaboração das respostas, o site de VEJA se baseou na Lei de Execução Penal, em documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e ouviu dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além do ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior e do ex-presidente do STF Carlos Velloso.
Por Reinaldo Azevedo

O BICHO VAI PEGAR HOJE EM RODELAS-BA

CHEGOU O GRANDE DIA!!! HOJE NA CIDADE RODELAS TEM: O SUCESSO DO MOMENTO  " ASAS LIVRES"!!

quinta-feira, novembro 21, 2013

BURACOS ENORMES TOMAM CONTA DAS RUAS DE CHORROCHÓ-BA




Redação chorrochoemfoco
As ruas da cidade de Chorrocho-BA encontra-se em total abandono. A quantidade de buracos que existe nas principais ruas da cidade, vem trazendo muito transtornos tanto a comunidade, como aos visitantes. Existem buracos que mais parecem crateras em plena via publica. Muitos motoristas reclamam que a muito tempo esses buracos vem dando prejuízos aos mesmos.







 Existe buracos que já estão perto de completar um ano de existência e nada de manutenção por parte da prefeitura. Alguns desses buracos (como demonstra as imagens exclusivas do blog) são devidos a esgotos a céu aberto nas ruas da cidade. Um desses inclusive, é de frente ao posto medico e a base do SAMU. Uma total falta de gestão por parte da prefeitura.




O blog esta a disposição das secretarias responsáveis por essa área, para suas devidas explicações.


Imagens exclusivas Eloy Netto

quarta-feira, novembro 20, 2013

DEU NAS REDES SOCIAIS- MAIS UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CHORROCHÓ FALTA MERENDA.

Apenas a Verdade!

“A bagunça Desorganizada”

Qual a explicação da Prefeitura Municipal de Chorrochó , Para a falta de merenda por mais de 01 Mês na Escola Municipal de Barra do Tarrachil? 
Os Pais e alunos querem saber, Assim como toda a população! Tentar impor a lei do silêncio nas pessoas é uma das formas mais grosseiras e escandalosas da Ditadura Militar, e pelo que nos já sabemos Ditadura Militar já se passou á muito tempo.

Perguntas e mais perguntas!!

Cadê a merenda? Por que passa uma eternidade em falta? Por que ninguém diz nada?A fome dos alunos pode esperar a boa vontade?

Para o povo que já sabe o caminho das Pedras.. É só seguir a direção.

Governo Feliz! É Ser ou deixar o povo sem conhecimento!


fonte: facebook sintia veronica

PREFEITO GUSTAVO CARIBE(PSB) LANÇA PROGRAMA DE RADIO


Redação chorrochoemfoco
Prefeito da cidade de Belém do são Francisco, Gustavo Caribe(PSB) lança programa em emissora de radio.
Uma forma de interagir com a comunidade de seu município e de mostrar transparência em seu governo, Gustavo caribe a parti do próximo domingo as 11h00m, apresentará nos microfones da radio educadora AM da cidade Belem o programa “fala prefeito”. O programa também pode ouvido pela internet no www.radioeducadoradebelem.com.br

Com informações do facebook.

“NÓS PREFEITOS TEMOS QUE SONHAR ALTO”, AFIRMOU QUITÉRIA NA SOLENIDADE DE ABERTURA DO 2º ENCONTRO DE PREFEITOS.



Com a presença de mais de 300 prefeitos, deputados federais, estaduais, secretários, vereadores, entre outras autoridades, no Resort Vila Galés Marés, em Camaçari, teve início nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, o 2º Encontro de Prefeitos, cujo tema principal é “Educação e Tecnologia”. O evento tem a missão de realizar uma grande troca de conhecimentos entre os educadores e prefeitos promovendo um grande debate para conhecimento das áreas de planejamento, financiamento e gestão da educação.

Idealizadora do encontro, a presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria agradeceu a presença de todos e disse, “sou a voz que fala mais que às vezes grita em busca de soluções para a população baiana, pois sou a voz dos 417 municípios baianos e de nós dependem 14 milhões de pessoas. Nós prefeitos temos que sonhar alto e acreditar que juntos podemos mudar a realidade do alto índice de analfabetismo na Bahia”, afirmou

Presente no evento, a ministra Ideli Salvatti parabenizou a iniciativa da UPB e trouxe um recado da presidente Dilma aos prefeitos baianos. “Não deixe escapar nenhum prefeito, quero ter ações em todos os municípios da Bahia, em todas as áreas, seja na saúde, educação, vamos confirmar essa parceria com governo federal”.

O governador Jaques Wagner deu boas vindas a todos e parabenizou a presidente da UPB, Maria Quitéria pela excelente iniciativa de trazer para perto dos prefeitos os ministérios e as secretarias, assim os prefeitos não precisam ficar batendo de porta em porta para resolverem seus problemas. E encerrou desejando aos prefeitos que os dias do encontro sejam bastante proveitosos.

Na solenidade de abertura estiveram presentes: a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, os senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata, o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, TCE/BA, Justiniano Zilton Rocha, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, TCM/BA, Paulo Maracajá, o superintendente do Sebrae, Edival Passos, o superintendente regional da Caixa no Estado da Bahia, Luiz Antônio de Souza, entre outros.

O 2º Encontro de Prefeitos conta com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado da Bahia, Banco do Brasil, Caixa, Desenbahia, Bradesco, Sebrae, Brasil Kirin, Coelba, Embasa, Educar Brasil, Grupo Positivo, Associação Brasileira de Municípios, Confederação Nacional de Municípios, Grupo Boticário, Conishi,E&L e Uno Público.

Fonte: ascom UPB

HOEMENAGEM DO BLOG AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



Hoje é dia de reverenciar os irmãos e irmãs que vieram da África para ajudar a construir este País com sangue e suor. Fomos agraciados com sua beleza, gingado, sabores, temperos, cultura, batida, timbres e o sorriso mais brilhante do planeta, que, para nossa sorte, se perpetuaram por aqui.Independente da cor, o mais importante é termos consciência.

20 de novembro - Dia da Consciência Negra.

terça-feira, novembro 19, 2013

SEGUNDO DIA DA 4ª EXPO-FERIA DO BODE EM CHORROCHO-BA







Redação Chorrochoemfoco
A 4ª Expo-feira de caprinos e ovinos visa dar uma grande oportunidade de melhoramento e venda de animais, além de fortalecer os caprinos e ovinos em nossa região, o evento contou com diversos parceiros como ADAB, EBDA, Secretária Municipal de Agricultura, dentre outros.











No segundo dia da Expo-Feria aconteceu diversas palestras e capacitações com diversos profissionais. O representante da EBDA  Afonso Cordeiro de Menezes começou falando da historia de nosso município  do bioma caatinga, rios, produtividade baixa, falta de alimentação, foi discutido também medidas que auxiliem a convivência com a seca, histórico das secas, e as plantas da caatinga que podem ser utilizadas no semi arido.





Um dos criadores o Sr° Manu de Silvino, trouxe para a feria do bode, uma maquina
que fazia de tosa, uma maquina que serve para fazer cortes dos pelos dos carneiro ação esta, que foi mais uma novidade e sucesso na 4ª expo-feria do bode. 



Já o representante da secretaria municipal de agricultura, o técnico agrícola Icaro kinarde, falou sobre a saúde animal e deu algumas dicas no manuseio de animais com certas doenças, por exemplo, das limpezas dos currais que devem ser feias pelo menos de oito em oito dias, para que não se prolifere doenças ligadas a vermes. Outra dica importante foi o manuseio com animais que estejam com algum tipo de doença infecciosa, que seja esse animais separado dos demais, e o os produtores e criadores sempre facão uma boa higienização antes e depois de aplicar remédios em seus animais doentes.






Marcelo do BNB Banco do Nordeste agradeceu a Secretária municipal de  Agricultura e a Adriana Araújo pelo convite, e disse que este já é o terceiro ano que participa, em seguida chamou as pessoas que estavam com os contratos aprovados do Agro amigo para assinar as folhas de pagamento.





O representante da CONAB Carioca passou informações sobre o balcão de milho da CONAB. Que,Para ter direito ao milho os produtores rurais e criadores devem procurar a EBDA ou a Secretária Municipal de Agricultura para fazer seus cadastros e ter direito ao programa.
Os procedimentos devem passar pela ADAB eles falam a quantidade de animais que você tem e depois lá em Salvador eles fazem um cálculo de quanto você tem direito a comprar de milho, a Secretaria emite a nota fiscal. O Carioca lembrou as pessoas que procurem os órgãos competentes, as pessoas que realmente foram instruídas para dar atendimento.



O Secretário do Municipio de Agricultura José Nilson divulgou uma lista com 28 nomes de pessoas que irão receber pela 1ª vez o milho e disse que chegou a marca de 1500 criadores inscritos no Programa Balcão do Milho de Chorrochó, e citou que a secretaria estará sempre a disposição da Associação dos vaqueiros de Chorocho, pois questões políticas não podem atrapalhar o desenvolvimento do município e esse tipo de parceria sempre agradará a comunidade que mais precisa, e  que nesse momento de grande estiagem todas as forças devem se unir para o bem de todos.



A Presidenta da Associação dos Vaqueiros Adriana Araújo disse: que está sempre buscando coisas novas para melhorar o conhecimento e a qualidade de vida do produtor rural, que sobrevive da criação do bode e do carneiro. A proposta da 1ª Exposição foi melhorar a qualidade de vida das pessoas através do seu ganha pão que é a venda do animal, e uma das novidades esse ano foi a palma sem espinho que foi distribuída para as pessoas que assistiram as palestras e fizeram cadastros.






Produtos da terra-Mauricio fala ao site CHORROCHOONLINE sobre a fábrica de mel e de uma máquina que ele mesmo construiu com as instruções de um treinamento na Cidade de Casa Nova. Na fabricação do MEL CHORROCHÓ da Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Chorrochó ele disse que estão usando o derretedor de cera de fabricação caseira e não precisa de energia, a associação fabrica mel e já faz a venda em frascos de 500ml e 1 litro.







O artesanato foi outra grande novidade na 4ª Expo-feria. Produtos feitos na comunidade do Cipo, zona rural da cidade Macurure-BA pela família de seu Hermes. Lindos objetos decorativos feito a mão estavam presente no segundo dia da feria do bode.



A secretaria municipal de saúde tambem esteve presente na 4ª Expo-feira do bode. Muito bem representada por Pryscila Carliana,  e por estarmos na campanha "Novembro azul" contra o câncer de próstata.Pryscila fez orientações aos homens sobre a importância da fazer o exame de próstata a parti dos 40 anos, alem das orientações ela distribui panfletos informativos e fitas azuis da campanha.

Associação dos vaqueiros de chorrocho atraves da presidenta Adriana Araujo e seu vice Irma Cipriano organizadores do evento junto aos seus demais parceiros, distribuirão mudas de palmas sem espinho.









No final da noite após as competições de animais foi realizada a entrega dos troféus para os donos dos animais que ganharam a competição.



















Nos proximos dias ainda teremos mais materia falando sobre a feria do do bode.Inclusive entrevistas exclusivas com o Secretário Municipal de Agricultura Nilson Rodrigues, onde foi abordados assuntos referente a 4ª expo-feria entre outros questionamentos feito pelo blog a Nilsinho referente a crise do governo municipal, falta de agua em alguns povoados e sobre politica. Tambem teremos uma entrevista com o representante da CONAB Carioca referente ao balcão do milho em chorrocho e falaremos sobre algumas denuncias sobre venda de milho.Aguardem.

Com informações do Chorrochoonline.
Imagens exclusivas de Eloy Netto