segunda-feira, junho 30, 2014

ELEIÇÕES 2014- QUEM VAI APOIAR QUEM EM CHORROCHÓ-BA!



Redação Chorrochoemfoco.
Hoje 30 de junho, acabou o prazo para registro de candidaturas para as próximas eleições de Outubro. A parti de agora os candidatos iram levar e mostrar aos eleitores as propostas de mudanças, e para outros de continuidade do que já foi feito.
Como sempre fizemos, Vamos fazer um levantamento dos possíveis candidatos a deputados que terão apoio dos grupos políticos em Chorrochó.

Na Oposição, os candidatos que iram ter possível apoio desse grupo serão: Para deputado estadual: Paulo Rangel(PT), Emanuel(PSB), Alex da Piatã(PMDB) Luiz de Deus(DEM) João Gualberto(PSDB).Para federal: Josias Gomes(PT) e LucioVieira(PMDB). Por enquanto viu, tenho certeza que vai aparecer mais, na oposição é mais deputado que eleitor!

No grupo da situação os possíveis candidatos serão: para estadual: Roberto Carlos (PDT), Val da Car(PP) Pedro Tavares(PMDB). Para federal Mario Negromonte filho (PP) por enquanto. Pois tem muitos políticos dentro do grupo da situação que ate agora não decidiram quem iram apoiar, não so políticos como também empresários e pessoas influentes do grupo. Mais alguns já disseram que não apoiaram os candidatos da Prefeita. La vem o “charminho” ou outro nome pra isso, e depois estão tudo juntos e misturados.



"ENGULA ESSA VEREADORES" RUI COSTA DIZ QUE VEREADORES DO INTERIOR DA BAHIA ESTÃO PEDINDO 50 MIL POR 300 VOTOS!

O pré-candidato classificou como um absurdo vereadores pedirem dinheiro para apoia a deputados

O jornal Tribuna da Bahia informou nesta quinta-feira (26) que no almoço que ofereceu ontem a jornalistas, marcando o início de uma relação com a imprensa que nunca teve quando estava no governo e não era candidato, Rui Costa, nome do PT ao governo baiano, fez profissão de fé na reforma política como forma de redenção do país frente aos problemas políticos que tem abalado a confiança da população na classe, defendendo o financiamento público de campanhas e fazendo críticas contundentes ao que chamou de mercado do voto na Bahia. Segundo ele, há relatos de que vereadores do interior têm pedido a candidatos a deputado algo em torno de R$ 50 mil para conseguir cerca de 300 votos. “É um absurdo. O país nem a população aguentam mais isso”, protestou Rui.

Com informaçoes do blog Macurure na noticia/naldinho Beira Rio.

LIGEIRINHAS LIGEIRINHAS.


POLITICA-ABARÉ
Rolou um “disse-me-disse”  na cidade Abaré, que a vice prefeita Margarethe, não iria mais apoiar os candidatos a deputados de seu partido PMDB! Foi apenas boatos, pelo menos com Alex da Piatã ela esta fechada!

POLITICA BELEM DO SÃO FRANCISCO-PE
Como na maioria das cidades, fala-se na eleição de Outubro próximo, e a conversa se entende para as eleições de 2016 né isso? Então em Belém do velho Chico já se comentam do possível candidato ao executivo que será apoiado pelo Prefeito Gustavo Caribé, “Gilmar freire”! Mas, muitos dizem que seria melhor Drº Hugo...Uma pessoa humildade cativo de larga experiência na política e por ai vai! Outros, já desejam o Vereador Drº Batista homem simples, presente e prestativo! Mais ai, quando cita o nome de Drº Junior de Ataíde a unanimidade é maior! Comentam  nas esquinas de Belem.

FALANDO EM BELEM DO SÃO FRANCISCO-PE.
Você sabia? Que a cidade de Belem é a maior exportadora de mangas do Brasil? Isso mesmo, do Brasil! Você sabia também, que a cidade do velho Chico é uma das maiores distribuidoras de cebola do Brasil? Fique sabendo se atualize. Falta os belemitas se orgulharem e espalhar esses dados, e o poder publico divulgar mais essas informações.

O QUE COMEMORAR?
Chorrochó, quase 10 anos governado pelo PP, e a Bahia quase oito anos governado pelo PT! E ambos juntos unidos por uma Bahia e uma Chorrochó melhor, será? Chorrocho nos últimos anos melhorou em quer? Ai só a população para responder, independente da resposta do povo,já adianto que: Chorrochó e a Bahia, é o que merece, e tem os governos que merecem!

DEU NAS REDES SOCIAIS!
Deu mal, o que mais se comentou e se comenta nas redes sociais, são as ondas de assaltos que vem ocorrendo em Chorrochó. Um quadro lamentável que esta assustando a população dessa cidade. Bandidos invadem casa, assaltam posto de combustível por duas vezes em um curto período de tempo, tentaram assaltar um empresário em plena via publica, nas estradas próximo a cidade, é quase todo dia tem assalto, menores roubando feirantes, descaradamente, em plena luz do dia! E alguns políticos de Chorrochó, em Salvador batendo palma para Wagner, Lula e Dilma. E o povo... ôôôôôô!

VEM AI...A FARRA DAS DIARIAS!
Em conversa com um vereador de Chorrochó, ele nos informou que fez e esta fazendo,varias denuncias referente á uma “chuvas” de diárias para funcionários do poder executivo de Chorrochó. Ele citou que, tem funcionário da P.M. de Chorrochó recebendo diária com a mesma data e estando este funcionário no mesmo dia em Paulo Afonso e Salvador! É “The Flash”?  


domingo, junho 29, 2014

LÍDICE REBATE RUI: O PT PRECISOU GASTAR MUITO DINHEIRO PARA ENCHER CONVENÇÃO.

A candidata ao governo da Bahia pelo PSB, senadora Lídice da Mata, rebateu nesta sexta-feira (27) às declarações do postulante petista Rui Costa, que em almoço com jornalistas de Salvador na última quarta (25) afirmou que ela iria “desidratar” e não existiria a possibilidade da senadora se colocar como terceira via, mesmo estando à sua frente nas pesquisas eleitorais, já que o pleito na Bahia será polarizado entre PT e DEM.

“Estou muito bem hidrata. Quem está meio desidratado é o candidato do governo [Rui Costa], que está precisando fazer uma festa enorme, trazer a presidente Dilma, trazer Lula e gastar muito dinheiro para encher a convenção. Estou muito bem, estive até gripada, mas não sofri deste mal não”, ironizou a senadora, em entrevista a Zé Eduardo na segunda hora do Jornal da Bahia no Ar, na Rádio Metrópole.

A socialista ainda falou da relação dela e do PSB com o governo Wagner. O partido deixou a administração petista no início do ano.

“O PT era uma relação política. São alianças e alianças se fazem e se desfazem. Eu tenho uma relação de amizade muito grande com pessoas do PT, inclusive com o governador Jaques Wagner, a quem respeito muito como líder político e na relação pessoal. Mas o PT, no entanto, é um partido que tem como característica central o exclusivismo. A sua atuação é sempre voltada para o fortalecimento do próprio PT. O PSB apoio o governador Jaques Wagner antes do PT apoiá-lo e decidir sua candidatura. Estivemos com muita fidelidade no governo, mas isso não que dizer que tenhamos o direito ao poder, ou de sonhar com o poder”, afirmou.

Lídice ainda revelou um diálogo que teve com Wagner antes da saída do partido da base que, segunda ela, justificou o rompimento com os petistas baianos.

“Abrimos mão de uma candidatura da prefeitura de Salvador para apoiar Pinheiro [em 2008], e eu fui vice quando tínhamos uma preferência na opinião pública já destacada. Também não concorri à eleição de prefeito agora [2012] para apoiar, solicitada pelo governo do Estado, a candidatura de [Nelson] Pelegrino. Naquela oportunidade disse ao governador e fiz por escrito e pessoalmente que não era possível que os partidos estivessem compondo essa aliança apenas por enfeite. Era preciso que os partidos políticos e suas lideranças tivessem a possibilidade real de se apresentar como alternativa de poder. Abrimos mão duas vezes, e o PCdoB também, com Alice Portugal [pré-candidata em 2012]. Então, em 2014 não aceitaria mais uma vez a retirada de candidatura e naquela altura o PT já discutia cinco nomes internos e nenhum nome de outros partidos aliados do governo. Disse ao governador: isso fica parecendo um truque. Internamente o PT lança 2,3, 4 [nomes], faz aquela discussão interna e paralisa os partidos da base e ficam todos esperando para ver o que o PT decidirá, mas o PSB decidiu se encontrar” revelou.

Fonte:Bocao news

DILMA FAZ DISCURSO NADA EMPOLGANTE, REBATE OPOSIÇÃO E ALAVANCA COPA

Horário de expediente, mas a presidente Dilma Rousseff desembarcou em Salvador, no final da manha desta sexta-feira (27), para engrossar o time de Rui Costa, candidato ao governo do Estado. Num discurdo longo e nada empolgante, Dilma conclamou a militância a lutar contra as mentiras e raivas destiladas pela oposição.

A Copa do Mundo, sediada no Brasil, dominou parte do discurso da presidente. "Falaram que não iria ter Copa e a Copa esta aí. Os estádios estão aí. Os aeroportos...", disparou contra os que não queriam que o mundial acontecesse no Brasil por conta do gasto exorbitante.



Recente alvo da oposição, a Petrobras e o pré-sal foram defendidos por Dilma. Ela citou o crescimento da produção de petróleo no país. Assim como os demais que a precederam, Dilma elencou obras realizadas pelo PT ao longo de quase 12 anos. Ao rebater as acusações de que o PT é conivente com a corrupção, ela citou como feito do seu governo a lei de acesso à informação, a implantação da Comissão da Verdade, além de afirmar que o governo petista não esconde denúncias.


Finalmente, cabo eleitoral dela própria e de Rui Costa, pediu que jovens, mulheres, negros, indígenas, segmento LGBT votem pela continuidade do projeto petista no Brasil e na Bahia.

Fonte: Bocão News

sábado, junho 28, 2014

DEPUTADO LUIZ DE DEUS VISITA VEREADORES NA CÂMARA DE PAULO AFONSO E RECEBE UM GRANDE.

luiz de deus e antonio

A bancada de vereadores na CMPA aliada ao governo  Anilton Bastos, composta por 10 vereadores, já está definida, a maioria (7) vão apoiar Luiz de Deus (DEM) para a Assembléia Legislativa e os outros três vão apoiar outro candidato à AL, da base do governo estadual.
O atual deputado federal e candidato a deputado estadual Luiz de Deus (DEM-BA), esteve em Paulo Afonso na quarta-feira (25) e pela manhã visitou a Câmara de Paulo Afonso onde esteve reunido na sala da presidência da CMPA, com seis vereadores da base aliada ao prefeito Anilton Bastos – Marcondes Francisco, Marconi Daniel, Juvenal, Zezinho do INPS, Ivaldo Sales e Antônio Alexandre. O líder governista Petrônio Nogueira (DEM), não estava presente. A ausência de Nogueira foi justificada, porém, Bero do Jardim Bahia, Zé Carlos do BTN e Manoel Carreira, se mantiveram á distância, segundo informações os três vereadores apóiam outro candidato a deputado estadual. A pauta embora não tenha sido revelada, já se imagina. Apesar de alguns vereadores afirmarem que a reunião na câmara foi cordial e não política.

Fonte: Panoticias


sexta-feira, junho 27, 2014

GOVERNADOR WAGNER NÃO VEM MAIS A MACURURE.TERÁ SIDO AOS ALTOS ÍNDICES DE ASSALTOS NO REGIÃO QUE O GOVERNADOR CANCELOU SUA VINDA AO SERTÃO?


Em conversa informal por telefone a este Portal de Notícias, a Prefeita de Macururé, Silma Eliane, (PT), informou o cancelamento da visita do Governador Baiano, Jacques Wagner a Macururé. “Recebi informações da capital, que o governador não vai estar mais em nossa cidade”, assim declarou Silma com detalhes do motivo que levou o cancelamento da visita do Governador em nossa Macururé.

Com a agenda imprensada, o governador anunciou através da Prefeita Silma estar em Macururé no dia 28 de Junho, data que foi desmarcada, motivo, a antecipação da convenção do Candidato ao Governo Rui Costa do dia 30 de junho próximo para hoje dia 27 de junho, e que sendo assim conforme Lei Eleitoral o mesmo não poderá mais fazer ou participar de inaugurações públicas.“Tava tão certa a vinda do governador,  o cancelamento, ou adiamento da visita foi uma surpresa para todos, afirmou a Prefeita Silma".

O governador não virá para Macururé, porém os projetos de construções já prontos pra funcionamentos e que seriam inaugurados com a presença do Governador no município terão  sequencialmente seus funcionamentos dado partida, e que segundo a Prefeita Silma alguns já se encontram em pleno funcionamento a exemplo da adutora de Santa Cruz e outras obras.



A antecipação da data de convenção de Rui Costa na Capital motivou o cancelamento da visita do Governador a Macururé, ou seja, este é o motivo oficial.

Fonte: Blog Macurure na noticia/Naldinho Beira-rio

OPOSIÇÃO PODE FAZER GRANDE NÚMEROS DE DEPUTADO NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO




Motivo até bem pouco tempo de desentendimento, o chapão para a disputa proporcional – de deputados federais e estaduais – entre os partidos de oposição foi finalmente selado. A estratégia é lançar duas chapas grandes – uma com os partidos maiores e outra com os menores. No chapão dos partidos maiores, ficam DEM, PSDB, PMDB, PROS, PTN, PRB, Solidariedade e PSC. No dos pequenos, PPS, PV, PRP, PSDC, PTdoB, PTC e PHS. A estimativa é que, com a estratégia, o chapão dos grandes partidos faça 17 deputados federais e 27 estaduais. O chapão integrado pelas siglas menores faria de três a quatro estaduais e no mínimo um deputado federal.

Fonte:Politica livre

USUARIOS DA EMPRESA FALCÃO REAL RECLAMAM E DENUNCIAM FALTA DE SEGURANÇA NOS ÔNIBUS


O são João foi de transtornos para usuários da empresa via marte que presta serviço a empresa de transporte Falcão Real.

A empresa de transportes Falcão Real que faz a linha entre as cidades de Feira de Santana-BA/Juazeiro-BA, deixou seus usuários revoltados com a situação ocorrido no último dia 24 de Junho. Segundo um dos passageiros, ao chegar dentro do veiculo, se deparou com o ônibus sujo, com bastante “muriçocas” e os cintos de seguranças com defeito como demonstras as imagens exclusivas conseguidas pelo Chorrochoemfoco. A passageira ainda relatou ao  blog, que o ônibus estava com crianças e mulheres gestantes e não poderia viajar naquela situação, foi quando alguns passageiros pediram ao motorista que trocasse de veiculo. O motorista respondeu que não teria outro ônibus para substituir, o mesmo ainda tentou concertar os cintos de segurança, mais não obteve sucesso e assim mesmo, seguiu viagem sem oferece nenhum tipo de segurança aqueles passageiros.



Uma das passageiras ainda relatou que teriam comprado passagem para viajar em um ônibus “semi leito” e viajaram em um “baby bus”! Essa mesma passageira nos informou ainda,que no mês de Março do corrente ano já tinha passado por outro constrangimento com essa mesma empresa, agora foi na linha entre as cidades de Feira de Santana/Chorrochó-BA. Onde a mesma comprou as passagens de ida e volta, mais a falcão real informou que não tinha veiculo para volta. A passageira ainda afirmou que a empresa não devolveu o dinheiro da volta, a mesma irá entra com duas ações na justiça contra a empresa, uma pelo fato de não ter recebido o estorno da passagem no mês de março e outra ação, essa coletiva (com outros passageiros), sobre a falta de segurança no ônibus do ultimo dia 24 entre Feira de Santana/Juazeiro.
Tentamos entrar em contato com a empresa citada, mais não obtivemos resposta.


RESUMÃO DA COPA DO MUNDO NO BRASIL.


O blog barra fuxico de Barra do Tarrachil norte da Bahia, fez um resumo da copa do mundo edição 2014 que está sendo realizada no Brasil com (32) seleções divididas em (08) grupos de (04) seleções. Resumo: Já chegamos a fase final de grupos e (16) dezesseis seleções se classificaram para as oitavas de finais.
Na primeira fase de grupos foram realizados Jogos (48) jogos, foram marcados 142 gols e apenas, (08) empates, maior goleada foi Holanda 5 X 1 Espanha, os principais artilheiros da competição são, Neymar-Brasil, Messi Argentina, e Müller da Alemanha, ambos com (04) gols marcados,
confira os jogos das oitavas de finais da copa do mundo edição 2014.

Sábado 28\06\ as 13:00 hs, Brasil X Chile.
Sábado 28\06\ as 17:00 hs, Colômbia X Uruguai.
Domingo 29\06\ as 13:00 hs, México X Holanda.
Domingo 29\06\ as 17:00 hs, Costa Rica X Grécia.
Segunda-feira 30\06\ as 13:00 hs, França X Nigéria.
Segunda-feira 30\06\ as 17:00 hs, Alemanha X Argélia.
Terça-feira 01\07\ as 13:00 hs, Argentina X Suíça.
Terça-feira 01\07\ as 17:00 hs, Bélgica x Estados Unidos.


 Fonte: Barra Fuxico de Barra do Tarrachil-BA.

COMARCA DE ABARÉ-BA SERÁ DESATIVADA E POPULAÇÃO PODERÁ FAZER GRANDE ATO DE MANIFESTAÇÃO



Redação Chorrochoemfoco.
O Tribunal de Justiça pode desativar 25 comarcas do interior baiano. O presidente do tribunal, Eserval Rocha, pode fechar os fóruns por ato administrativo segundo Sinpojud, no sertão do estado, o município de Abare esta entre as cidades que pode ter sua comarca fechada.

E devido ao fato, aconteceu no dia ontem 26, uma audiência publica no clube CSA no centro da cidade para debater o prejuízo que a população pode ter com o fechamento da comarca local,estiveram presente na audiência: empresários, gerente de banco, políticos, funcionários do fórum, funcionários da prefeitura, movimentos sindicais, conselheiros tutelares, comerciantes, imprensa local e a sociedade em geral.

Com o fechamento do fórum de abaré os prejuízos afetaram diretamente é indiretamente toda sociedade abareense, pois quando a população precisar utilizar os serviços do poder judiciário e do ministério publico, terão que se dirigir a cidade de Chorrochó a quase 100km distante de Abaré, onde boa parte das estradas estão em péssima condições e há assaltos diariamente.

A população de Abare juntamente com a sociedade civil organizada pretende se manifestar e qualquer momento e pode fechar a BR 116 no trevo do Ibó, ou ate mesmo, fechar a ponte que liga o estado da Bahia e Pernambuco.
 Há pouco mais de 3 anos o Tribunal de Justiça desativou 45 comarcas em todo o estado, durante a gestão da desembargadora Telma Brito.
Para o Sinpojud, a decisão prejudicou ainda mais o acesso à justiça nos pequenos municípios. Os servidores do judiciário também foram prejudicados com a mudança do local de trabalho.

É bom lembrar que, no dia 26 de Outubro de 2005, foi publicado no diário oficial do município de Abaré, a doação de um terreno ao Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária - IPRAJ, para construção da sede do FORUM desta Comarca, uma área de terra de propriedade da Prefeitura Municipal de Abaré, situada na Rua do Campo, nesta cidade.
A área de terra acima citada, medindo 6.000 m², ou seja, 60 metros de largura, por 100 metros de fundo, limita-se ao leste com a Rua Projetada, a Oeste com a Rua do Campo, ao Sul com a garagem Municipal e ao Norte com a Travessa Projetada.

E  no diário oficial diz que, a não utilização do referido terreno, objeto da presente doação, no prazo máximo de 02 (dois) anos, será revertido ao patrimônio do Município. E segundo informações de populares, uma empresa chegou a dar inicio as obras, mais não concluiu e deixou um prejuízo enorme aos trabalhadores e ao comercio local. Em breve o blog Chorrochoemfoco fará outra reportagem sobre esse fato.

Fonte de uma imagem Site sertão mania


quinta-feira, junho 26, 2014

GOVERNADO JAQUES WAGNER VEM A MACURURE NESSE FINAL DE SEMANA.


A Agenda Oficial do Governador Jaques Wagner divulgada na semana passada pelo Chorrochoonline informou que a visita do Governador a Macururé é dia 28 de junho neste sabado às 10:00 da manhã.

A Conversa com o Governador Jaques Wagner informou que é sexta-feira dia 27 de junho amanhã. Esta no site: www.secom.ba.gov.br com e na entrevista de Edmundo Filho Conversa com o Governador e por E_mail informando a notícia.

Porem acaba de chegar E_mail da imprensarui13@gmail.com informando que:
Convenção marca caminhada de Rui pelo governo da Bahia
Em convenção com a presença do ex-presidente Lula, da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner, a coligação do PT/PDT/PP/PCdoB/PSD/PTB oficializa amanhã (27) a candidatura de Rui Costa para governador da Bahia, com João Leão como vice e Otto Alencar senador. Com início marcado para 9 horas, a convenção será realizada no Parque de Exposições de Salvador, na Avenida Paralela, reunindo um grande número de prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, deputados federais, estaduais, senadores, ministros, lideranças comunitárias, sindicais, religiosas, movimentos juvenis, representantes de entidades e imprensa.

Nesse  caso permanece a primeira Agenda Oficial dia 28 de Junho às 10h00min manhã em Macururé.


Em meio aos festejos juninos e jogos da Copa do Mundo, o governador mantém sua intensa agenda de trabalho. Na quarta (25), ele participa da solenidade de abertura das comemorações da Independência da Bahia, na cidade de Cachoeira. “A nossa cidade libertadora que começou a luta pela Independência em 25 de junho de 1822, teve bombardeada a Câmara de Vereadores. E mais uma vez eu estarei lá para simbolizar o nosso agradecimento, a nossa reverência aos heróis da Independência baiana”. Já na quinta (26), em Simões Filho, Wagner inaugura a Bahiafarma e na sexta (27), entrega mais uma unidade da Farmácia da Bahia, em Macururé.

O programa ‘Conversa com o Governador’ é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível no site da Secom (http://www.secom.ba.gov.br) e pelo telefone 0800-071-7328.


 Com informações do Site Chorrochoonline

CESAR BORGES NA MIRA DE DILMA!


O gato comeu Dilma, por Ricardo Noblat.

Que autoridade tem a presidente da República se ela cede à pressão de um partido aliado e demite do seu governo um ministro que jamais passou pela cabeça dela demitir?
É o que Dilma está prestes a fazer. O PR pediu a cabeça de César Borges, ministro dos Transportes, sob a alegação de que ele não mantém uma boa relação com deputados.
A cabeça lhe será dada. Foi o que o ministro Aloisio Mercadante, da Casa Civil, garantiu a líderes do partido.
No lugar de Borges entrará Paulo Sérgio Passos, do PR, ex-ministro dos Transportes.
Uma vez atendido, o PR confirmará seu apoio à reeleição de Dilma. E lhe dará seu tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
Cadê a Dilma senhora do seu governo e que não se dobra às exigências descabidas dos políticos?
O gato comeu.
Vale tudo pelo poder.



SINAL DE ALERTA CONTRA A FARRA DAS FERIAS DOS DEPUTADOS, ESTÃO METENDO A MÃO SEM PENA NO DINHEIRO PUBLICO


Deputados envolvidos no esquema de superfaturamento de até 1.300% nas férias de servidores da Câmara podem ter de se explicar à Corregedoria da Casa e ao Tribunal de Contas da União (TCU) pela prática. "É preocupante ver até que ponto as pessoas são capazes de articular uma coisa tão sorrateira para se beneficiar e causar prejuízo ao erário público. Deve-se investigar o alcance desse prejuízo", afirmou o corregedor da Câmara, Átila Lins (PSD-AM). "É muito significativo que isso seja esclarecido por parte dos congressistas", afirmou o presidente do TCU, Augusto Nardes. "Se não é ilegal, é, no mínimo, imoral", emendou.
Apesar de intrigados com a prática do vale-férias, os dois órgãos fiscalizadores aguardam um pedido formal de abertura de investigação, que deve partir de parlamentar ou de entidade, para apurar os prejuízos à máquina pública. Regimentalmente, a corregedoria precisa ser provocada para dar início a um processo. No TCU, o ministro relator do Legislativo, Walton Alenca, decidirá, nos próximos dias, se vai dar andamento às apurações. Discreto, ele nãocomenta nenhum processo com a imprensa. O presidente do TCU, porém, considera a investigação necessária. "É preciso estar atento à forma como os recursos públicos são geridos e, por isso, eu entendo que seja importante avaliar esse tipo de manobra", disse Nardes.
O deputado federal Chico Alencar (PSOL- RJ) avisou que pedirá à Mesa Diretora da Câmara um levantamento para conhecer a amplitude do rombo aos cofres públicos.
 "É uma prática claramente fraudulenta. É lícito suspeitar que o dinheiro ou parte dele vá para o para o próprio deputado.A Mesa tem que criar um mecanismo para impedir que a prática se repita nos gabinetes", avaliou. O parlamentar também analisa, com a bancada do PSOL na Câmara, formalizar um pedido de investigação à Corregedoria da Casa. 


"Fraude coletiva"
Secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco caracteriza o esquema do vale-férias adotado pelos parlamentares como uma "fraude coletiva". "O TCU deve apurar esse possível esquema que permite que o salário seja inflado para o recebimento de férias mais gordas, já que essas pessoas depois voltam para os mesmos gabinetes. É uma possível fraude tendo em vista a quantidade de casos", afirmou.
Revelada pelo Correio ontem, a prática do vale-férias é utilizada por pelo menos quatro deputados na Câmara. Nos últimos 12 meses, servidores lotados nos gabinetes de Alberto Filho (PMDB-MA), Oziel Oliveira (PDT-BA), Arthur Bruno (PT-CE) e Erivelton Santana (PSC-BA) viram os contracheques aumentarem magicamente em até 1.300% dias antes de serem exonerados. A mudança garante ao funcionário o recebimento de férias não gozadas e o terço do benefício em cima do maior e último valor. A suspeita é de que a manobra tenha causado um rombo de pelo menos R$ 1.131.443,10 aos cofres públicos no período.
Nos últimos 12 meses, a Câmara registrou 422 casos de funcionários que tiveram vencimentos reajustados - 198 deles foram dispensados num intervalo de dois meses após o aumento. A saída
desses servidores, porém, foi momentânea, como consta do levantamento do Centro de Coordenação e Documentação da Câmara dos Deputados a pedido do Correio a partir da Lei de Acesso à Informação. Passados 90 dias, prazo estipulado pela Casa para a recontratação, a maioria dessas pessoas voltou a exercer cargos de confiança nos mesmos gabinetes em que atuavam anteriormente, com salários inferiores aos da demissão.
Ao ser exonerado, o servidor comissionado tem direito a receber a indenização referente às férias não gozadas, além de um terço, tudo sobre o maior salário. Se, no contracheque, a remuneração é de R$ 12.940 e o servidor tem dois meses de férias acumuladas, ele recebe R$ 25.880, mais um
terço de férias, de R$ 4.313, chegando ao total de R$ 30 mil. Acordado com o parlamentar, três meses depois, o servidor é novamente contratado e volta às atividades, normalmente. Ontem, após a publicação da reportagem, o Correio voltou a procurar os quatro deputados citados, mas nenhum deles retornou as ligações. 

Fonte: Correio Braziliense

ELOY PACHECO DE MENEZES, PRECISA SAIR DO ESQUECIMENTO E COLOCÁ-LO A LUZ DO CONHECIMENTO DAS NOVAS GERAÇÕES

 (Eloy Pacheco de Menezes)  
                        Eloy Pacheco de Menezes fez parte de uma época de lutas e turbulências do município de Chorrochó. Integrante de família tradicional carregava no nome a marca de uma estirpe muito respeitável na região: Pacheco.  
Em todo o território do município e circunvizinhança, mormente na zona rural, quando os sertanejos falavam em respeito e dignidade, era comum a referência a “os Pachecos”, como senhores portadores desses atributos tão importantes na vida do povo nordestino.
Um dos legados de Eloy Pacheco de Menezesfoi e será a luta constante e intensa que travou, ao lado de Dorotheu Pacheco de Menezes, amigo e confidente, em prol dos interesses de Chorrochó. Ao consolidar-se a emancipação do município em 12.09.1954, Eloy foi nomeado gestor dos negócios municipais, uma espécie de prefeito provisório, por decreto do então governador da Bahia, Luís Régis Pacheco Pereira. Nessa condição, foi o responsável pela instalação dos serviços públicos do município, enquanto as instituições precariamente se acomodavam.
Todavia, a história registra alguns atributos de Eloy, além dessa arraigada luta política ao lado de Dorotheu: o caráter inflexível, a dignidade e a intransigência quando, eventualmente, sentia sua honra ameaçada. Noutras palavras, era valente, pavio curto e, sobremaneira, decidido. Em defesa da família e de seus valores morais era impassível, afoito, corajoso, audaz.
Embora Chorrochó, através de seus órgãos de cultura, nunca tenha evidenciado o papel de Eloy Pacheco de Menezes na história do município, é inegável sua contribuição para edificar os alicerces de que hoje o município dispõe. Dir-se-ia que Eloy foi um daqueles “coronéis” intransigentemente engajados na luta pela grandeza do município, embora ele não tenha sido, propriamente, um coronel nordestino, na acepção sociológica da palavra.
Eloy viveu numa época em que era evidente a ausência de entendimento entre as lideranças municipais, fato esse que direcionava os assuntos políticos para o terreno das relações pessoais. Tempos difíceis, em que a convivência em comunidade entre os políticos e líderes dava-se de forma arredia, desconfiada, vigilantemente atenta.
Naquele tempo as correntes políticas de Chorrochó tinham inimigos e não adversários. E Eloy nunca subestimou o lado contrário, mas não vergava quando o assunto era o arranhar de sua honra.  Em razão disto, tinha fama de duro, valente, intransigente. Aqui, o fundo de verdade é de ordem geral. O homem nordestino daquele tempo era zeloso com sua honra e construía a reputação alicerçada no respeito e na palavra empenhada.  
Casado com Maria Argentina de Menezes, uma elegante senhora da sociedade chorrochoense, Eloy constituiu uma família honrada e decente que enriquece Chorrochó até hoje, através de sua valiosa e respeitável descendência. Transmitiu aos seus filhos a mesma retidão de caráter que ostentou até a morte.
Eloy, sua esposa Maria Argentina de Menezes e seus filhos Ernani do Amaral Menezes, Maria Menezes, José Eudes de Menezes e Antonio Euvaldo Pacheco de Menezes contribuíram, cada um a seu modo, para uma quadra inesquecível da história de Chorrochó, que deve muito a todos eles.
A história de Chorrochó precisa retirar Eloy Pacheco de Menezes do esquecimento e colocá-lo à luz do conhecimento das novas gerações.


Fonte: Blog Walter Araujo  
                       


quinta-feira, junho 19, 2014

AS RAPIDINHAS DA SEMANA!


COPA SOBE SUSPEITA?

Se formos analisar por tudo que aconteceu em volta da copa do mundo no Brasil, desde o dia do anuncio que a copa seria realizada em nosso país ate hoje, existe muitos fatos suspeitos.
Por exemplo, o estádio itaquerão, foi construído exclusivo para o time do Corinthians, na época da escolha onde seriam construídos os novos estádio Lula era o presidente, qual o time do então presidente da publica?Corinthians! O itaqueram  esta sendo um dos estádios que esta se gastando mais em recursos, e um dos mais atrasados para ser entregue as obras, nem inauguração oficial teve! Na Copa 1998 na Final entre França x Brasil,houve aquele episódio onde Ronaldo Fenômeno passou mal(diz ele, e a clinica para onde ele foi levado), Roberto Carlos na hora de uma cobrança de falta abaixou-se para ajeitar a meia , onde foi feito um dos gols da França, depois da Copa segundo informações,foi espalhado uma nota por E-mail, pois na época não existia redes sócias, falando que a copa de 1998 estava sobe suspeita. Um possível esquema entre CBF, NIKE para em 2014 o Brasil sediar e ser campeão da Copa! Tudo isso apenas especulações e suspeitas, é bom que se diga! Mais deixou aqui as seguintes perguntas: Quem são os dois novos comentarista da Globo, emissora oficial da copa? Ronaldo fenômeno e Roberto Carlos. Inclusive, Ronaldo hoje,faz parte da CBF como um dos dirigentes para a Copa! Qual é o patrocinador eterno de Ronaldo, a NIKE? A copa de 1998 foi realizada onde? Essa eu respondo: na FRANÇA. Os erros da arbitragem ocorrido nas partidas do Brasil x Croácia e México x camarões, só beneficiaram quem? O Brasil! Veja os horários dos jogos da seleção brasileira, e compare com os jogos das principais seleções europeias favoritíssimas ao titulo? Entre essas e outras, aposto meu carro que o Brasil será campeão, “ de todo jeito”!

AS LIGEIRINHAS DA POLITCA.

-Como é que nosso país anda?Nossa economia esta de mal a pior, é fato! O governo não esta sabendo administrar o país? Certo, mais veja quem foi o vice de Lula! Jose Alencar(in memória)! Presidente da Confederação Nacional das industrias(CNI) o governo na Mão das industria, e as industrias na Mão do governo!”Faça sua parte que faço a minha”, e o povo fica como? Votando na gente companheiro!

- O governo estadual esta é bonzinho, liberou a metade o salário dos funcionários. “ em época de eleição, surgem as anomalias!

- Em Chorrochó esta mais fácil roubar e assaltar, do que tirar pirulito da boca de uma criança! Em menos de duas horas duas ocorrência que deixaram a cidade em um clima tenso e inseguro, tentativa de homicídio e assalto a Mão armada em residência. O sertão do estado esta entregue a marginalidade, onde fica aquele estado que o governo mostra na propaganda? Queremos ir morar lá!

- Quem vai derrubar a prefeita do poder, não vai ser a oposição! Vai ser o fogo amigo que esta vindo de todos os lados, pode crer dona e pode escrever com tinta de ouro!Nas selfies e inaugurações o sorriso...pelas costas, o desejo de tira-la. O que mais se falam nas rodas de conversa é: “ Se arrependimento mata-se!” abre o olho senhorita... Abre o olho!










DEM REALIZA CONVENÇÃO EM SALVADOR-BA


A convenção que homologou nesta quarta-feira, 18, a chapa de Paulo Souto (DEM), candidato ao governo, Joaci Góes (PSDB), vice, e Geddel Vieira Lima (PMDB), ao Senado, foi uma celebração antipetista, reunindo cerca de duas mil pessoas da capital e interior numa casa de eventos de Salvador.
A chapa oposicionista construiu uma coligação com 17 partidos.  O 18º partido, que seria o PSC, deve ser anunciado hoje - na eleição de 2012,  o prefeito ACM Neto (DEM) reuniu cinco siglas.
Acenos para o interior
Todos os oradores criticaram a gestão do governador  Jaques Wagner e da presidente Dilma Rousseff.  Neto fez um discurso contundente, sepultando a lua de mel com o governador. Pediu que os eleitores do interior reajam da mesma forma que, segundo ele, os votantes de Salvador  fizeram quando ele foi eleito prefeito.
"Enfrentei muitos poderosos. Tentaram fazer o discurso da chantagem e do medo, que a cidade não poderia ser governada por um prefeito que não fosse aliado da presidente da república. Mas o povo não se deixou intimidar", disse. "Vamos enfrentar os poderosos e as máquinas que serão usadas, o dinheiro que vai surgir e o discurso intimidatório que será trazido para a Bahia", afirmou.

O peemedebista Geddel Vieira Lima adotou  refrão católico, dizendo "minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa" pelo fato de ter, na eleição de 2006 para o governo do estado, apoiado Wagner. "Se arrependimento matasse, não estaria aqui falando com vocês", discursou, criticando a gestão de áreas como segurança, saúde e educação.

Geddel apontou  supostas promessas não realizadas pelo governador. "Cadê a fábrica da JAC Motors? E o Porto Sul, que não saiu do papel?".
Ex-ministro da Integração Nacional na gestão do ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva, Geddel elogiou o petista, por ter dado "contribuições fundamentais para o país", mas disse que ele errou ao "inventar" uma liderança como a presidente Dilma, que estaria deixando escapar as conquistas devido à alta inflação, ao baixo crescimento e ao aumento do desemprego.

Fonte: Atarde


ABARÉ BA: UMA SUPER ESTRUTURA JÁ ESTAR SENDO MONTADA PARA REALIZAÇÃO DE MAIS UM MOTOCROSS EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DA CIDADE.

Uma super estrutura já estar sendo montada na cidade de Abaré para o tradicional Motocross que será realizado nos dias 12 e 13 de julho pelo campeonato Brasil Nordeste de Motocross 3ª etapa 2014, em comemoração aos 52 anos de emancipação política do município. Segundo o responsável pela estrutura as arquibancadas tem capacidade para cinco mil pessoas, a pista também estar sendo reformada e ampliada. 


No dia 12 de julho haverá as eliminatórias e somente os pilotos classificados estarão disputando uma das maiores premiações do nordeste que acontece no dia 13 de julho com pilotos de vários estados do Brasil, a narração será de Cariracross, a premiação será divulgada nos próximos dias. E não para por ai o governo municipal de Abaré estar preparando uma programação festiva e cultural para o aniversário da cidade, que em breve estaremos divulgando.

Fonte:Secretaria de Comunicação/ Wellington Barbosa

segunda-feira, junho 16, 2014

OPOSIÇÃO NA BAHIA GANHA MAIS APOIO DE PARTIDOS.


A chapa majoritária da oposição, liderada pelo pré-candidato a governador, Paulo Souto, ganhou o apoio oficial de mais quatro partidos na manhã desta segunda-feira (16). Em convenção realizada na sede da Abase, em Salvador, PRP, PPS, PT do B e PSDC confirmaram a adesão ao projeto oposicionista.
“Estamos hipotecando nosso apoio, porque acreditamos nas pessoas de Paulo Souto, Joaci e Geddel como homens públicos sérios e competentes, e na certeza de que também vamos fazer parte do governo que vai tirar a Bahia da trágica situação em que a deixou o PT”, afirmou o presidente estadual do PRP, Jânio Natal, com a aprovação dos demais líderes partidários Joceval Rodrigues (PPS), Dilma Gramacho (PT do B) e Aníbal Leal (PSDC).

Com esse quarteto e mais o DEM, PSDB, PMDB, SDD, PTN, PROS e PTC, já são 11 as legendas que oficialmente optaram pela chapa majoritária formada por Paulo Souto (governador), Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador) para as eleições de cinco de outubro. Outras, a exemplo do PV, PHS, PEN, PMN e PPL, faltam apenas realizar suas convenções para protocolar o apoio já garantido. Mas, como disse Paulo Souto, as portas continuam abertas a novas adesões.

A possibilidade de novos partidos se integrarem ainda nesta semana ou até o final do mês à frente oposicionista não é pequena. Mas, por enquanto, são 16 os partidos que vão aclamar a chapa da oposição, na convenção a ser realizada nesta quarta-feira (18), a partir das 9h30min, no Espaço Unique, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador.
“Estamos cada vez mais confiantes na vitória, diante da crescente incorporação de partidos à aliança histórica da oposição, que vai dar um novo rumo à Bahia”, assinalou Paulo Souto. “Está se formando a maior frente oposicionista da história, desde a redemocratização do País”, reiterou o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia. “Faremos um governo em defesa da Bahia”, garantiu Geddel.

Fonte: DEM

domingo, junho 15, 2014

COMISSÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA NÃO ASSISTI OS JOGOS DA COPA PELA GLOBO

No Brasil, a Rede Globo é a transmissora oficial da Copa do Mundo, apesar de outras emissoras também terem adquirido os direitos e passarem as partidas. Seria de se imaginar, portanto, que a seleção brasileira ficaria ligada em seus rivais assistindo às partidas no canal carioca, não é mesmo? Na prática, não é bem o que acontece. Uma imagem publicada pela CBF mostrando bastidores da seleção, com a comissão técnica vendo partida entre México e Camarões, revela que a opção foi outra: a Bandeirantes.
A imagem mostra uma mesa em que Felipão, Parreira e outros integrantes da comissão técnica almoçam, enquanto veem o confronto das próximas rivais do Brasil. Ao fundo, a TV está sintonizada na Band.


E a partida ainda teve um detalhe especial: narração de José Luiz Datena, mais conhecido peloprograma policial “Brasil Urgente''. Será que eles estavam curiosos para saber como ele se sairia assumindo os microfones de um jogo de Copa? Datena, pelo menos, gostou de saber que teve uma audiência “qualificada'' (veja o vídeo acima).

O Brasil volta a campo na terça-feira, contra o México. A partida é em Fortaleza, no Castelão, às 16h.




Fonte: UOL,Fotos, Victor Rios/CBF

sexta-feira, junho 13, 2014

ROSTO TAMPADO NÃO É MANIFESTAÇÃO', DIZ PAI QUE TIROU FILHO DE PROTESTO

pai filho protesto SP (Foto: Reprodução/TV Globo)


O funcionário público Osvaldo Ruz Baldi disse, em entrevista exclusiva à GloboNews, que tirou o filho de uma manifestação contra a Copa em São Paulo por ser contra o uso de máscaras em protestos e porque temia pela segurança de Renan, de 16 anos. "De rosto tampado, não é manifestação. Se você está defendendo uma causa, você tem que mostrar o seu rosto, a sua cara", disse Baldi.

Segundo o pai, usar máscaras típicas dos adeptos da tática black bloc tornaria o filho um possível alvo de violência. "Com o rosto coberto, é mais fácil de ele tomar uma borrachada ou bala de borracha, spray de pimenta na cara."
Na quinta, Baldi chegou a afirmar que o adolescente teria direitos quando trabalhasse. "Você vai ter o seu direito quando você trabalhar e ganhar seu dinheiro", disse. O jovem respondia afirmando que queria "estudo" e lutar contra injustiças. "Deixa eu protestar. Eu quero estudo", afirmou o filho. "Não me interessa. Você já tem. Eu pago sua escola", retrucou o pai.  A mãe acompanhava os fatos emocionada, ao lado. O pai puxou o garoto quando os manifestantes começaram a hostilizar. Os três saíram do local do protesto a pé.
 Um dia depois da discussão, o adolescente disse ter ficado surpreso com a reação do pai e que não esperava que ele fosse ao protesto. "Péssima", disse sobre a presença do pai.



“Eu não queria sair de lá. Tanto é que no momento, ele foi me arrastando, eu fiquei tão estressado na hora que não percebi os outros ao meu redor”, disse o garoto. “Na hora que caiu a ficha que eu vi as câmeras. Aí eu fiquei quieto e saí andando.”
Protesto reprimido pela PM
As manifestações começaram por volta das 10h no dia da abertura da Copa em São Paulo. A polícia avançou sobre pessoas que tentavam fechar a Radial Leste ao lado da Estação Carrão do Metrô. Um jovem foi detido e recebeu spray nos olhos mesmo após estar dominado.
Depois o protesto migrou para o Tatuapé. Black blocs apareceram quando metroviários protestavam. Os manifestantes entraram em confronto com a Polícia Militar.
A Ouvidoria das Polícias de São Paulo criticou a ação de policiais militares no protesto. Em nota, o ouvidor Júlio César Fernandes Neves afirmou que a Ouvidoria está insatisfeita com a atuação da Polícia Militar. Neves completou que a ação será oficiada à Corregedoria da corporação e ao Ministério Público.
 “Além de ter sido desproporcional e inaceitável, um dos policias militares demonstrou sadismo ao lançar spray de pimenta nos olhos de um manifestante que já estava completamente dominado", disse o ouvidor.
Balanço de detenções
Em novo balanço nesta sexta-feira (13), a Polícia Militar informou que deteve para averiguação 46 pessoas no total. Segundo a corporação, eles tinham objetos cortantes, explosivos e desacataram policiais e agrediram pessoas.

Pelo menos quatro jornalistas ficaram feridos. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a organização Anisita Internacional criticaram a ação policial e falaram em uso de força excessiva.

Fonte: G1


PREFEITO É CONDENADO APÓS CONTRATAR ANALFABETO PARA TRABALHAR COMO PROFESSOR.

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.CbGhwyYDnU

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Justiça Federal condenou de forma definitiva, no último dia 6 de junho, o ex-prefeito de Tremedal/BA, José Carlos Vieira Bahia  (Zé Bahia), o ex-vereador Marcelo Nunes de Oliveira e a ex-secretária de educação do município Dagmar Leite Gomes Bahia, por improbidade administrativa. Os condenados utilizaram o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Governo Federal, como moeda de troca para favores políticos, tendo inscrito um analfabeto para o cargo de alfabetizador. De acordo com a ação que iniciou o processo judicial, Zé Bahia havia procurado e prometido emprego a um morador da cidade, caso fosse eleito prefeito em 2008, em troca de apoio na campanha.

Com a vitória eleitoral, o então vereador Marcelo Nunes indicou o eleitor para ser professor no PBA e, constatando que a pessoa era analfabeta, instruiu-o a passar o emprego à filha. A inscrição ficou por conta de Dagmar, então secretária de Educação do município e responsável pela gestão do projeto, ainda que o pré-requisito mínimo de escolaridade para a função fosse ter o ensino médio completo. Ele recebeu uma bolsa de 250 reais por mês durante oito meses, enquanto sua filha ministrava as aulas. Para o MPF os acusados lesionaram os cofres públicos e incorreram em desvio de finalidade, conforme os Art. 10 e 11 da Lei 8.429/92. O homem inscrito irregularmente, entretanto, não foi acionado judicialmente, pois há evidências de que ele tentou transferir sua inscrição para a filha, que, de fato, trabalhou no programa em seu nome, e regularizar a situação. Os três acionados irão dividir o ressarcimento aos cofres públicos dos dois mil reais pagos irregularmente pelo programa, corrigidos para valores atuais, além de uma multa, também conjunta, de quatro mil reais. (BN)

Com informaçoes do blog velho chico

quinta-feira, junho 12, 2014

CHEGOU A HORA BRASIL!


Chegou o grande dia para o Brasil, o inicio da copa do mundo. Todos os holofotes  do planeta estarão virados para nosso pais.

Sabemos e como sabemos, que a maioria dos brasileiros são contra a realização da copa no Brasil, pela atual situação que o país vem passando por falta de segurança publica, uma educação “capenga” para não dizer analfabeta, uma saúde publica literalmente na zona vermelha, o governo atual entupido de escândalos, um pais de impunidade e desigualdade, um pais onde se cobra as maiores taxas de juros do mundo,dinheiro não falta não é? E essa copa foi uma das que mais se gastou se comparando com as ultimas copas, é bom lembrar que estamos no Brasil, “superfaturamento”? Isso aqui é normal!


As reclamações são mais do que justas pelos brasileiros, por que não cuidaram primeiro dos problemas sócias do país? Pelo menos minimizar a revolta do brasileiro! Porem toda via, a copa esta ai e vai acontecer, e nos como bons e sofridos brasileiro que somos vamos pelo menos torcer para que nossa seleção sai vencedora desse mundial, e vamos deixar para se manifestar no dia 05 de Outubro, essa será a hora do brasileiro dar resposta a tudo isso que esta acontecendo como nosso penta campeão, e se Deus quiser hexa!

quarta-feira, junho 11, 2014

CONHEÇA TODA VERDADE DOS ESQUEMAS DE CORRUPÇÃO DOS DEPUTADOS E PREFEITOS PARA SE ELEGER E REELEGER NAS ELEIÇÕES. ABSURDOS!

Quanto custa eleger um candidato na base da desonestidade, da troca de favores?


O Fantástico mostra um retrato contundente da corrupção no Brasil, nas palavras de especialistas. Gente que conhece por dentro as tramoias da política.
Guarde bem este nome: Cândido Peçanha. Um deputado eleito democraticamente que faz tudo pelo poder. “A compra do voto no dia da eleição sai a R$50, o voto”, afirma.
Não tem honra. “Político não tem remorso. Político tem conta bancária”, destaca.
Não sabe o que é ter escrúpulos. “Existem várias formas de desviar dinheiro público”, revela.
Você saberá tudo sobre esse político. Só não vai conseguir ver o rosto, porque Cândido Peçanha não existe na figura de uma pessoa só. Cândido Peçanha é um personagem criado pelo juiz de direito Marlon Reis para o livro "O Nobre Deputado".
“É a representação de parlamentares que existem, que ocupam grande parte das cadeiras parlamentares do Brasil e que precisam deixar de existir”, afirma Marlon Reis, juiz de direito.
Para criar o personagem, o juiz Marlon Reis ouviu histórias reais de mais de 100 pessoas que transitam no mundo político. Entre elas, um ex-deputado federal que vai se candidatar novamente nessas eleições.
“Não precisa fazer muita coisa para ter o voto porque a população não tem força nem segurança para contestar nada”, destaca o ex-deputado.
E dois assessores parlamentares, que o Fantástico ouviu com exclusividade.
Assessor: Durante muito tempo fui militante político, desde cabo eleitoral, assessor, faz tudo.
Fantástico: E fazer tudo era também intermediar algumas coisas, a pedido dos políticos, desonestas?
Assessor: Quando necessário.
Eles revelam o ‘bê-a-bá’ da corrupção. Tudo com garantia do anonimato.
Fantástico: O senhor decidiu denunciar por quê?
Assessor: Veja bem, se você for no interior, muitas crianças passando fome, casas de taipa, estradas sem asfalto. Isso indigna a gente. Sempre tive consciência disso. Só não podia denunciar. Quem denuncia, morre. Nego mata aí brincando.
Com base nesses depoimentos, o juiz, que foi um dos principais defensores da “Lei da Ficha Limpa”, conseguiu descobrir como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira.
Tudo começa na eleição. E para ganhá-la é preciso ter dinheiro. Muito dinheiro.
“Para ser eleito é preciso pagar, comprar apoio político, e que é essa a base dos gastos de campanha”, afirma Marlon Reis.
Uma gastança que faz do Brasil um recordista mundial: proporcionalmente à riqueza do país, aqui são feitas as campanhas mais caras do planeta.
Nas últimas eleições, em 2012, os gastos ultrapassaram R$ 4,5 bilhões. E tem mais: das cinco maiores doadoras de campanha, três são empreiteiras. Mas também há quem levante dinheiro por baixo dos panos.

“Todos os entrevistados mencionavam sempre que é a agiotagem. O uso da agiotagem como fundo de dinheiro para política, que me surpreendeu”, ressalta o juiz.
Isso significa que candidatos - como o “Cândido Peçanha” - recorrem até a empréstimos ilegais. O pior é que tudo terá que ser pago depois da posse.
Assessor: Ele entra no mandato endividado. Ele precisa do dinheiro.
Fantástico: Mas como ele faz para pegar esse dinheiro e jogar na mão do agiota sem ser notada a falta do dinheiro no cofre?
Assessor: Existem várias maneiras de fazer isso.
Segundo o assessor, um dos alvos é o dinheiro para a educação.
Assessor: O cara saca o dinheiro e entrega para ele. Normal.
Fantástico: Mas não teria que sacar e comprovar onde gastou?
Assessor: Para quem?
Fantástico: Para a Câmara dos Vereadores.
Assessor: Como assim, se os vereadores são cúmplices?
Fantástico: Ou, se for o governador, para a Assembleia Legislativa.
Assessor: Que também é cúmplice.
Fantástico: Mas tem o Tribunal de Contas do Estado.
Assessor: Que também é cúmplice.
Fantástico: O senhor quer dizer que todos são envolvidos?
Assessor: Cúmplices. Todos são. É uma máfia.
Para as empreiteiras, são criadas licitações fraudulentas, obras superfaturadas.
"As empresas, elas não doam. Elas antecipam um dinheiro que será depois obtido e multiplicado por muitas vezes através de contratos dirigidos e direcionados", explica Reis.

Um estudo do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) revelou quanto as 10 maiores doadoras de campanha no Brasil em 2010 lucraram nos dois anos seguintes em contratos com o governo eleito: um valor 20 vezes maior do que foi doado.
“Uma relação de causa e efeito entre o ato de doar e o que pode vir depois, contratos com poder público”, diz Carlos Velloso, ex-presidente do TSE.
Com os agiotas o retorno é mais direto e danoso.
"Aparenta uma doação mas, na verdade, é um empréstimo que será pago a duras penas pela sociedade. Incrível o que eles relatam: 10% a 20% ao mês de juros", detalha Reis.

“O agiota recebe o cheque da conta pública. É um sistema perverso, quem paga é a população, não é o prefeito”, afirma o assessor.
Os moradores de São Pedro da Água Branca, no sul do Maranhão, sentem na pele os efeitos da falcatrua.
“No momento, aqui tá faltando um bocado de coisa. Tá faltando a merenda dos meninos que estão cobrando de nós e não temos”, conta Francisca Isaura Araujo, zeladora de uma escola.

Um levantamento feito por cinco escolas do município de São Pedro da Água Branca revelou que em 2008 houve a maior evasão escolar do estado do Maranhão. Naquele ano de eleições municipais, 35% das crianças abandonaram as salas de aula porque não tinham o que comer na hora do recreio. Ou seja: um terço dos alunos simplesmente deixou de estudar. De acordo com a denúncia do Ministério Público, acatada pela Justiça, o dinheiro que era da merenda escolar, que deveria ser gasto nas cantinas das escolas, foi usado para comprar votos.

“As investigações conseguiram demonstrar que foram feitas diversas transferências bancárias com recursos públicos para conta da campanha”, ressalta a promotora Raquel Chaves Duarte.
O Fantástico foi atrás do ex-prefeito Idelzio Oliveira, o Juca, mas não o encontrou. Ele também não foi encontrado pelo oficial de Justiça que há duas semanas tenta informá-lo da condenação: nove anos e seis meses de cadeia.
“Tem vez que passa semana aqui sem merenda”, revela o estudante Emerson Conceição.
“A gente não estuda direito com fome”, afirma o estudante Artur Coelho.
Como a despesa costuma ser grande, depois de eleito o Cândido Peçanha já pensa nos gastos da próxima eleição.
Fantástico: O que custaria uma reeleição de deputado federal?
Assessor: Acima de R$ 5 milhões.
Uma fortuna que ele começa a levantar com antecedência. Segundo o juiz Marlon Reis, a maior parte do dinheiro desviado sai de emendas parlamentares. É como deputados e vereadores destinam parte do orçamento público para obras indicadas por eles.

"Eles vinculam a destinação da emenda à retenção de uma importante parcela do valor daquela emenda. Uma porcentagem que, segundo todas as minhas fontes, é de no mínimo 20%. E que pode chegar a parcelas bem maiores de 30% e até 50%", explica Reis.
Assessor: Os deputados que eu conheço, todos pegam retorno das suas emendas. Se ele põe R$ 1 milhão, na faixa de uns R$ 300 mil fica para a campanha do deputado.

Segundo o autor do livro, mesmo depois de desfalcada pela parte que vai pro bolso do parlamentar, a verba ainda sofre outras perdas.
"O desvio é feito de duas formas. Uma: o superfaturamento da obra que é apresentada um valor maior do que realmente deveria ter. Ou então com a execução da obra em padrão distinto daquele tecnicamente definido. Além de superfaturar, ainda se constrói abaixo dos requisitos técnicos", observa Reis.
“Muitas vezes isso é disfarçado de obras que parecem legítimas, sem que saibamos como a obra foi feita. Possivelmente com irregularidade e falhas técnicas”, ressalta o procurador geral eleitoral de Santa Catarina André Bertuol.

A rua Angelo Vanelli virou o principal endereço do esquema de corrupção descoberto em Blumenau. Um símbolo da troca de obras de ocasião por votos. A rua foi asfaltada às vésperas da última eleição municipal, sem qualquer planejamento. O asfalto foi literalmente jogado. Uma camada tão fininha que dá até para tirar com a mão. Não resistiu às primeiras chuvas. Foi essa rua que abriu caminho para a investigação do Ministério Público, que levou à cassação de cinco vereadores, um quinto da Câmara Municipal.
O único dos cinco vereadores cassados que o Fantástico conseguiu encontrar estava trabalhando. O ex-vereador Celio Dias voltou a ser guarda municipal, ironicamente um “agente da lei”.
“Acordo de manhã cedo, vou dormir com a cabeça muito tranquila porque sei que não fiz nada de errado e que sou um injustiçado nesse processo”, conta Celio Dias, ex-vereador e guarda municipal.
Quem pode julgar o discurso dos políticos e comparar com a realidade é o eleitor.

“Muitas vezes, o sujeito está reclamando de certos políticos aí, seja no Congresso, seja no Executivo, e eu costumo dizer: ‘Mas ele não está lá de graça não. Fomos nós que os colocamos lá’”, revela Carlos Velloso.
O ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral orienta: “Eleitor, examine a vida pregressa do seu candidato. Tem gente honesta, sim, aí. Agora, tem os aproveitadores. Exatamente esses é que precisam ser banidos da vida pública”.
Aproveitadores como Cândido Peçanha, que graças ao voto consciente pode um dia se tornar apenas um personagem de um livro de ficção.

Fonte:G1/Fantastico