quinta-feira, janeiro 30, 2014

NEM ESTAMOS AINDA EM 2016 MAIS, POLÍTICOS DA OPOSIÇÃO EM REPRESARIA A UMA PRÉ-CANDIDATURA DENTRO DO GRUPO, LANÇAM SEUS NOMES TAMBÉM, COMO PRÉ-CANDIDATOS.

Ultimamente vemos muita movimentação nos bastidores da política chorrochoense, na situação e principalmente na oposição. Semana passada na visita de Geddel Vieira Lima pré-candidato governista, na cidade de Abaré,onde o mesmo participou do 2º encontro do PMDB na região. Observamos a presença de políticos de Chorrocho, esta lá  o ex PTC e agora Pmdbista e ex-vereador Euzébio Araujo(zebinho), a líder de pesquisas eleitorais em Chorrocho Drª Socorro Carvalho e o ex-prefeito Paulo de baião.  Nas conversas entre a cúpula do PMDB e os políticos chorrochoenses, que pouco se falaram em eleições 2014 e sim de eleições 2016, Geddel já veio de cabeça feita, e já sabendo, de como anda a política em nossa cidade. Então Geddel cuidou logo de  “puxar a orelha” de quem já se declarava candidato(a) para eleições municipais de 2016. Geddel Vieira disse que quer ver a oposição de Chorrocho unida, e depois de algumas pesquisas é que se definirá o nome certo para ser candidato a prefeito em Chorrocho pela oposição, disse o Geddel Vieiria Lima.

Já nesse tom, em uma conversa com o ex-assessor de Gabinete do ex-prefeito Paulo de Tarço, Drº Roberto Henrique, ele nos informou que  Paulo de Baião é pré-candidato a prefeito sim, as eleições de 2016 em Chorrocho! O Drº ainda “soltou” que, Drº Marcelo de Laudimiro, Beto de Arnobio e Adriana Araujo que fazem parte da oposição também lançaram seus nomes a pré-candidatura. Roberto Henrique ainda acrescentou que todos são candidatos mais, são a favores de pesquisas eleitorais.

Ele ainda falou que Paulo de baião tomou esse decisão de agora, em se lançar pré candidato já foi conversada com boa parte do grupo da oposição tudo no dialogo e tudo combinado. Paulo que evitar que saião falando por ai que se lançou a candidato sem falar com ninguém sem consultar seu grupo e muito menos colocar o “pé na parede” e exigir que lhe apoiem na “tora” como alguns já fizeram e estão fazendo, disse Henrique.

São bons nomes do grupo oposicionista de Chorrocho, porem os mesmo da eleição passada. Sabemos que é cedo ainda mais já que estão falando em eleições 2016,então vamos analisar esses nomes pela parte técnica política. Qual o trabalho social que eles tem prestado a sociedade? Eles já apresentaram algum projeto que beneficie a comunidade? Com exceção do Vereador Beto, qual o trabalho de um político de oposição eles fazem na cidade, eles fiscalizam o município, denunciam, ver uma coisa errada e procurar resolver o problema? Fazer política eles fazem bem, aquela política de “boa vizinhança” aperto de Mao e batida de ombro! A população que ver atitudes senhores políticos, a sociedade quer ver pelos menos um pouco de esforço de vocês. Será se(com exceção do vereador Beto novamente) alguns desses pré-candidatos citados e incluindo Zebinho e Drª Socorro, participam pelos menos de alguma reunião na camara de vereadores para saber os problemas da comunidade?

O blog esta a disposição a qualquer um dos políticos citados nessa matéria, para qualquer esclarecimento.


PTB ANUNCIA APOIO A NILO COMO VICE-GOVERNADOR EM CHAPA DO PT DE RUI COSTA

PTB anuncia apoio a Nilo como vice-governador em chapa do PT

Pretenso candidato a vice-governador na chapa majoritária do PT após perder para o atual chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), a preferência da base para o posto máximo do Executivo baiano, o presidente da Assembleia Legislativa (AL-BA), Marcelo Nilo (PDT), recebeu nesta quarta-feira (29) o apoio do diretório do PTB no estado. A aliança foi anunciada em nota publicada no site da sigla e assinada pelo presidente nacional, Benito Gama, o dirigente do colegiado, Jonival Lucas, e o deputado federal Antonio Brito. “Acreditamos que a união Rui-Marcelo consagra uma aliança que tem amplo potencial para disputar as próximas eleições. E o PTB empresta o seu apoio a esta coligação na certeza de que poderemos assim não só manter as conquistas dos últimos anos, como enfrentar os novos desafios que surgem aos governantes”, diz o comunicado. 

Fonte:BN

COMUNICADO.

NOTA DO BLOG AOS INTERNAUTAS.
A direção do blog Chorrochoemfoco na forma de dar mais transparecia e lisura aos direitos de respostas dos internautas, comunica que a parti de hoje 30, os textos de direito de resposta que forem enviados ao blog através do espaço utilizado para comentários, não serão mais publicados. O blog disponibiliza aos internautas as seguintes formas de contatos:
E-mails:
Fone: 75-9822-3290

A direção do blog agradece a compreensão.

NOVO QUADRO DO BLOG.

Antigamente o blog publicava nas “rapidinhas da semana” as imagens da semana. Agora as imagens da semana se tornará “As imagens do mês”! Todo último dia de cada mês, o blog publicara as imagens que foram destaque em matérias publicadas no chorrochoemfoco  de todo o mês, dando maior destaques as imagens da região, aguardem! Amanha já teremos as primeiras imagens. 

DIREITO DO CONSUMIDOR- CLIENTE DE LOJA NA CIDADE RODELAS EXIGE SEUS DIREITOS.

Ontem, 29/01/2014, por e-mail, a Srª Izabella Alves, procurou este blog para registrar sua insatisfação com a loja Center Móveis, localizada nesta cidade. Ela diz que comprou uma TV 32 polegadas, Samsung, LED, FUHD Digital, mas que a mesma apresentou problemas com poucos dias de comprada. A loja recolheu a TV e a encaminhou para a assistência técnica, onde permaneceu por quase um ano. Diz ainda que ontem à noite a loja entregou a TV, mas o problema ainda segue e, que por isso, ela quer uma nova TV ou o dinheiro de volta. 



Esse é um blog a serviço da comunidade. Portanto, também está aberto para a Loja Center Móveis se pronunciar, caso deseje.

Fonte: blog velhochico/Marquinhos

terça-feira, janeiro 28, 2014

AS RAPIDINHAS DA SEMANA!


BASTIDORES DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM DE CHORROCHO.

Graças a Deus e ao senhor do Bonfim, mais uma festa em homenagem ao padroeiro de Chorrocho senhor do Bonfim termina na santa paz apesar dos apesares.
Começamos falando da tradicional lavagem da Rua santa rosa ou melhor dizendo, 11ª Lavagem do Rua do Bagaço! Festa essa que salve engano, foi criada Por alguns moradores daquela localidade a exemplo de Ediva, Rita de valeiro, Marinalva entre outros, com apoio da sociedade, comercio, de alguns políticos e claro do poder Público.

Mais ultimamente, principalmente esse ano, observamos uma politicagem “barata” por quem organizou esse ano. Pode se notar que as camisas, alem de esta usada por maioria dos funcionários da prefeitura e alguns parentes de pessoas ligadas diretamente ao governo municipal, foram feita com um numero enorme identificando a 11ª edição da lavagem. Para mim não foi mera coincidência, pois o numero 11 é o mesmo da então candidata a prefeita Rita Campos  nas eleições de 2012 foi uma atitude premeditada e muito bem pensada, pois o numero esta tão grande que cobre ate algumas imagens que identifica a lavagem real da rua do bagaço, ate carreata teve nesse momento onde antes era as pessoas caminhando pelas ruas de Chorrocho ate chega ao destino que era a rua do bagaço. Então podemos dizer que a festa da rua do bagaço que começou com uma brincadeira dos moradores se tornou literalmente um palanque político uma festa politica?

 Pelas imagens notamos a ausência de políticos da esfera estadual e federal. E veja que estamos no ano das eleições, e Chorrocho não foi prestigiados com a presença ilustre de nenhum deputado! Pode ter  marcado presença algum pré-candidato que esteja sendo candidato pela primeira vez e pouco foi notado. Mais os deputados nem é preciso aparecer em Chorrocho, eles já sabem o “macete” para conseguir votos do povo de Chorrocho, é através dos políticos chorrochoenses.

No dia 25, dia primordial da festa, onde aconteceu a tradicional lavagem da calçada da igreja do Senhor do Bonfim, muita gente acompanhando o cortejo, inclusive de carro, queima de fogos de artifício, notamos também, muito mais gente na praça publica onde estava tento show de bandas ao vivo. Mais pouco se viu, foi as tradicionais baianas, aquelas que se vestem de baianas mesmo! Já no domingo dia da tradicional precisão pelas ruas da cidade, onde o percurso teve inicio pela rua castelo branco mais conhecida por “rua de trás”, deixou alguns fies chateados, pois naquela rua existia muito lixo e esgotos a céu aberto provocando aquele mau cheiro, no demais foi tudo tranquilo.

O BLOG FAZENDO SEU PAPEL SOCIAL.


Algumas matérias e artigos e algumas ate denunciativas, vem provocando reações positivas no convívio social de chorrocho. Muitos problemas que acontecem em nossa cidade e que o blog publica ou denuncia, logo em seguida os órgão públicos tomam providencia e resolvem os problemas deixando a sociedade satisfeita. Isso é de muito orgulho para minha pessoa que faço esse blog, isso demonstra que a intenção do blog é de ajuda a comunidade chorrochoense e toda região passando a informação necessária ao reconhecimento da sociedade. Não fico satisfeito quando alguém diz que o blog ajuda a atual administração! O blog ajuda a toda comunidade, em ter uma melhor educação, saúde, segurança publica, assistencialismo social, ajuda a cidade a ter uma boa infraestrutura, entre outros. Nossa satisfação é passar a noticia e deixar o povo bem informado de tudo que acontece em nosso município, e deixar a comunidade sabedora de seus direitos e deveres. É isso só acontece por causa de você internauta, que sempre colabora com nossas matérias. Então essa interação entre, não so esse veiculo de comunicação, como qualquer outro site, blog ou ate mesmo uma radio e a sociedade deve ampliar a cada dia, o povo tem ter coragem de denunciar, pois suas denuncias colaboram para uma Chorrocho melhor, para uma cidade mais justa. 

segunda-feira, janeiro 27, 2014

DEPOIS DE MATERIAS E ARTIGOS PUBLICADOS NO BLOG CHORROCHOEMFOCO REFERENTE A SEGURANÇA PUBLICA, USO DE DROGAS, POLUIÇÃO SONORA, AUTORIDADES SE REUNIÃO E DEBATEM SOBRE OS FATOS


Foi realizado na última quarta feira 22, uma reunião no Forum Drº Olindo Lopes Galvão Filho em Chorrocho entre autoridades do município para tratar de assuntos referente a segurança publica, consumo de drogas e álcool, menores conduzindo veículos pelas ruas da cidade e som automotivos. Segundo esta no site oficial da Prefeitura municipal de Chorrochó,essa reunião foi de iniciativa da própria prefeita Rita Campos, pressupõe-se, que essa atitude da Prefeita foi depois de varias matérias e artigos publicados no blog Chorrochoemfoco sobre itens citados anteriormente, que vinha tomando conta da cidade sem nenhuma ação ou providencia das autoridades locais. E nessa reunião foi determinado pela promotora Drª Luciana Khoury as seguintes providencias:
-Que todos os sons de mala que estivessem perturbando e desrespeitando a lei do silencio, fossem apreendidos em qualquer localidade do município.

-Nos bares que forem encontrados menores fazendo uso de bebidas alcoólicas, os donos dos estabelecimentos serão presos e processados.

Já o comandante do 4º batalhão da policia militar de Chorrochó Cesar Lima, irá levar as reivindicações ao comando do 20º Batalhão em Paulo Afonso e irá aumentar as intensificações nas abordagens.
E a Delegada da policia civil, vai apenas disponibilizar a viatura da PC para á Policia militar.

Com algumas informações e imagem do site da prefeitura municipal de chorrocho.


A MAIOR PREVIA CARNAVALESCA DO BRASIL, O “PRE-CAJU” REALIZADO NA CAPITAL SERGIPANA ARACAJU, FOI O MAIS TRANQUILO DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS.

Polícia Militar acompanha a festa e garante tranquilidade do Pré-Caju 2014 (Foto: Fernando Correa/G1)

A última noite de Pré-Caju teve 44 Boletins de Ocorrência registrados. A informação foi divulgada na madrugada desta segunda-feira (27) pela Secretaria de Estado de Segurança (SSP). O dado confirma que o domingo é o dia mais tranquilo da festa. Neste ano, a sexta-feira teve 54 ocorrências e o sábado 56. Segundo o tenente-coronel Paulo Paiva, relações públicas da PM, as brigas são as ocorrências mais comuns seguido de furtos e lesões corporais.

A edição deste ano foi apontada pela SSP como uma das mais tranquilas dos últimos cinco anos. Até o final da festa não foi registrado nenhum caso grave de crime como homicídio.
De acordo com o secretário de segurança pública, João Eloy de Menezes, o aumento no efetivo neste ano e o policiamento, inclusive no momento em que os foliões retornam para suas casas, dificultou a ação de alguns criminosos.


“Transmito o mais sincero agradecimento aos homens e mulheres das polícias Civil e Militar bem como do Corpo de Bombeiros e da Cogerp, que mais uma vez deram um show de profissionalismo, garantido a integridade de todos que brincaram na prévia carnavalesca e ratificando a principal característica da festa, a paz”, finaliza Eloy.



Fonte: G1-Sergipe

COPA SENHOR DO BONFIM DE FUTSAL DE CHORROCHO-BA, TITI É CAMPEÃO NOS PENALTIS




Redação chorrochoemfoco
Em uma partida muito bem disputada e equilibrada, na tarde ultimo sábado 25, no modulo poliesportivo de Chorrocho a desconhecida e recém formada equipe do Titi ganhou nos pênaltis para o tradicional time do Real Madri, sendo campeão pela primeira vez da copa senhor do Bonfim de futsal Chorrocho.



Em um jogo onde valeu o individualismo e experiência, que o time do Real Madri tinha de sobra e não tão diferente a equipe do Titit também. O jogo no tempo normal terminou com o placar de 3x3, um jogo muito corrido que deixou como destaque o jogador o experiente jogador Charlinho e Dadal do Titi. Mais chagando nas cobraças de pênaltis, todos sabemos que a sorte também ajuda um pouco, e pelo placar de 5x4 o equipe do Titi levantou o caneco e ganhou um cheque simbólico no valor de 1.500 reais, premio ofertado pela prefeita do município Rita Campos e pelos organizadores da Copa.



O artilheiro da CSBF foi o jogador Cosminho com 6 gols marcados, o destaque foi Dadal do Titi, a revelação ficou o jogador Leo café, do time de Caraibas e os goleiros menos vazados foi Dhones e Gilberto.

Com algumas informações do site Chorrochoonline.

DOIS GRAVES ACIDENTES COM ÔNIBUS DE EMPRESAS PARTICULARES DEIXA UM SALTO DE 15 MORTOS


Um dos acidentes aconteceu nas proximidades de Inhambupe - BA deixa um saldo de 14 mortos e vários feridos, o fato ocorreu agora pela manhã. Segundo a PRF, o ônibus vinha de São Paulo com destino a Paulo Afonso, na Bahia.
"Vinha uma carreta com um trator, aonde numa curva o trator se desprendeu e caiu na pista. Aí o ônibus, que vinha no sentido contrário, bateu de frente com o trator", relata o policial rodoviário federal Valdir Cordeiro.
A polícia não soube informar se todas as vítimas estavam no ônibus ou nos outros veículos. Também não há informações sobre o número de feridos. As vítimas estão sendo encaminhadas para o Hospital Dantas Bião, na cidade de Alagoinhas. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles.

onibus

onibus2
Em outro acidente, um ônibus com 51 passageiros que saiu às 22h deste sábado (25) de Floresta Azul (BA) caiu às 6h deste domingo (26) de uma ponte dentro de um rio no km 685 da BR-116, no município de Muriaé (MG) –a 340 km de Belo Horizonte.
De acordo com informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), um bebê de três meses morreu no acidente, ele foi levado pela correnteza e o corpo foi resgatado por soldados do Corpo de Bombeiros. Cerca de 30 pessoas ficaram feridas, nenhuma em estado grave.
O veículo da empresa Novo Horizonte, ainda de acordo com a PRF, teria atravessado a pista, batido na mureta de proteção da ponte sobre o rio Glória, e caído. O destino do ônibus era São Paulo.
 Em entrevista à Rádio Muriaé, o motorista do ônibus, cujo nome não foi divulgado, e que teve somente alguns cortes e escoriações nos braços, disse que a direção do veículo travou e ele perdeu o controle. O condutor ainda explicou que freou, tentando evitar o acidente. De acordo com ele, o ônibus cruzou a pista contrária e caiu no rio Glória, após se chocar contra a mureta de proteção da ponte.
Bombeiros e ambulâncias de municípios da região e voluntários ajudaram no resgate dos passageiros, que foram levados para o Hospital São Paulo, na cidade mineira.
Os bombeiros tiveram de mergulhar no rio para resgatar passageiros. A maioria deles, porém, conseguiu escapar pelas janelas do veículo. Algumas pessoas que passaram mal foram socorridas no próprio local. A perícia técnica da PRF iniciou os primeiros procedimentos para detectar as causas do acidente.
A direção da viação Novo Horizonte informou que está dando toda a assistência às vítimas. Dois funcionários (prepostos) da companhia já estão em Muriaé para atender e dar assistência aos passageiros. Dois ônibus da companhia deixaram a sede da empresa em Vitória da Conquista (BA) para transporte dessas pessoas, tão logo elas sejam liberadas do hospital.

Fonte: Uol/Portaldenoticias.net (Fotos: Silvan Alve), Portal Formosa, Junior Ribeiro.


domingo, janeiro 26, 2014

2º ENCONTRO DO PMDB NA REGIÃO REALIZADO NA CIDADE ABARÉ, REUNIO MUITA GENTE E MUITOS POLÍTICOS DO SERTÃO BAIANO


O pré-candidato ao governo da Bahia, Geddel Vieira Lima, participou neste sábado (25), no município de Abaré, do 2º Encontro Regional do PMDB, no Clube CSA, e da inauguração da base do SAMU da região. O encontro peemedebista contou com a participação do deputado federal Lúcio Vieira Lima, do deputado estadual Pedro Tavares, do presidente estadual do PTC, Rivailton Velozo, de lideranças políticas dos municípios de Chorrochó, Macururé, Curaçá, Rodelas, Uauá e Casa nova, como o prefeito de Abaré, Benedito da Cruz, o secretário municipal de Administração da cidade, Delísio Oliveira da Silva, e o prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, além da população da região.

O dirigente estadual do PTC falou sobre o seu desejo como partido emergente da oposição com relação ao candidato que deverá representá-ls nas próximas eleições. "Estive com Geddel essa semana pra dizer que quero ele como nosso governador. A gente quer alguém que conheça as necessidades do povo real, que conheça as nossas estradas, os nossos problemas. Estou aqui representando meu grupo, queremos atitude, queremos Geddel", sinalizou Rivailton Velozo. 


O presidente do PMDB e prefeito de Casanova, Wilson Cota, também falou sobre a garra e a vontade de Geddel de mudar os rumos da Bahia como governador do Estado. Cota também comentou sobre a atual situação da falta de segurança pública e os problemas na educação que a população tem que conviver. "Geddel tem compromisso com a população, tem atitude e nós precisamos dar apoio para que ele possa fazer mais", defendeu.

O deputado federal Lúcio Vieira Lima também disse que chegou a hora da mudança. "Não podemos seguir com o candidato do continuísmo. Precisamos de alguém que olhe pela população e que ponha os problemas da Bahia na frente dos seus próprios. Geddel é o nome que fará as mudanças necessárias para que nosso estado cresça", declarou. O deputado estadual Pedro Tavares seguiu falando sobre a situação das estradas da Bahia e sobre o descaso do governo atual sobre a segurança pública. Ponderou ainda que a região precisa de alguém que conheça os problemas que afligem a população e que essa pessoa é Geddel. "Quando teve a chance de fazer pela Bahia, ele fez de verdade. Geddel conhece todas as regiões do estado. Ele está preparado e tem atitude para fazer muito mais pela Bahia", avaliou o deputado.


A vice-prefeita de Abaré, Margarete Rodrigues, pediu que outros encontros fossem realizados na região, que olhassem pelas estradas e pela agricultura do município e que a população prestasse atenção na hora de votar. "Uma coisa que eu aprendi é que precisamos escolher muito bem os nossos candidatos. A população de Abaré é inteligente e vai saber escolher Geddel como nosso governador", afirmou.

Em seu discurso, Geddel deixou claro que o objetivo é ser governador da Bahia e que está preparado para isso. Ele falou sobre planos para segurança pública, educação e saúde. "Esses encontros servem muito mais para eu ouvir o que vocês querem e precisam, do que para eu falar. Esse sentimento de abandono não é um 'privilégio' de vocês, eu vejo isso também no oeste, no sul, no recôncavo do estado. A Bahia tem dois terços do seu território no semiárido, não vai haver desenvolvimento enquanto não criarmos políticas para a região. O atual governo não fez nenhuma barragem em oito anos de mandato", pontuou Geddel. 

Segundo o peemedebista, governar é, acima de tudo, eleger prioridades e ele oferece esperança. "Eu conheço a Bahia, quero ser candidato a governador, vou aguardar as definições e espero voltar em fevereiro não mais como pré-candidato, mas como o candidato que vai mudar a Bahia. Eu sou baiano, meus pais são baianos, meus filhos são baianos e eu quero cuidar da minha terra", declarou o presidente do PMDB na Bahia ao final do encontro, encerrado com uma apresentação de crianças da Tribo

 

Fonte:Sertãomania.com

sexta-feira, janeiro 24, 2014

PREFEITURA DE BELEM DO SÃO FRANCISCO-PE PROMOVE DESENVOLVIMENTO NA SAÚDE PUBLICA DO MUNICÍPIO.



Redação Chorrochoemfoco.
Foi inaugurado na noite da última quinta-feira 22, na área externa no Hospital Alventino Lima em Belém do São Francisco-PE um projeto de grande importância para saúde publica do município belemita, o Odonto SESC.

O odonto SESC em parceria com a secretaria municipal de saúde de Belém do são Francisco, o projeto atenderá cerca de 5 mil pacientes entre Janeiro e Julho desse ano. 

O projeto estará oferecendo a comunidade belemita diversos atendimentos odontológicos a exemplo de restaurações simples e complexas, extrações, radiografias, tratamento de canal em dentes anteriores, próteses fixas e coroas unitárias provisórias, profilaxias, remoção de tártaro, limpezas, dentre outros serviços principalmente ações de educação em saúde bucal.



o Odonto Sesc tem uma infraestrutura extremamente capacitada para desenvolver um atendimento odontológico de excelência com instrumentais, materiais e equipamentos de primeira geração. “Além de quatro consultórios que atendem simultaneamente temos ainda uma sala de raio x que nós permite fazer um diagnostico melhor dos tratamentos” 

Para utilizar os serviços, é necessário que o interessado vá até o posto de saúde onde é cadastrado e solicite a carteirinha de atendimento.

Os serviços do Odonto Sesc, em parceria com a prefeitura municipal, serão iniciados no dia 28 de janeiro.


Fonte das imagens facebook Gustavo caribe

LIGEIRINHAS LIGEIRINHAS.


POLITICOS PRESENTES E AUSENTE NA LAVAGEM.
Estava marcado para o dia da lavagem a visita de Geddel Vieria pré-candidato a governo da na Bahia na cidade de Chorrocho no próximo sábado, dia lavagem da igreja do senhor do Bonfim. Mais foi cancelada sua presença, ele vai ficar por Abaré mesmo.

FALANDO EM POLITICO NA LAVAGEM!
Temos certeza que os “Marios” não perdem... Nem podem perder, estamos em período eleitoral e Chorrocho é “a galinha dos ovos de ouro” deles, politicamente falando.

A FESTA DO SENHOR DO BONFIM DE CHORROCHO TEM DONOS OU ORGANIZADORES?
Se falando da parte “extra novenas” que muito bem organizada pela paróquia de Chorrochó-BA. Mais se falando das demais organização vemos “ a anos” que existem pessoas que se sentem donos da festa que ridículo isso em! Quando será que quando vamos ver a harmonia entre barraqueiros e organizadores? Quando vamos ver a humildade, controle e equilíbrio mental dos organizadores? Se a prepotência e arrogância continuar a festa ira acabar, só ficará a parte religiosa, como alguns padres já sugeriram.

OS BASTIDORES VEM AI.
Na primeira semana depois da festa do Senhor do binfim de Chorrochó-BA, estaremos publicando os Bastidores da festa. Tudo que rolou nas lavagens tanta da rua do bagaço que foi um fiasco, e a lavagem da igreja do senhor do Bonfim, será feito um resumão, aguardem.

VOCÊS VIRAM? 
Na noite da última terça-feira justamente no dia das novenas do povoados onde houve uma linda apresentação cultural do povoado da Varzea da ema, observamos caminhando juntos, o ex-vereador Zebinho e Drª Soccorro pré-candidata a prefeita em 2016. Será se falaram de eleições 2014 e 2016? Pelo o que eu conheço zebinho acho que sim!




quinta-feira, janeiro 23, 2014

NEM LIGO É ELIMINADO PELO "TITI" DA COPA SENHOR DO BONFIM DE FUTSAL E REAL MADRI PODE SER BICAMPEÃO.

EQUIPE DO "TITI"

Pela previsão do blog chorrochoemfoco, a surpresa das semi finais da copa senhor do Bonfim de futsal foi o Nem Ligo da Barra do Tarrachil. A equipe tarrachiense deu adeus a mais uma copa, depois de um jogo bem disputado e com o placar bem apertado, a equipe desconhecida do “Titi” que segundo informações é comandada por Dilan venceu o Nem Ligo pelo placar de 3X2. Os comentário foram que a equipe do Nem Ligo entrou de “sapato alto” que dizer: Que o time entrou na partida se "achando" que tinha a certeza da vitoria, mais se deu mau e queimou minha lingua!

EQUIPE REAL MADRI

Já a previsão do jogo entre Real Madri contra Caraíbas foi prevista e acertada. O Real que tem no comando Bel e o Mestre Lopez, venceu o time de Caraibas por 4X2 quase sendo uma goleada. O tradicional time do Real Madri no Próximo sábado 25, pode levantar a taça pela segunda vez e ser bicampeão da Copa senhor do Bonfim de Futsal de Chorrocho.


“Vou me ousar novamente, o real tem mais time, vai ser campeão!”

DIREITO DE RESPOSTA - O BLOG RESPEITANDO O DIREITO DE RESPOSTA DOS INTERNAUTAS, ABRE ESPAÇO PARA A DIRETORA DA ESCOLA MUNICIPAL LAURO DE FREITAS.


A diretora da Escola Municipal Lauro de Freitas de Chorrochó Jocelma Possidonio, fez um esclarecimento no espaço reservado para comentários do Blog Chorrochoemfoco em forma de Resposta á matéria publicada no dia 21 de janeiro referente à denúncia de alunos e professores que citam a falta de estrutura na Biblioteca daquele estabelecimento de ensino. A mesma diz que NÃO HÁ NENHUMA BIBLIOTECA NA ESCOLA! Mas antes, depois de uma breve pesquisa, vamos esclarecer a importância de uma biblioteca para as escolas:

É de suma importância uma biblioteca pública para a sociedade, onde ajuda a formar cidadãos leitores, propõe a reflexão e o desenvolvimento de projetos culturais de incentivo à leitura. Segundo o professor Amazonense Marcos Afonso: "A biblioteca não pode ser um grande armazém de livros, tem que ser um polo de conhecimento".
É preciso a conscientização dos Profissionais da Educação quanto à importância da biblioteca. A impressão que dá é que a Bibliotecária é para cuidar mais um período dos seus alunos!

A Biblioteca Escolar deveria tornar-se “o coração da escola”, um centro dinâmico, que atuando em consonância com a sala de aula participaria em todos os níveis e momentos do processo de desenvolvimento curricular, composto de um acervo de material de ensino e de leitura diversificado, organizado, acessível a alunos e professores e adaptado às aspirações do momento. Desempenharia na escola, mais ou menos o papel da Biblioteca Pública na comunidade.

Seus objetivos decorrem dos próprios objetivos da Escola. Como responsável pela difusão de informações atuais e indispensáveis ao processo ensino-aprendizagem, colabora para uma democrática educação integral, alcançada através de atividades que levem o educando à formação do senso de responsabilidade, cidadania e capacidade de auto-realização.

Nas normas de bibliotecas da American Library Association, encontram-se alguns objetivos adaptáveis a Biblioteca Escolar como:

* cooperar com o currículo escolar, no atendimento às necessidades dos aluno, professores e demais membros da comunidade educacional;

* proporcionar aos usuários materiais diversos e serviços bibliotecários adequados ao seu aperfeiçoamento e desenvolvimento individual;

* orientar e estimular os alunos em todos os aspectos da leitura, para que encontrem prazer e satisfação crescente, avaliando-a e criticando;

* acostumar os alunos desde pequenos a usufruírem da biblioteca, estimulando-os à leitura do que decorrerá o hábito de ler e de consultar bibliotecas;

* participar dos programas e atividades da Escola, oferecendo-lhes serviços bem como desempenhar o seu papel na operacionalização das propostas curriculares;

Deve, enfim, levar o usuário a “aprender a apreender”. Sua principal finalidade é portanto, o atendimento ao aluno-leitor visando torná-lo capaz de reconhecer o valor da informação e apto ao utilizá-la. Com informações de Maura Esandola Tavares.

Diante disso pergunta-se:

* Como promover o desenvolvimento integral do aluno-leitor sem leitura ?

* Vocês sabem que a Biblioteca Escolar pode suprir a falta da Biblioteca Pública em localidades onde esta inexiste, uma vez que ela pode estender seus serviços à comunidade ?

* Como treinar os alunos na utilização dos recursos bibliográficos e fontes de referência ?

* Como orientar em pesquisas ?

* Como facilitar a aprendizagem, qualificando o aluno, cada vez melhor, para seu projeto de vida ?

Entretanto, diante de tal fato não podemos calar e cruzar os braços. É momento de agir e cabe ao bibliotecários(se houver na escola) e professores, se unirem nesse trabalho que deverá ser árduo, ou seja, tornar viável a instalação e a dinamização da Biblioteca Escolar.

Mais não podemos deixar de indagar:

* O que as autoridades do município têm realizado em termos de política para Biblioteca Escolar ?  E olhe que a Gestora do Município é Professora!

Veja agora na integra sem cortes, de forma democrática e imparcial, a resposta da Diretora da escola Municipal Lauro de Freitas.


“Bom dia! Senhor responsável pelo Blog Chorrochó em Foco, fico feliz pela existência de um blog que se preocupe com a Educação do Município. Mas cabe a mim corrigir um pequeno erro sobre a matéria relacionada a existência de uma biblioteca na Escola Municipal Lauro de Freitas, onde na verdade o que há simplesmente é uma sala onde são guardados livros Didáticos da referida escola.Portanto, a denúncia citada não é verídica. Quaisquer dúvida sobre tais informações verificar por favor o censo da escola onde poderá confirmar a não existência de tal biblioteca”. Confirmou Jocelma Possidonio 

quarta-feira, janeiro 22, 2014

FALTANDO APENAS UM DIA, ORGANIZAÇÃO E PREFEITURA MUNICIPAL DE CHORROCHO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA FESTA PROFANA DO SENHOR DO BONFIM DE CHORROCHO.



Foi divulgado hoje 22, nos principais veículos de comunicação de Chorrocho-BA, as atrações da festa dançante do senhor do Bonfim:

Amanha quinta-feira 23, o show ficará por conta de MARCELO SILVA E BANDA. É bom lembrar, que essa atração será custeada pela família “Cordeiro”. Onde será feita uma homenagem ao inesquecível membro da família Jose Jason Cordeiro de Menezes.

Já as atrações da prefeitura que já foi anunciado nas redes sociais e se comentou muito pelas ruas de nossa cidade, que seria A banda menina Faceira, e ate falaram-se da banda Cheiro de Menina!Mas vamos se contentar com essas bandas mesmo:

Sexta-feira 24, show com a Banda “ Forrozão 1000”?

Sábado dia 25, após a lavagem no palco da praça se apresentará a banda “VIP” com participação da banda “ Forrozão 1000” será se o preço é Mil também? E a noite a festa ficará por conta de Nino Coutinho e banda imortal.

Pois bem, esta ai atrações da festa do senhor do Bonfim de Chorrochó, Alguma, velhas conhecidas e repetitivas e outras totalmente desconhecida do publico Chorrochoense. A divulgação bem atrasada, ate parece que “pegaram a doença” da Associação dos vaqueiros de Chorrochó, que só divulga sua grade de atrações em cima da hora!
Enfim, boa festa a todos, que o senhor do Bonfim abençoe todas família chorrochoenses.

terça-feira, janeiro 21, 2014

DEFINIDAS SEMIFINAIS DA COPA SENHOR DO BONFIM DE FUTSAL DE CHORROCHO.

Redação chorrochoemfoco.
Pelas equipes que se classificarão para semi finais da copa senhor do Bonfim de 2013, não vemos nenhuma surpresa! CSBF de Chorrocho que esse ano apresentou um péssimo nível se comparando com outros anos, apesar da premiação ser a mesma, baixa, incentivando os times há investiram pouco. Falando agora das equipes que disputaram as semifinais, pelas “caras” coicidíssimas  de jogadores contratados de outras cidades,  certeza absoluta, que o Nem Ligo da Barra vai esta na final, mais dizem que, o desconhecido “Titi” tem jogadores contratados(de fora),rápidos e experientes, falta so os demais jogadores da equipe lhes ajudar. Já na outra disputa entre as equipes de Caraibas X Real Madri, pode dar Real, apesar de ter o goleiro sem experiência. Mais no futebol(caso não tenha marmelada) pode ser que der outros resultados.


E aposto “minhas fichas” que o Nem ligo finalmente será campeão em Chorrocho.

 
EQUIPE NEM LIGO                 EQUIPE TITI(DESCONHECIDA)


  
EQUIPE CARAIBAS                       EQUIPE REAL MADRI

PREFEITA SILMA ELIANE DE MACURURE-BA, TENTAR SOLUCIONAR PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO DO POVOADO FORMOSA AS MARGENS DA BR116

O Poder Público de Macururé-BA em nome da Prefeita Silma Eliane, Vereador Romildon Campos e o Secretário Gustavo Vieira, visitaram a diretoria da ANATEL e o diretório de comunicação da Secretaria de Infraestrutura do Estado Bahia (SEINFRA), em Salvador-BA, com o objetivo de solucionar o problema de telefonia do Povoado Formosa.
Em reunião com o Diretor de Comunicações, Robério Ronald, foi passada a informação que as operadoras de telefonia fixa, neste caso a OI, tem por obrigação legal de implantar nas localidades com mais de 300 habitantes um sistema de telefonia residencial. Como Formosa se enquadra nessa realidade, ele se comprometeu em buscar uma solução através da operadora OI e da ANATEL para implantação desse sistema.


Quanto à telefonia móvel (celular), o diretor informou que existe um meio legal de implantação, com um reforçador de sinal, do qual tem um alto valor. Também é necessária a aquisição de uma torre de aproximadamente 30 metros de altura.
Para arcar com a instalação desse sistema, em breve haverá uma reunião com o Secretário Estadual de Infraestrutura e o Vice-Governador Otto Alencar.
Outras ações também estão sendo tomadas para que este problema de falta de comunicação em Formosa seja resolvido, o mais rápido possível. A população pede soluções.


Fonte: Redação Barra Fuxico de Barra do Tarrachil-BA.

CUIDADO NAS ESTRADAS DO SERTÃO-TENTATIVA DE ASSALTO NA ESTRADA QUE LIGA CHORROCHO AO DISTRITO DE BARRA DO TARRACHIL.


Na noite desta segunda-feira 20\01 por volta das 21h:30m  quatro tarrachienses que vinham de uma partida de futsal na cidade de Chorrochó norte da Bahia, perto do riacho grande foram vítimas de um suposto tentativa de assalto, os mesmo vinham em dois carros quando dois elementos que conduzia uma motocicleta tentaram assaltar os tarrachiense que não quiseram que seus nomes fosse divulgados por medo dos elemento reconhecerem e tentarem algo maior contra os mesmo, eles deram ré nos seus veículos e acionaram a policia militar da cidade de Chorrochó que vim eram e deram cobertura aos tarrachienses até a Barra do Tarrachil, até o fechamento dessa matéria nenhuma pessoa foi presa.


Fonte: Barra Fuxico/Tony Bahia

PROFESSORES E ALUNOS RECLAMAM DA ESTRUTURA PRECARIA E DE ABANDONO, QUE SE ENCONTRA A BIBLIOTECA DA ESCOLA MUNICIPAL LAURO DE FREITAS EM CHORROCHÓ-BA.


Biblioteca da escola Lauro de Freitas

Redação Chorrochoemfoc.
Na sociedade em que vivemos a leitura assume um papel importantíssimo na promoção do desenvolvimento cultural, científico, político e consequentemente econômico dos povos e dos indivíduos. Por isso, tanto se tem refletido muito, sobre a forma de incentivar e motivar as pessoas para a leitura, em especial as crianças, os jovens e os universitários, que ainda não criaram e enraizaram esse hábito tão enriquecedor. 


                                                                  Imagens Ilustrativas

Há municípios que vem realizando trabalhos diferenciados, criando a cada dia o hábito da leitura junto a seus alunos e a comunidade em geral, e é claro, dando uma boa estrutura nas bibliotecas das escolas municipais.

Infelizmente isso não esta acontecendo em uma escola da rede publica do município de Chorrocho-BA.


Biblioteca da escola Lauro de Freitas

Professores da escola Municipal Lauro de Freitas, denunciaram a situação precária que se encontra a biblioteca daquele local de estudos. Os professores que preferiram não se identificar, relataram ao blog que a estrutura, parte física da biblioteca não tem condições mínima de ser utilizadas pelos alunos, e que esse problema como demonstra as imagens, vem se arrastando deste quase, todo o ano de 2013, “como que nos professores vamos incentivar aos alunos se eles reclamam das condições” reclamou um dos professores. As imagens por si só mostram a situação de abandono e desorganização da biblioteca da escola municipal Lauro de Freitas de Chorrochó.

É bom salientar que, a escola citada encontra-se em recesso escolar.
                                                                           
O blog esta a disposição da direção da escola e da secretaria municipal de educação para devidos esclarecimentos.




segunda-feira, janeiro 20, 2014

CHORROCHO TERRA SEM LEI? CIDADE SEM PODER PUBLICO? LOCAL APROPRIADO PARA A BADERNA? NOS DIAS ATUAIS O QUE PODEMOS DIZER DE CHORROCHO?



É o que mais se escuta e ate ver, nas ruas de Chorrocho, são jovens na faixa etária de idades entre 13 a 19 anos consumindo álcool, pilotando motocicletas em alta velocidade pelas ruas, conduzindo veículos depois de ingerir bebidas alcoólicas, muitos veículos com sons altos fora do horário estabelecido pela justiça,  e ate uso de drogas!

A pacata cidade de Chorrocho terra do padroeiro Senhor do Bonfim, vem passando por momentos tristes e lamentáveis. Pode se ver nas redes sociais manifestações e comentários rotineiros da sociedade referente muitas badernas nas ruas chorrochoense. Não so observando os comentários e manifestações de pessoas nas redes sociais, mais em conversas com algumas pessoas, escutamos que “o consumo de álcool e de drogas esta sem freio em chorrocho e não vemos nenhuma providencia dos órgãos públicos de nossa cidade!” Repudiou um cidadão chorrochoense.


Que existe  os fatos narrado aqui, notavelmente, sim!Mais será se as autoridades estão sabendo pelo menos da metade do que se falam dessas badernas que ocorre não só na cidade sede Chorrocho, como também em alguns povoados do município? Será se a sociedade esta reclamando nem que seja anonimamente as autoridades?

O que podemos pelos menos cobrar do poder publico do município, são campanhas concretas, educativas  referente as drogas e álcool e ate mesmo, fugir do protocolo e alerta os motoristas desde daqueles que tem habilitação aos que não tem, do consumo de álcool com direção uma mistura mortal.


Vocês que tem seus filhos que moram em Chorrocho ou ate os que não residem na cidade mais, gostam de passar  e curti suas férias pela terra natal, tomem muito cuidado, orientem seus filhos, pois sabe-se ate que, os jovens que não fazem consumo de bebidas alcoólica nem de drogas, correm serio risco de serem dopados por outros jovens, todo cuidado é pouco, em Chorrochó!


“Eu fico só a pensar, por que a população chorrochoense só sabe ir para ruas caminhar e gritar atrás de políticos em época de eleições? Por que as pessoas de iniciativas e atitudes só sabem colocar carro de som nas ruas convidando a população para festas ou eventos? A sociedade tem que ir para ruas gritar e esbravejar pelos seus direitos e pedir ordem!”Eloy Netto.


Imagens ilustrativas.